sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Proposta de calendário para o futebol brasileiro

Amigos, hoje a CBF anunciou que mudará o calendário do futebol brasileiro a partir de 2011, de modo a se adequar às datas européias. É uma mudança necessária, para evitar que as transferências do meio do ano desfigurem o Campeonato Brasileiro, como acontece atualmente.

Penso sobre esse assunto há muito tempo, e vou resumir aqui as minhas idéias para a reformulação do calendário brasileiro e sul-americano.

Campeonatos Estaduais:
Aconteceriam somente no mês de julho, menores do que são hoje, pelo menos para os clubes grandes. Tomando como exemplo o Rio de Janeiro, não faz sentido Fluminense, Flamengo, Vasco e Botafogo fazerem duzentos jogos contra os pequenos, para no final decidirem o campeonato entre si. Os pequenos que joguem entre si, e depois os 2 melhores jogam um hexagonal final eletrizante com os grandes.
(Observação: para obedecer ao Princípio da Equidade, os quatro pré-classificados para o hexagonal final podem ser determinados pela classificação do ano anterior.)

Campeonato Brasileiro:
Começaria em agosto, e terminaria em maio. A duração maior que a atual se justifica por causa da pausa para o fim de ano, e para haver menos jogos nos meios de semana (talvez nenhum). Há o problema dos jogos em dezembro/janeiro, por causa do calor. Eu amenizaria esse problema deixando os jogos sempre à noite.

Copa do Brasil:
Seria no segundo semestre, e teria a presença de todos os clubes, inclusive os da Libertadores. (Minha maior implicância com o calendário atual é o enfraquecimento da Copa do Brasil)

Copa Sul-Americana:
Seria no primeiro semestre, paralela à Libertadores, para os clubes que não disputam a competição principal.

Copa Libertadores:
Seria do jeito que é hoje, no primeiro semestre. O que eu tentaria mudar é o número de participantes de cada país. Com todo o respeito aos clubes bolivianos, não faz sentido o Real Potosí participar de mais Libertadores que o Fluminense, o Flamengo e o São Paulo. O peso do Brasil é muito maior que o de Bolívia, Venezuela, Equador, Peru, etc. A proporção atual (5 para 3) é injusta.

Há um argumento comercial contrário ao meu calendário: o de que a Conmebol quer ganhar dinheiro o ano todo, e não só no primeiro semestre. Não deixa de ser verdade. Se for o caso, poderiam estender tanto Libertadores quanto Sul-Americana, como fazem na Europa (as competições duram uns 9 meses lá). Haveria interseção com a Copa do Brasil, mas seria possível encaixar, afinal o número de jogos não muda.

Os leitores concordam? Têm outras sugestões? Aguardo suas opiniões nos comentários.

PC

18 comentários:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5367222653294220502

    ResponderExcluir
  2. Excelente post. A Copa Sul-Americana viraria uma Copa da UEFA e a Libertadores, a Liga dos Campeões. Acho que esses dois torneios poderiam ocorrer no primeiro (fase de grupos) e segundo (mata-mata) semestre , assim como são na Europa. Os Estaduais seriam torneios preparatórios, bem curtos. A Copa do Brasil deveria ser encurtada, sendo retirada a fase preliminar. Para os times grandes, o início deveria ser já nas oitavas ou quartas de final.

    A coluna do Renato Zandonaide Prado de hoje foi patética. Ele é uma cadelinha que come nas mãos da poderosa Globo. O cérebro de mamão, claramente mandado pelos seus superiores globais, vomita contra a adequação do calendário. Diz que os jogadores vão sair de qualquer forma. Para mim, a questão principal é a possibilidade de os times se organizarem melhor para essas saídas inevitáveis. Com um calendário iniciando-se em julho, os times vão saber desde já quem sai e quem entra. Assim, fica muito mais fácil planejar. Além disso, não haveria mais saídas no meio do campeonato. O período de transferências seria julho-agosto e janeiro-fevereiro. Ou seja, um jogador vendido em outubro só poderia se transferir no dia 1 de janeiro, assim como ocorre na Europa. O futebol brasileiro precisa urgentemente de mudança.

    Resta saber como que a poderosa Globo, que vai ter um grande prejuízo de publicidade com o fim do modelo atual estúpido do Estadual, vai aceitar tudo isso. A cúpula já mandou os seus peões (Calazans, Renato Zandonaide Prado e os poodles da Sportv) atacar a adequação do calendário. Vai ser uma guerra de desinformação.

