quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O primeiro Fla-Flu


Rio de Janeiro, 7 de julho de 1912.

Em 1911, o Fluminense levantara seu quinto campeonato carioca, vencendo todos os jogos do certame. Infelizmente, a campanha avassaladora despertou vaidades colossais entre os jogadores, e ocorreu então a cisão. Nove dos onze titulares campeões resolveram abandonar o clube, para fundar o departamento de futebol do Clube de Regatas do Flamengo. Apenas dois titulares permaneceram fiéis ao Tricolor: Oswaldo Gomes e James Calvert.

Sobre o episódio, Nelson Rodrigues escreveu, décadas mais tarde: "Eu gostaria de saber que gesto, ou palavra, ou ódio deflagrou a crise. Imagino bate-bocas homicidas. E não sei quantos Tricolores saíram para fundar o Flamengo. Hoje, nos grandes jogos, o Estádio Mário Filho é inundado pela multidão rubro-negra. O Flamengo tornou-se uma força da natureza e, repito, o Flamengo venta, chove, troveja, relampeja. Eis o que eu pergunto: - Os gatos pingados que se reuniram numa salinha imaginavam as potencialidades que estavam liberando? Há um parentesco óbvio entre o Fluminense e o Flamengo. E como este se gerou no ressentimento, eu diria que os dois são os irmãos Karamazov do futebol brasileiro."

Então chegara o dia do primeiro clássico: a clara tarde de 7 de julho de 1912. Todos esperavam um massacre do Flamengo sobre o Fluminense no campo de Laranjeiras. Afinal, era praticamente um duelo dos titulares campeões do ano anterior, contra os seus reservas. À equipe do Flamengo, por todas as razões, se impunha a sua vitória. [4]

As campanhas das equipes também justificavam o favoritismo rubro-negro. O Flamengo aplicara três sonoros banhos de bola: 16 a 2 no Mangueira, 6 a 3 no América e 7 a 4 no Bangu. Perdera apenas para o Paysandu, por 2 a 1. Já o Fluminense tropeçava, ainda golpeado pela cisão: derrotas de 2 a 1 para o Rio Cricket, e 5 a 0 para o Paysandu; uma vitória sobre o São Cristóvão (1 a 0); e um empate com o América (0 a 0).

O jogo começa e, já no primeiro minuto, acontece o momento sublime: Edward Calvert abre o placar para o Fluminense. Era o primeiro gol da história do Fla-Flu, que na época nem se chamava Fla-Flu ainda (o apelido perfeito seria criado pelo jornalista Mário Filho, décadas depois).

Logo em seguida, o Flamengo empatou, deixando o clássico eletrizante. Ali já estava a essência do Fla-Flu, em que cada minuto é melhor que o minuto que passou. E os minutos passavam, passavam, passavam, num ritmo ao mesmo tempo devagar e alucinante, como só acontece nos jogos entre Fluminense e Flamengo.

Aos 17 minutos do segundo tempo, a falta na entrada da área do Flamengo era a chance para o Fluminense. James Calvert, um dos dois heróis que resolveram ficar no Fluminense, cobra sem força, mas o goleiro Baena aceita. Era o primeiro frango homérico do Fla-Flu.

A meia-hora seguinte transcorreu da seguinte maneira: lentamente para os tricolores, rapidamente para os rubro-negros. Cada segundo que se escoava deixava o Fluminense mais perto do épico triunfo, e o Flamengo mais perto da humilhante derrota para os ex-reservas.

O rubro-negro lançou-se todo para a frente e, a dois minutos do fim, conseguiu o milagre do empate. Parecia então definido que o primeiro Fla-Flu de todos os tempos terminaria empatado.

Mas... abençoado seja o Fla-Flu, das emoções modificadas, em que cada minuto fica melhor que o minuto que passou. No último lance do match, acontece o lance que ficará para sempre na história. James Calvert penetra rapidamente pela esquerda, e cruza forte e rasteiro. Bartholomeu aparece na área e fuzila Baena: gol do Fluminense! Era a vitória, a doce e santa vitória! No último minuto, da melhor forma possível, o Fluminense vencia o Flamengo pela primeira vez.

