1952: na sequência do Campeonato Pan-Americano, no Chile, a Seleção Brasileira venceu o Panamá por 5 a 0, gols de Baltazar, Rodrigues Tatu (dois), Julinho e Pinga. Sob o comando técnico do treinador tricolor Zezé Moreira, a Seleção atuou com três atletas do Fluminense: o goleiro Castilho, o zagueiro Pinheiro e o meia-atacante Didi. Este torneio seria o primeiro conquistado pela Seleção Brasileira fora do território nacional.
1977: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Americano de Campos por 1 a 0, no Estádio do Maracanã, graças a um gol do meio-campista Kléber.
1983: em partida amistosa, o Fluminense venceu o Colatina por 3 a 2, no Estádio Municipal Justiniano de Mello e Silva, na cidade capixaba. Os gols tricolores foram de Jason e Leomir (dois, o último decidindo o jogo, aos 44 do segundo tempo).
1986: diante de 71.042 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Vasco, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. O melhor em campo foi o goleiro tricolor Ricardo Cruz, que garantiu o empate com grandes defesas, impedindo os gols do aniversariante Roberto Dinamite e de um jovem chamado Romário.
1991: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Mineiro. Os gols saíram no segundo tempo: Gérson abriu o placar para os anfitriões, e Bobô empatou para os tricolores. Com campanha de cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas, o Fluminense seguia na briga por uma das vagas na semifinal da competição.
****
Aniversariantes do dia:
Carlos Roberto de Oliveira, o Roberto Dinamite (1954), o futebolista que mais marcou gols contra o time principal do Fluminense na história: 36 ao todo (35 pelo Vasco e 1 pela Portuguesa de São Paulo), entre 1973 e 1992. Curiosamente, o Fluminense venceu todas as decisões contra o Vasco no período, nos Campeonatos Cariocas de 1976 e 1980 e no Campeonato Brasileiro de 1984, as três com Roberto Dinamite passando em branco. Nada que diminua sua impressionante marca, vale dizer.
|
Roberto Dinamite contra Paulo Victor, um duelo que parava o país. |
Rafael Ferreira Francisco, o Toró (1986), meio-campista carioca, revelado pelo Fluminense no início do século XXI. Tido como a maior promessa de sua geração, Toró disputou somente 12 partidas pelo time profissional tricolor. Participou do elenco campeão Carioca e vice-campeão da Copa do Brasil em 2005, ano em que decidiu se transferir para o Flamengo.
|
Toró. |
Luciano Fabián Monzón, o Monzón (1987), lateral-esquerdo argentino, que jogou no Fluminense no primeiro semestre de 2013, tendo atuado em dez partidas com a camisa tricolor. Monzón fez parte da seleção da Argentina que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
|
Monzón. |
Vinícius Silva Soares, o
Tartá (1989), meia-atacante carioca, revelado pelo Fluminense, com 12 gols marcados em 88 jogos pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 2007 e 2011. Foi peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 2010, marcando os gols das importantes vitórias sobre o Vasco (vide
7 de novembro) e o Palmeiras (vide
28 de novembro).
|
Tartá. |
Marcos Felipe de Freitas Monteiro, o
Marcos Felipe (1996), goleiro revelado pelo Fluminense, natural de Serra, no Espírito Santo. Desde 2016, integra o elenco profissional tricolor, já tendo atuado em quatro partidas. Na terceira, contra o Volta Redonda, defendeu um pênalti (vide
18 de fevereiro).
|
Marcos Felipe defendeu um pênalti em sua 3ª partida como profissional. |
PCFilho
Se não me falha a memória, o Fluminense foi também o adversário contra o qual Roberto Dinamite mais perdeu: ele marcava e o Fluminense ganhava.
ResponderExcluirÉ bem provável que seja mesmo. O Vasco sofria com o Fluminense na época dele. Os Cariocas de 1976 e 1980... Os Brasileiros de 1984 e 1988...
ExcluirÉpoca boa. 😂
Um jogo ilustra bem isso. Logo após o Vasco ganhar o Brasileiro de 1974, um Fluminense x Vasco com 70 mil cabeças no Maracanã.
ExcluirO Fluminense abriu 5 a 0, três gols do Gil. Roberto Dinamite fez o gol de honra do Vasco. Hehehe!
08/09/1974 - Fluminense 5 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
ExcluirVide 8 de setembro.
:)