    ResponderExcluir
  3. Correção: fase de grupos dos torneios continentais no segundo semestre e mata-mata no primeiro.

    ResponderExcluir
  4. "Renato Zandonaide Prado"

    HAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Pra quem não conhece a história, recomendo que procurem no Google por "Renato Maurício Prado" + Zandonaide.

    Outras palavras-chave que podem ajudar:
    - "Eurico Miranda".
    - "Boca na botija".

    ResponderExcluir
  5. é, a Globo nao vai deixar... até pq, imagina em 2010, 3 meses (ou mais, nao fiz as contas exatas) sem jogo nenhum? hehe

    ResponderExcluir
  6. Assunto importantíssimo e extremamente interessante. Sobre o Estadual acho que poderia começar com uma fase preliminar entre os pequenos para que 4 seguissem para a fase final contra os grandes. Grupo de 8, todos se enfrentam em turno unico, 4 melhor fazem semi finais e finais.
    A Copa do Brasil devia ser aberta para mais do que 64 equipes. Times menores poderiam se eliminar em trocentas fases iniciais e os grandes entrariam mais pra frente. PC, sabia que na FA Cup (Copa da Inglaterra) 762 equipes participam?
    http://en.wikipedia.org/wiki/Fa_cup
    (artigo em inglês). Um país do tamanho da Inglaterra consegue ter 24 divisões no campeonato nacional e 762 times disputando sua copa. O Brasil precisa se espelhar em quem obteve sucesso!
    A Sulamericana e a Libertadores realmente precisam correr ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  7. Fala PC. Tenho algumas idéias a respeito disso e vou fazer um e-mail nos próximos dias sobre o assunto.

    grande abraço,
    bruno vargas.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a todos pelos comentários!

    leohuf, em 2010 seria até bom ficar uns 2 meses sem jogo, por causa da Copa do Mundo.

    Rafael, também acho que a Copa do Brasil deveria ser mais abrangente do que é. Tal qual a FA Cup...

    Bruno, aguardo ansioso seu e-mail! hahahaha seus e-mails são sensacionais...

    ResponderExcluir
  9. eu não gosto muito da data do calendário Europeu... esse negócio de ser campeão do ano 98/99, acho bem estranho. Gosto mais do nosso de janeiro a dezembro, mas como o poder econômico é mais forte... Gostei muito, tem que ser por aí, vc escreveu tudo o que penso sobre os campeonatos e suas tabelas e com certeza conseguiriamos adequar todas as datas mesmo quando coincidicem com a copa do brasil. A Inglaterra tem um monte de liga e tudo da certo... A séculos...

    ResponderExcluir
  10. Qual o Critério utilizado para considerar o Botafogo grande?

    O Hexagonal final deveria ser entre os 3 grandes e mais 3 pequenos como Americano, Botafogo, Bangu, América

    ResponderExcluir
  11. guantys, obrigado pelo seu comentário. Também não gosto dessa história de campeão de 2010/2011, mas não adianta lutar contra o dinheiro...

    Jack, obrigado também pelo comentário. Digamos que estariam garantidos no hexagonal final os times da Primeira Divisão do Brasileiro. :)

    ResponderExcluir
  12. Então nossa temporada acabaria junto com a Européia facilitando ainda mais a saída dos nossos jogadores pro outro lado do Oceano (não concordo)...Estadual é a história do Futebol Brasileiro e apequena-lo seria exterminar nossos Clubes pequenos e entregar ainda mais nossas crianças para inescrupulosos e Clubes Europeus (não concordo)...jogar a Libertadores e a Sul-Americana simultaneamente é algo que já deveria acontecer desde a criação da segunda no início do século (show)...Copa do Brasil deveria contar apenas com quem não joga o Brasileiro, que na minha opinião é estragado pelo novo formato de "chatice" corrida...mas é apenas uma opinião...rs.
    ST.:

    ResponderExcluir
  13. Paulo Martins Tricolor,

    Nossa temporada acabando junto com a européia não facilita nem dificulta as transferências. Elas acontecem, de uma forma ou de outra, simplesmente porque os clubes europeus pagam mais que o brasileiros. Minha proposta é que aconteça sem atrapalhar o nosso Campeonato.

    Sobre os Estaduais, não existe jeito melhor de estrangular nossos clubes pequenos do que manter esta fórmula patética que o Campeonato Carioca adota hoje...

