quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Botafogo 106


Rio de Janeiro, 12 de agosto de 1904.

A idéia surgira durante uma aula de matemática, dias antes: "vamos fundar um clube de football". Flávio Ramos e Emanuel Sodré então reuniram os outros meninos numa tarde de sexta-feira, no Largo dos Leões. Todos tinham quatorze ou quinze anos: recém-saídos das fraldas, mas já estavam escrevendo a história. Fundaram o Electro Club, que logo se tornaria Botafogo, por sugestão de dona Chiquitota. Resulta que, de uma simples reunião de adolescentes, nascia um gigante do futebol brasileiro.

O Botafogo tem as suas taças, como qualquer outro grande clube. Mas é engraçado: as maiores glórias alvinegras não são os seus numerosos troféus. Clubes menos tradicionais se gabam: "tenho três ou quatro Brasileiros, tenho a Libertadores, tenho um Mundial". Ao que os botafoguenses respondem: "e daí?".

Já em 1911, o Botafogo mostrava ser diferente dos outros. Durante uma partida naquele ano, Abelardo Delamare deu um tapa na cara de Gabriel de Carvalho, do América. A Liga suspendeu Abelardo. E o que fez o Botafogo? Solidário com seu atleta, abandonou o Campeonato! Ficou de fora até mesmo do ano seguinte, tudo para proteger um dos seus.

Na década de 30, novamente o Botafogo demonstrou sua grandeza. Começava no Brasil o movimento pelo profissionalismo no futebol - isto é, os atletas começavam a receber salários para jogar, deixavam de ter outras profissões. O Botafogo resistiu no amadorismo enquanto foi possível. Os alvinegros preferiam continuar jogando por amor.

Nas décadas de 50 e 60, o Botafogo montou um dos maiores esquadrões da história do futebol. Imaginem Didi, Nilton Santos e Garrincha no mesmo time. Era a única equipe que conseguia rivalizar com o mítico Santos de Pelé. Há glória maior do que isto?

Depois, viriam 21 anos sem títulos. Ano após ano, frustração após frustração, o torcedor do Botafogo seguia fiel ao Botafogo. E acontecia então o inexplicável: a cada ano sem conquista, o Botafogo crescia. O jejum fazia o Botafogo cada vez maior. De modo que, quando Maurício assinalou aquele santo gol em 89, o Botafogo renasceu, mais gigante do que nunca.

Em 95, Túlio, Gonçalves, Wagner e companhia finalmente conquistaram o Brasil. É até hoje o único Campeonato Brasileiro do Botafogo. Mas perguntem a um torcedor alvinegro o que ele acha, e ele responderá: "foi o maior título que um clube jamais conquistou".

Parabéns pelos 106 anos de vida, Glorioso!

PC

6 comentários:

  1. E nesses 106 anos, nada pode ser menor que o Botafogo.

    ResponderExcluir
  2. O Botafogo é um clube de muita tradição. Tem grandes ídolos em sua história. Bem diferente de alguns times "recém-nascidos" nacionalmente que estão aí com 3 libertadores ou muito perto da segunda conquista desse torneio...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Botafogo, 106 anos do menor entre os maiores!

    Time simpático, não faz mal a ninguém, merece os parabéns....

    (eu não ia perder a oportunidade de sacanear, né?, rsrs)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.