1923: em jogo amistoso, disputado no campo da Avenida da Graça, em Salvador, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Clube Bahiano de Tênis, gols de Coelho (de falta) e Zezé. No mesmo dia, o Estádio de Laranjeiras recebeu o Torneio Início do Rio de Janeiro - com o time reserva, o Fluminense foi eliminado já na primeira rodada, perdendo por 1 a 0 para o Villa Isabel, gol de Cyro; o Sport Club Mackenzie foi o campeão, derrotando o Flamengo na decisão.
1973: diante de 53.121 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Vasco, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente do clube
Francisco Laport, que falecera no dia 4. Com duas vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do Campeonato, em decisão contra o Flamengo (vide
22 de agosto).
1990: perante 53.464 pagantes no Estádio do Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Flamengo, gol de Donizete Oliveira, logo aos sete minutos do primeiro tempo.
2007: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Boavista por 4 a 3, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Cícero, Luiz Alberto, Rafael Moura e Carlos Alberto. Aos 36 do segundo tempo, quando o Fluminense vencia por 4 a 2, o goleiro tricolor Fernando Henrique cometeu um pênalti e foi expulso. Como o Fluminense não tinha mais substituições disponíveis, o meia Cícero vestiu as luvas e foi improvisado para o gol. Ele não conseguiu defender a cobrança de Anselmo, que descontou aos 39. O Boavista ainda teve uma boa chance de empatar nos minutos finais, mas Cícero fez ótima defesa em finalização de Thiaguinho, e garantiu a vitória tricolor.
|
Foto: o meia Cícero salva o Fluminense, atuando improvisado como goleiro. |
2015: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Madureira, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Os gols da vitória tricolor saíram no segundo tempo: Jean (de cabeça, aos 21 do segundo tempo, em jogada de Vinícius) e Moisés (contra, aos 44, em bola levantada na área por Kenedy).
****
Aniversariantes do dia:
Cilso Tirbino, o Tarzan (1924), goleiro gaúcho, natural de Alegrete, que atuou no Fluminense na temporada de 1948. Ele participou de quatro partidas da vitoriosa campanha tricolor no Torneio Municipal. Ao todo, defendeu a meta tricolor em 14 partidas daquele ano.
|
Os goleiros Castilho e Tarzan, no Estádio de Laranjeiras, em 1948. |
Aguinaldo Luiz Sorato, o Sorato (1969), centroavante paulista, natural de Araras, com 7 gols marcados em 28 partidas pelo Fluminense, na temporada de 2003.
|
Sorato comemora gol pelo Fluminense, no Maracanã, em 2003. |
Paulo Roberto Pereira Gomes, o Paulo Roberto (1977), lateral-esquerdo tocantinense, natural de Miracema do Norte, que jogou 14 partidas pelo Fluminense em 1999, ano em que participou da conquista da Série C do Campeonato Brasileiro.
PCFilho
Sorato foi o herói do título do Vasco no Campeonato Brasileiro de 1989.
ResponderExcluirIsso mesmo.
ExcluirEle vestiu a camisa de cinco clubes grandes brasileiros: Vasco, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense.
ExcluirSim, Sorato rodou bem pelos clubes brasileiros.
ExcluirAtualmente, está tentando ter uma carreira de treinador. Em 2017, estava no comando técnico do Estrela do Norte, do Espírito Santo.