    Sobre a Copa do Brasil, só faz sentido esta competição existir se ela envolver todos os principais clubes brasileiros. Do jeito que é hoje, a Copa do Brasil é um torneio de nível técnico mediano.

    ResponderExcluir
  14. PC, boa a sua proposta. Adicional a sto, a minha sugestão para a Copa do Brasil seria:

    Um torneio com 32 equipes, assim diminuiriamos em 4 rodadas esta, formada da seguinte forma:

    27 campeões estaduais (incluindo DF), representando cada UF;
    1 campeão da série A do ano anterior;
    1 campeão da série B do ano anterior;
    1 campeão da série C do ano anterior;
    1 campeão da série D do ano anterior;
    O atual campeão da Copa dos Campeões (vamos cahamá-la assim|)

    Na 1ª participação, cobnidar-se-ia o atual campeão da Copa do Brasil

    Caso algum time seja detentor de duas (ou mais vagas), chamar-se-ia os próximos mais bem colocados, preservando assim a força daquele estado.

    Abs e Sds Tri.

    ResponderExcluir
  15. PROPOSTA DE CALENDÁRIO E FORMATO DE COMPETIÇÕES PARA O FUTEBOL BRASILEIRO, SUL-AMERICANO E MUNDIAL

    CAMPEONATO BRASILEIRO
    MARÇO A SETEMBRO (30 DATAS)
    SÉRIE A
    Disputada por 16 clubes em turno e returno, classificando do 1° ao 7° para a Copa Libertadores da América, do 8° ao 14° para a Copa Sul-Americana e os dois últimos colocados serão despromovidos para a Série B.
    SÉRIE B
    Disputada por 16 clubes em turno e returno, os dois primeiros colocados serão promovidos à Série A e os dois últimos colocados serão despromovidos para a Série C.
    SÉRIE C
    Disputada por 16 clubes em turno e returno, os dois primeiros colocados serão promovidos à Série B e os três últimos colocados serão despromovidos para a Série D.
    SÉRIE D
    Disputada por 16 clubes em turno e returno, os três primeiros colocados serão promovidos à Série C e os três últimos colocados serão despromovidos para a Série E.
    SÉRIE E
    Disputada por 16 clubes em turno e returno, os três primeiros colocados serão promovidos à Série D e os quatro últimos colocados serão despromovidos para o Campeonato Nacional.
    CAMPEONATO NACIONAL
    MARÇO A NOVEMBRO (46 DATAS)
    Seria disputada por 320 clubes, divididos em 32 grupos de 10 clubes, em quatro turnos, dois de ida e dois de volta. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná teriam dois grupos e os demais estados apenas um grupo. Para a Segunda Fase classifica o campeão de cada grupo, 16 grupos de dois clubes, os vencedores classifica para as oitavas, os vencedores das oitavas se classifica para as quartas, os vencedores das quartas se classifica para as semis e os vencedores das semis farão a final. A partir da 2a fase os jogos serão eliminatórios em ida e volta. Os quatros primeiros são promovidos para a Série E do Campeonato Brasileiro.
    COPA DO BRASIL
    OUTUBRO E NOVEMBRO (15 DATAS)
    Disputada pelos 80 clubes do Campeonato Brasileiro (Séries A, B, C, D e E). Na 1a fase os clubes serão divididos em 16 grupos de 5 clubes (Cada grupo terá um clube de cada Série do Campeonato Brasileiro), disputada em turno único, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). O Campeão é promovido para a Libertadores do ano seguinte.
    COPA DA LIGA
    MARÇO A SETEMBRO (16 DATAS)
    Disputada por 64 clubes das séries A, B, C ,D e E que ficaram fora das Copas Continentais (Libertadores e Sulamericana), na 1a fase os clubes serão divididos em 16 grupos de 4 equipes, disputada em turno e returno, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). O Campeão disputará a Copa Sulamericana do ano seguinte.
    COPA NACIONAL
    MARÇO A SETEMBRO (14 DATAS)
    Disputada pelas 320 equipes do Campeonato Nacional, divididos em 64 grupos de 5 clubes, apenas em jogos de ida. Classificando o campeão de cada grupo para a fase seguinte, que será disputada em jogo único, a partir das oitavas será disputada em jogos de ida e volta, com exceção da final que será em jogo único e em local neutro. O campeão disputará a Supercopa Nacional.
    SUPERCOPA DO BRASIL
    Disputada pelo Campeão da Série A e o Campeão da Copa do Brasil, em jogo único.
    SUPERCOPA DA LIGA
    Disputada pelo Campeão da Série B e o Campeão da Copa da Liga, em jogo único.
    SUPERCOPA NACIONAL
    Disputada pelo Campeão do Campeonato Nacional e o Campeão da Copa Nacional, em março.

