1918: estreando no Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Andarahy, em partida movimentada, no campo do adversário, na rua Prefeito Serzedelo Correia (o mesmo local em que a conquista de 1917 fora confirmada - vide
30 de dezembro). Os gols tricolores foram de
Machado (dois),
Zezé e
Welfare, e os do time anfitrião de
Anacleto,
Décio (de pênalti) e
Waldemar. Era o início da vitoriosa campanha que consagraria o Fluminense como bicampeão do Rio de Janeiro.
1931: em amistoso internacional disputado com numerosa assistência no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o time do porta-aviões inglês HMS Eagle por 5 a 2, após estar perdendo por 1 a 0 e por 2 a 1, graças aos gols de Demósthenes, Waldemar (três) e Fernando Giudicelli (de pênalti). O time do HMS Eagle, campeão das esquadras inglesas, empatara em 2 a 2 com o Boca Juniors, quando o navio estava em Buenos Aires.
|
O porta-aviões inglês HMS Eagle em 1931, quando aportou no Rio de Janeiro. |
1935: em sua segunda partida no Torneio Aberto, o Fluminense ganhou por 8 a 2 do Fluminense de Niterói, em Campos Sales, graças aos gols de Vicentino (dois), Sobral (três, um de pênalti), Russo (dois) e Pirica. O Fluminense seria o campeão do Torneio Aberto, iniciando uma sequência de conquistas que restabeleceria a hegemonia tricolor no futebol carioca, nos anos seguintes.
1940: o Fluminense sagrou-se campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro, disputado em seu Estádio de Laranjeiras. Na primeira rodada, houve empate em 0 a 0 com o Vasco, com o Fluminense se classificando no número de escanteios (2 a 0). Na semifinal, o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, gol do centroavante Mário Milani. Na decisão, houve empate em 0 a 0 com o São Cristóvão, no tempo normal e na prorrogação, com o Fluminense conquistando o título por ter obtido um escanteio no tempo extra. O Torneio Início foi somente o primeiro título tricolor na temporada, em que o Fluminense também conquistaria o Campeonato Carioca.
1946: em amistoso disputado no Estádio da rua Barão Geraldo de Resende, em Campinas, o Fluminense ganhou por 6 a 3 do Guarani. Os gols tricolores foram de Simões, Pinhegas, Geraldino, Juvenal, Orlando Pingo de Ouro e Pascoal. O Fluminense começava um ano vitorioso, em que voltaria a conquistar o Campeonato Carioca.
1955: em sua estreia no Torneio Rio-São Paulo, diante de 38.551 presentes (31.260 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo, então bicampeão carioca, por 3 a 1, de virada. Os rubro-negros abriram o placar com Henrique (aos 20 do primeiro tempo), mas os tricolores reagiram com gols de Waldo (aos 37), Róbson (aos 23 do segundo tempo) e Escurinho (aos 35). Esta foi a quarta partida seguida sem derrota no duelo com o Flamengo (duas vitórias e dois empates).
1956: em jogo amistoso disputado no Estádio Nacional do Peru, em Lima, o Fluminense goleou o Combinado Alianza-Universitário por 6 a 1, com cinco gols de Waldo e um de Converti.
1957: em partida amistosa, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Campos Atlético Associação, gols de Waldo (dois), Jair Francisco, Telê e Róbson.
1960: em sua penúltima partida no Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu o Santos por 4 a 2, diante de 43.149 pagantes no Maracanã. Os gols tricolores foram de Edmílson (de falta), Wilson Bauru, Escurinho e Getúlio (contra). Com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense estava na liderança da competição - três dias depois, venceria o Palmeiras para se sagrar campeão (vide 17 de abril).
1973: na sequência do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Bonsucesso, no Maracanã. Com três vitórias, três empates e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do Campeonato, em decisão contra o Flamengo (vide
22 de agosto).
1976: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Cristóvão. Os gols da vitória da Máquina Tricolor foram de
Carlos Alberto Torres (de pênalti) e
Rivellino (de falta). Com cinco vitórias, um empate e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro, em decisão contra o Vasco (vide
3 de outubro).
1985: o Fluminense se despediu do Campeonato Brasileiro com vitória: 2 a 1 sobre o Bahia, perante 31.184 pagantes no Maracanã. Os dois gols tricolores foram do centroavante Washington. Mesmo tendo campanha geral melhor que a do Coritiba (7 vitórias, 7 empates e 6 derrotas), o Fluminense não se classificou para a fase seguinte, por obra de um regulamento esdrúxulo. A glória tricolor naquela temporada seria o tricampeonato Carioca, no segundo semestre.
1988: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o America por 2 a 0, gols de João Santos e Washington.
2002: na última rodada da primeira fase do Torneio Rio-São Paulo, no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o São Caetano, no confronto direto pela vaga na semifinal. O gol tricolor no jogo foi de Magno Alves. Com 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, o Tricolor foi o melhor time do Rio de Janeiro na competição, mas terminou em quinto lugar, perdendo a vaga na fase semifinal para o próprio São Caetano, no critério do número de vitórias.
2004: no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Grêmio. O centroavante Romário marcou os dois gols tricolores na partida. No jogo de volta, o Fluminense seria eliminado da competição, com uma derrota por 4 a 1 em Porto Alegre.
2010: na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Fluminense ganhou por 1 a 0 da Portuguesa, no Canindé, em São Paulo, graças ao gol do centroavante Fred. O jogo de volta do confronto seria na semana seguinte, no Maracanã (vide 22 de abril).
****
Aniversariantes do dia:
Carlos Antônio dos Santos, o Carlos Antônio (1943), goleiro que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1963, sem chegar a atuar em jogo oficial no time titular.
Roberto de Oliveira Santos, o Roberto (1949), goleiro que atuou no Fluminense entre 1968 e 1975, tendo participado da conquista do Campeonato Carioca de 1975. Foi um dos atletas tricolores envolvidos no famoso "troca-troca" orquestrado pelo presidente Francisco Horta, transferindo-se em 1976 para o Flamengo.
PCFilho
O Torneio Início devia ser um barato! Imagino que esse dia 14 de abril de 1940 tenha sido um domingo memorável nas Laranjeiras...
ResponderExcluirSim, foi um domingo, e foi memorável. :)
ExcluirAquele timaço de Romeu Pellicciari não deixou escapar nada!
Excluir1935: Torneio Aberto
Excluir1936: Campeonato Carioca
1937: Bicampeonato Carioca
1938: Torneio Municipal e Tricampeonato Carioca.
1940: Torneio Início e Campeonato Carioca (e liderança do Torneio Rio-SP interrompido).
1941: Torneio Início, Bicampeonato Carioca e Torneio Oscar Cox.
:)
Foi a maior hegemonia de um time na história do futebol carioca.
ExcluirO único outro time que chegou perto de tamanho domínio foi o Expresso do Vasco. Porém, faltou a eles um tri...
ExcluirConcordo. Em termos de distância para os concorrentes contemporâneos, esse supertime do Fluminense é o melhor da história do Rio de Janeiro.
Excluir