segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fluminense rumo ao tri


Meus dezessete leitores fiéis sabem que sou um eterno otimista. Não me canso de escrever aqui que, no dia seis de dezembro, estarei na arquibancada do Estádio Couto Pereira, em Curitiba, celebrando o tricampeonato brasileiro do Fluminense. Não confio nos "administradores" do clube, mas confio em Carlos Alberto Parreira. O pé-de-uva é uma espécie de Midas do futebol brasileiro, sendo campeão por onde passa. Apesar do início turbulento, continuo acreditando que a taça de 2009 virá fazer companhia às de 1970 e 1984, na abarrotada sala de troféus de Laranjeiras. Tenho um certeza profética: Mickey e Romerito terão companhia na nossa galeria de heróis em Álvaro Chaves.

Porém, se engana quem acha que esse é o único tricampeonato em disputa para o Fluminense esse ano. Em 2007 e 2008, o Globoesporte realizou uma interessante contagem de erros de arbitragem durante o Campeonato Brasileiro. Nesse bizarro exercício de imaginação, os jornalistas do site levaram em conta os erros claros de arbitragem, somando todos os pontos que cada time perdeu ou ganhou graças às marcações equivocadas dos juízes.

Em 2007, o Fluminense foi o campeão desse torneio paralelo: tivemos, se não me engano, 10 pontos garfados pelos homens de preto. Com um agravante: se tivesse recebido os pontos na tabela da vida real, teria ficado muito próximo do campeão São Paulo FC. Poderia até ter tirado o caneco do Morumbi. Com a pontuação oficial, terminamos a competição no quarto lugar.

Tomado pela ingenuidade e pela crença na justiça, eu esperava que em 2008 o "campeão paralelo" fosse outro time. Afinal, é muito pouco provável que, dentre 20 equipes, justamente a mesma seja a mais prejudicada durante dois anos seguidos. Mas foi exatamente isso que ocorreu: o Fluminense conquistou o bicampeonato, se não me engano com 14 pontos roubados.

Vale ressaltar que foram dois levantamentos feitos pela imprensa, que tantas vezes maltrata o Tricolor. E mesmo assim fomos considerados os mais prejudicados, nos dois anos.

Bom, ano novo, vida nova. Vem o certame de 2009, e com ele mais uma vez a visão otimista de que tudo será diferente. Em nosso primeiro jogo (Maracanã - Flu 1 x 0 São Paulo), temos um gol mal anulado e um pênalti claro ignorado. Vamos relevar, afinal vencemos o jogo mesmo assim. Na segunda rodada (Arena Barueri - Grêmio Barueri 0 x 0 Flu), temos outro gol mal anulado, de Edcarlos em posição legal. Assim, somamos os primeiros dois pontos no campeonato paralelo. Vem a terceira partida (Maracanã - Flu 1 x 4 Santos), e muitos tricolores reclamam que a expulsão de Dieguinho, quando o jogo ainda estava equilibrado, foi exagerada. Não concordo, pois nosso lateral era o último homem: portanto, não somarei ponto nenhum nesse jogo (vai ter gente discordando de mim nos comentários). Vem ontem o quarto jogo (Aflitos - Náutico 1 x 1 Flu), e o Wilson Luiz Seneme expulsa o Luiz Alberto sem motivo algum, e ainda ignora pênalti escandaloso em Alan. Enquanto isso, os jogadores do Náutico descem o sarrafo impunemente. O pênalti que decidiu o jogo realmente aconteceu, mas o sofrido pelo Alan também. Mais dois pontos no campeonato paralelo, e assumimos a liderança, com quatro. Caminhamos a passos largos para o tri, como os leitores podem ver.

Para encerrar, um pequeno quiz:

1 - Quem expulsou Thiago Silva, aplicando cartão vermelho direto, num lance em que até a falta era discutível, no jogo Fluminense 2 x 3 Internacional (Brasileiro-2006, Maracanã)?

2 - Quem expulsou Luiz Alberto no jogo Fluminense 1 x 3 Cruzeiro (Brasileiro-2008, Maracanã), por uma suposta agressão que nenhuma câmera flagrou e pela qual o jogador foi absolvido pelo STJD? (Detalhe: as câmeras mostram que o árbitro estava de costas para o lance da pretensa agressão.)

3 - Quem expulsou Maicon no jogo Fluminense 1 x 1 Goiás (Brasileiro-2008, Maracanã), por causa de uma bola espirrada que bateu em sua mão?

4 - Quem expulsou Luiz Alberto ontem por motivo desconhecido, e ainda ignorou um pênalti claro sobre Alan?

5 - Quem é o árbitro que já apitou 15 jogos do Fluminense, com apenas 3 vitórias do Tricolor?

Dica: a resposta para as cinco perguntas do quiz é a mesma.

PC

(crédito da imagem e da maioria dos dados: Flusócio)

7 comentários:

  1. Pelo andar da carruagem esse tricampeonato paralelo vai ser nosso!!! Fomos roubados em 3 de 4 jogos, mas só "pontuamos" em 2, já que vencemos o São Paulo mesmo com a roubalheira comendo solta...

    ResponderExcluir
  2. Só sei que torço pro "meu" Fred...rsss e de quebra pro "seu" Flu.
    Inté!

    ResponderExcluir
  3. sempre reparei q os arbitros fazem vista grossa contra agente...

    mas oq podemos fazer ? nd.

    mas nossa diretoria pode... Poderia reclamar, ou sei la mais oq eles podem fazer... mas assim nao da pra continuar

    ST!

    ResponderExcluir
  4. PC isso realmente é um fato que nos assola em quase todos os jogos. E hoje ,por incrível que pareça, alguém resolveu reclamar no FLU: o Parreira. Tomara que surta efeito a sua reclamação porque a situação já não anda das melhores sendo roubados então. E eu discordo da expulsão do Dieguinho :p.

    ST

    ResponderExcluir
  5. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5342364155679085782

    ResponderExcluir
  6. é,ja sabia dessa do bicampeonato dos pontos corridos

    antigamente era "na duvida,marca contra o Fluminense"

    agora ate os lances nao duvidosos (penalti no alan)eles tao marcando mais

    contra tudo e contra todos,assim as vitórias sao muiito mais gostosas

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.