Amigos, aquele foi um dos jogos mais importantes da história do Fluminense. Se o Flamengo tivesse vencido, a rivalidade morreria ali, de estalo. O Rubro-Negro, com os ex-titulares do Fluminense, herdaria as glórias do Tricolor, que seria apenas mais um clube na cidade. Mas o Fluminense venceu, e desde então cada Fla-Flu pára a cidade, o estado, e o país inteiro. A vitória tricolor gravou-se na carne e na alma flamengas. [6]

Os tricolores celebraram o triunfo como se este fosse um campeonato inteiro. Para os flamenguistas, a derrota realmente foi um campeonato inteiro: aqueles dois pontos perdidos lhes custariam o troféu, que foi para o Paysandu.

Eis a escalação de heróis: Laport; Luiz Maia e José Bello; Pernambuco, Mutzembecker e João Leal; Oswaldo Gomes, Bartholomeu, Berhmann, Edward Calvert e James Calvert. Estes onze homens salvaram a história do Fluminense Football Club. Eles obtiveram a vitória que jamais poderá ser vingada.

Desde então, Fluminense e Flamengo quebram lanças em batalhas sensacionais. A cada vez que entram em campo, é como se fosse naquela clara tarde de 7 de julho de 1912.

PC

Ficha técnica: Fluminense 3 x 2 Flamengo.
Campeonato Carioca de 1912.
Data: 07/07/1912.
Local: Laranjeiras.
Fluminense: Laport; Luiz Maia e José Bello; Pernambuco, Mutzembecker e João Leal; Oswaldo Gomes, Bartholomeu, Berhmann, Edward Calvert e James Calvert. Técnico: Charles Williams.
Flamengo: Baena; Píndaro e Nery; Cintra, Gilberto e Galo; Baiano, Arnaldo, Borgerth, Gustavo e Amarante. Técnico: Ground Commitee.
Árbitro: Frank Robinson.
Gols: Edward Calvert, James Calvert e Bartholomeu para o Fluminense; e Arnaldo e Píndaro para o Flamengo.

Ah, O Primeiro Clássico
(crônica de Nelson Rodrigues sobre a partida)

Eu estou imaginando o campo, as duas torcidas e os times. Mas para visualizar a partida temos de inseri-la no velho Rio, o Rio machadiano, o Rio que era uma abundante paisagem de gordas.

Na "belle époque", as mulheres iam para o futebol como se fossem para uma recepção no Itamarati. E elas demaiavam, vejam vocês, ainda tinham ataques. De vez em quando, faço a mim mesmo esta pergunta: - "Há quanto tempo não vejo uma mulher com ataque?" Elas matam e se matam, elas se atiram do sétimo andar, elas devoram um tubo de comprimidos. Mas não têm ataques, nem desmaiam. Ah, naquele tempo era lindo "ser histérica". E no futebol, quando entrava um gol, as mulheres desfaleciam, pareciam morrer em estertores. Os homens achavam sublime.

O primeiro Fla-Flu não era Fla-Flu. Só muito mais tarde é que Mário Filho inventou e promoveu a abreviação. O Flamengo fez tudo, tudo para ganhar este primeiro jogo. Outro dia, conversei com um velho torcedor, mais velho que o século. E ele, falando fino e baixinho (como uma criança que baixa num tenda espírita), contou o que foi o nascimento do maior clássico do futebol brasileiro. O Flamengo era o time campeão do Fluminense, sem Oswaldo Gomes.

Parece que na partida o futebol era um detalhe irrelevante ou mesmo nulo. Os dois times davam a sensação de que jogavam de navalha na liga. E, no entanto, houve um cínico e deslavado milagre: - ninguém saiu de maca, ninguém saiu de rabecão. Mas nunca se vira, em campo de futebol, ferocidade tamanha. E o Fluminense venceu.

Vejam como, histórica e psicologicamente, esse primeiro resultado seria decisivo. Se o FIamengo tivesse ganho, a rivalidade morreria, ali, de estalo. Mas a vitória tricolor gravou-se na carne e na alma flamengas.

E sempre que os dois se encontram, é como se o fizessem pela primeira vez.

Fontes:
[1] Blog Paixão pelo Flu, da amiga Natália.
[3] "Os irmãos Karamazov", de Nelson Rodrigues.
[4] Jornal "O Paiz", de 07/07/1912.
[6] Crônica "Ah, o Primeiro Clássico", de Nelson Rodrigues.

5 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.