1928: em amistoso disputado em São Januário, como parte do Festival da AMEA, o Fluminense derrotou o Vasco por 4 a 2, após estar perdendo por 2 a 0. Os gols da grande virada tricolor foram de Eurico, Ripper, Preguinho e Alfredinho. Na ponta-esquerda, atuou o estrangeiro Henri Daniel Nederveen, em sua única partida no time principal tricolor.
1942: em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Carioca, no campo do Madureira, na rua Conselheiro Galvão, o Fluminense venceu o Bangu por 4 a 3, de virada, após estar perdendo por 3 a 1. Os três gols do Bangu foram de Anito, e os tentos tricolores foram de Maracaí (dois), Spinelli e Tim.
1969: na sequência do Campeonato Carioca, diante de 8.344 pagantes na rua Figueira de Melo, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do São Cristóvão, com três gols do centroavante Flávio. Com quatro vitórias e dois empates, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista do título, no épico Fla-Flu de 15 de junho.
1975: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, perante 87.281 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. Paulinho abriu o placar para os rubro-negros aos 37 da etapa inicial, e Rivellino empatou para os tricolores aos 19 do segundo tempo. A Máquina Tricolor agora tinha sete vitórias, dois empates e uma derrota, e seguia na liderança da competição - o Fluminense terminaria campeão, após triangular contra Vasco e Botafogo (vide 10 e 17 de agosto).
1978: em partida disputada no Mangueirão, em Belém, válida pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Paysandu por 2 a 1, graças aos gols de Geraldão e Luís Carlos.
1980: em jogo disputado no Maracanã, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Sport Recife por 2 a 1, de virada, graças aos gols de Tulica e Robertinho, ambos já no segundo tempo.
1981: no jogo de volta das oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro, diante de 64.332 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Vasco, mas não se classificou, porque havia perdido a partida de ida por 2 a 0. Cláudio Adão, Gilcimar e Edinho abriram 3 a 0 no primeiro tempo, placar que classificaria o Fluminense. No entanto, o rival conseguiu reagir na etapa complementar, obtendo a vaga.
1987: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca (Taça Guanabara), perante 61.421 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 3 a 0, gols de Assis (aos 23 minutos da etapa inicial), João Santos (aos 8 do segundo tempo) e Washington (aos 32). O Vasco seria o campeão Carioca de 1987, mas não conseguiria vencer o Fluminense nenhuma vez: na Taça Guanabara, vitória tricolor por 3 a 0; na Taça Rio, empate em 0 a 0 (vide 3 de maio); no terceiro turno, vitória tricolor por 2 a 0 (vide 23 de julho).
2008: na semifinal da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Vasco, diante de 49.802 presentes (46.625 pagantes) no Maracanã. Os gols saíram no segundo tempo: Jean marcou para o Vasco aos 13, e Thiago Silva empatou para o Fluminense aos 17. Na definição por pênaltis, o Fluminense converteu suas cinco cobranças, venceu por 5 a 4, e classificou-se à decisão do turno.
****
Aniversariantes do dia:
Carlito Brunelli, o Carlito (1915), ponta-esquerda paulista, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1942. Atuou uma vez no time principal tricolor, em partida do Campeonato Carioca daquele ano (Fluminense 3 x 1 Bangu, em 20 de junho). Jogou também no Corinthians.
Marcelo Magalhães Machado Pereyra, o Marcelinho Machado (1975), jogador de basquete revelado pelo Fluminense, com duas passagens pelo clube (entre 1989 e 1995 e entre 2001 e 2002). Um dos melhores atletas da sua geração, Marcelinho conquistou três medalhas de ouro com a Seleção Brasileira em Jogos Pan-Americanos (1999, 2003 e 2007). É um ídolo do Flamengo, clube que defendeu de 2007 a 2018.
Marcelinho Machado em ação pelo Fluminense, em 2002. |
Leonardo de Oliveira Clemente, o Léo Itaperuna (1989), atacante natural de Itaperuna, com um gol marcado em dez partidas pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 2007 e 2008. Seu gol foi contra o Figueirense, no Campeonato Brasileiro de 2007 (vide 31 de outubro).
Léo Itaperuna. |
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.