    ResponderExcluir
  16. PROPOSTA DE CALENDÁRIO E FORMATO DE COMPETIÇÕES PARA O FUTEBOL BRASILEIRO, SUL-AMERICANO E MUNDIAL

    COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
    MARÇO A OUTUBRO (16 DATAS)
    Disputada por 48 clubes, sendo 8 do Brasil, 8 da Argentina, 4 do Uruguai, 4 do Paraguai, 4 do Equador, 4 da Colômbia, 4 do Chile, 4 da Venezuela, 4 do Peru e 4 da Bolívia. Na 1a fase, em turno e returno, os 48 clubes serão distribuídos em 12 grupos de 4 clubes, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os 8 melhores terceiros lugares para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). Os três primeiros colocados disputarão o Mundial de clubes da FIFA no mês de dezembro.

    COPA SUL-AMERICANA
    MARÇO A OUTUBRO (16 DATAS)
    Disputada por 48 clubes, sendo 8 do Brasil, 8 da Argentina, 4 do Uruguai, 4 do Paraguai, 4 do Equador, 4 da Colômbia, 4 do Chile, 4 da Venezuela, 4 do Peru e 4 da Bolívia. Na 1a fase, em turno e returno, os 48 clubes serão distribuídos em 12 grupos de 4 clubes, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os 8 melhores terceiros lugares para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). O campeão disputará o Mundial de clubes da FIFA no mês de dezembro.

    RECOPA SUL-AMERICANA
    Disputada pelo campeão da Copa Libertadores e pelo campeão da Copa Sul-Americana no mês de março.

    MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA
    DEZEMBRO (5 DATAS)
    Disputado por 16 clubes, sendo 4 da Europa, 4 da América do Sul, 2 da África, 2 da Ásia, 2 da CONCACAF, 1 da Oceania e 1 do país sede. Na 1a fase, os 16 clubes serão distribuídos em 4 grupos de 4 de clubes, classificando apenas o primeiro colocado de cada grupo para as semi-finais, os vencedores das semi-finais fazem a final.

    OBSERVAÇÕES
    - Janeiro : Pré- temporada.
    - Fevereiro: Reservado para as seleções disputarem as Eliminatórias, Copas Continentais ( Copa América, Eurocopa, etc) e Copa do Mundo.
    - Os 400 clubes teriam um calendário de março a novembro, disputariam no mínimo 40 jogos e no máximo 60, excetuando-se os jogos comemorativos de abertura de temporada ( Supercopa do Brasil, Supercopa da Liga, Supercopa Nacional e Recopa Sul-americana).
    - Os 16 Clubes que disputassem e as Copas Continentais (Libertadores e Sul-Americana) fariam no mínimo 40 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 4 pela Copa do Brasil e 6 pela Copa Continental) e no máximo 60 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 14 pela Copa do Brasil e 16 pela Copa Continental).
    - Os 64 Clubes que ficaram fora das Copas Continentais (Libertadores e Sul-Americana) fariam no mínimo 40 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 4 pela Copa do Brasil e 6 pela Copa da Liga) e no máximo 60 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 14 pela Copa do Brasil e 16 pela Copa Liga).
    - Os 320 Clubes que disputassem o Campeonato Nacional fariam no mínimo 40 jogos (36 pelo Campeonato Nacional e 4 pela Copa Nacional) e no máximo 60 jogos (46 pelo Campeonato Nacional e 14 pela Copa Nacional).
    - Dezembro seria disputado o Mundial de Clubes e férias para os jogadores.

    ResponderExcluir
  17. Proposta para o Campeonato Brasileiro.

    Segue a proposta resumida:

    *Série A com 20 clubes e 4 rebaixados.
    *Série B com 24 clubes sendo 4 promovidos e 6 rebaixados.
    *Série C com 80 clubes, com 4 grupos de 20 clubes, sendo 6 promovidos e 16 rebaixados.
    *Série D com 256 clubes, com 16 grupos de 16 clubes, sendo 16 promovidos e 64 rebaixados.
    *Série E com 432 clubes, com 27 grupos de 16 clubes, sendo 64 promovidos e 108 rebaixados.
    *Série F existiria apenas para os estados que ainda houverem clubes suficientes para disputar um campeonato, como exemplo RJ, SP, entre outros

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.