1917: em amistoso disputado no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 2 a 0 do America, gols de Celso e Moraes. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Boqueirão do Passeio. Começava oficialmente neste dia a primeira de três temporadas épicas, que trariam um espetacular tricampeonato para o Fluminense.
1928: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no campo da rua General Severiano, o Fluminense derrotou o Botafogo por 3 a 1, perante numerosa assistência. O Fluminense marcou com Preguinho, Alfredinho e Lagarto, e o Botafogo descontou com Ariza.
1950: na sequência da excursão pela América do Sul, o Fluminense ganhou por 6 a 4 do Barcelona de Guayaquil, no Estádio George Capwell, graças aos gols de Didi (três), Waldir, Carlyle e Tite. Esta foi a primeira de três partidas do Fluminense no Equador.
1956: exatos seis anos após o primeiro duelo contra o Barcelona de Guayaquil, o Fluminense voltou a vencer o adversário equatoriano, novamente no Estádio George Capwell. O placar foi de 5 a 1, com gols de Alecir (dois), Jair Francisco, Clóvis e Waldo.
1971: na sequência do primeiro turno da fase final do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Bangu, no Maracanã. Os gols da vitória tricolor foram de Lula, Flávio e Ivair. Com campanha acumulada de quatro vitórias, quatro empates e uma derrota, o Fluminense perseguia à distância o líder Botafogo, que tinha sete vitórias e um empate. A perseguição continuaria até os 43 minutos do segundo tempo da rodada final, quando Lula marcaria o gol do título tricolor (vide 27 de junho).
1978: em amistoso disputado diante de uma multidão no Estádio Municipal de Lagos, o Fluminense derrotou a Seleção da Nigéria por 3 a 1, graças aos gols de Marinho Chagas (dois) e Gílson Gênio. O craque brasileiro Pelé atuou durante 35 minutos desta partida pela Seleção da Nigéria. Quatro dias depois, em novo jogo na Nigéria, o Rei do Futebol enfim vestiria a camisa que faltava em sua gloriosa carreira (vide 26 de abril).
1979: diante de 138.557 pagantes no Estádio do Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Luiz Fumanchu foi o autor do gol tricolor no clássico.
1993: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Jair Bittencourt, em Itaperuna, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Itaperuna, gols de Macalé e Ézio.
1995: na sequência do octogonal final do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Entrerriense por 4 a 1, graças aos gols de Rogerinho, Paulo Paiva, Anderson e Luís Antônio. Agora com três vitórias, um empate e uma derrota, o Fluminense somava 10 pontos, continuando na perseguição aos líderes Botafogo (que perderia para o Vasco e continuaria com 13) e Flamengo (que empataria com o Volta Redonda e chegaria aos 11). Na rodada seguinte, Fluminense e Flamengo fariam um clássico sensacional (vide 30 de abril). O título tricolor seria conquistado em outro Fla-Flu épico (vide 25 de junho).
2006: na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense conseguiu sua segunda vitória: 1 a 0 sobre o Goiás, no Maracanã, gol do meia sérvio Dejan Petkovic, cobrando pênalti.
2009: na partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Águia de Marabá, no Maracanã, graças aos gols de Maicon (dois) e Eduardo Ratinho, todos no segundo tempo. Como o jogo de ida fora uma derrota por 2 a 1, a vitória classificou o Fluminense à etapa seguinte da competição, com o placar agregado de 4 a 2. O adversário seria o Goiás (vide 30 de abril e 7 de maio).
2010: no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense derrotou a Portuguesa de São Paulo por 3 a 2, graças a três gols do centroavante Fred, classificando-se assim à etapa seguinte da competição (na partida de ida, o Fluminense também vencera, por 1 a 0 - vide 14 de abril). O próximo adversário tricolor seria o Grêmio.
2017: no jogo único da semifinal do Campeonato Carioca, diante de 23.564 presentes (20.092 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Vasco, gols de Richarlison, Wellington Silva (de letra) e Léo Pelé, classificando-se assim para a decisão da competição.
2018: em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense obteve uma vitória heroica sobre o Cruzeiro, no Estádio do Maracanã. Jogando com um homem a menos a partir dos 15 minutos do primeiro tempo, devido à expulsão de Gilberto, o Fluminense marcou o gol da vitória aos 4 da etapa final, com Pedro, de cabeça. Com uma atuação hercúlea, o time tricolor conseguiu segurar a vitória até o fim - com direito a uma defesa milagrosa do goleiro Júlio César nos minutos derradeiros. Nelson Rodrigues escreveria que "do goleiro ao ponta-esquerda, todos, todos mostraram uma alma, uma paixão, um ímpeto inexcedíveis".
****
Aniversariantes do dia:
Nelson Monteiro de Souza (1904), atleta e diretor de basquete do Fluminense. Foi campeão carioca de basquete em 1926, 1927 e 1931. Integrou a Seleção Brasileira de basquete que competiu nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936 (em que foi também o médico e o chefe da delegação do Brasil).
Jorge da Silva Pereira, o Jeremias (1949), centroavante natural de Niterói, que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1971 e 1973, tendo marcado 6 gols em 35 jogos com a camisa tricolor. Participou das conquistas do Torneio de Verão e do Campeonato Carioca em 1973 (seu apelido foi uma homenagem ao governador do Rio de Janeiro Geremias de Mattos Fontes).
Jeremias. |
Wellington Pereira do Nascimento, o Wellington Paulista (1983), centroavante natural de São Paulo, que atuou no Fluminense no segundo semestre de 2015, tendo marcado 1 gol em 17 partidas com a camisa tricolor.
Wellington Paulista. |
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.