quinta-feira, 5 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 5 de abril


1923: em amistoso no campo da Avenida da Graça, em Salvador, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Vitória. O meia-atacante Coelho marcou o gol tricolor na partida. Esta foi a primeira vez que Fluminense e Vitória se enfrentaram.

1934: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com uma vitória de virada: 6 a 2 sobre o Bangu, campeão do ano anterior. Após terminar a etapa inicial perdendo por 2 a 1, o Fluminense fez um segundo tempo avassalador, virando e ampliando o placar até a goleada. O jogo foi disputado no Estádio de Laranjeiras, com 5.446 pagantes, além dos sócios tricolores. Os gols da bela vitória do Fluminense foram anotados por Tintas (dois), BrantVicentino, Preguinho e Russo.

1936: o nadador do Fluminense João Havelange venceu a prestigiada Travessia de São Paulo, principal prova de natação de longa distância do país. Ele chegou na primeira posição ao fim dos 5.500 metros da prova, disputada braçada a braçada com o atleta local Nelson Reis de Almeida, do Tietê.
João Havelange carregado por torcedores após a vitória.

1942: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 6 a 2 do Bonsucesso, no campo do São Cristóvão, na rua Figueira de Melo. Os gols tricolores foram de Maracaí (cinco) e Carreiro.

1953: em seu jogo de estreia no Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu o Santos por 3 a 2, no Estádio do Maracanã. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Telê (dois) e Simões.

1969: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Olaria, na rua Bariri. Silveira (de falta) e Samarone assinalaram os gols do Fluminense, e Mimi descontou para o Olaria. Com três vitórias e dois empates, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista do título, no épico Fla-Flu de 15 de junho.

1975: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Campo Grande por 4 a 0, gols de Gil, Manfrini (dois) e Kléber. A Máquina Tricolor agora tinha seis vitórias, um empate e uma derrota, e seguia na liderança da competição - o Fluminense terminaria campeão, num triangular contra Vasco e Botafogo (vide 10 e 17 de agosto).

1992: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Bragantino, gols de Paulinho, Bobô e Ézio.

2017: no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, diante de 37.145 presentes (34.017 pagantes) no Maracanã, o Fluminense venceu o Liverpool do Uruguai por 2 a 0, gols de Henrique Dourado e Richarlison. A partida de volta ocorreria cinco semanas depois, no Estádio Centenário de Montevideo (vide 10 de maio).

****

Aniversariante do dia:

Miguel Ângelo da Luz Coelho (1959), treinador de basquete, que trabalhou no Fluminense em 1988, sendo assistente técnico da equipe masculina, campeã carioca daquele ano. Posteriormente, Miguel Ângelo da Luz assumiu o comando técnico da Seleção Brasileira feminina, conquistando o Campeonato Mundial em 1994 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.