quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Santos é o novo campeão


Década de 60, quarta-feira, cidade de Santos. O menino acorda entusiasmado, pois à noite ouviria a epopéia de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. A voz inconfundível do espíquer berraria no rádio: Dorval lança Coutinho, Coutinho para Mengálvio, Mengálvio para Pepe. Passa a Pelé, devolve a Pepe, de novo Pelé, e é gol. Goooooooooooooooooool do Santos! Pelé, Pelé, Pelé, o rei do futebol!

E aquela poesia ecoava na cabeça do menino durante todo o dia. Ele imaginava a jogada inteirinha, cada detalhe, o barulho seco de cada passe, o urro da platéia, o soco de Pelé no ar na comemoração. Na sua mente, o lance se repetia centenas de vezes. No campo, à noite, como num truque de mágica, tudo se materializava, exatamente como o imaginado. E o Santos levantava mais uma Taça Brasil.

2010, quarta-feira, cidade de Santos. O menino acorda entusiasmado, pois à noite ouviria a epopéia de Arouca, Ganso, Robinho, Neymar e André. A moderna transmissão da televisão mostraria cada detalhe, nos replays de câmeras super-lentas. Os tempos são outros: amanhã, o time não será mais o mesmo. Mas o amanhã não importa, se a Copa do Brasil será erguida hoje mesmo.

O menino já viveu sessenta e poucas primaveras, mas ainda sonha igualzinho com o futebol da noite. E como no sonho tudo é possível, Ganso tabela com Pepe, Neymar cruza para Pelé, Coutinho lança André. O Santos parece jogar com vinte e dois, e joga mesmo. Ganso, camisa 10 pendendo sobre os ombros, tem Pelé aconselhando-o a cada segundo. E Ganso ouve Pelé, e Ganso repete Pelé. Os adversários são varridos do seu caminho, por dribles, por passes, por arrancadas fenomenais.

A Copa do Brasil sorri com seu destino. (Nas minhas crônicas, as taças sorriem.) Ela sorri porque vai para onde queria ir. O Santos mereceu muito a conquista. Foi o incontestável melhor time do torneio, e tamanha superioridade só poderia mesmo terminar em título.

O menino deita a cabeça no travesseiro, mas não consegue dormir. Fecha os olhos e vê Dorval, Arouca, Mengálvio, Ganso, Coutinho, Robinho, Pelé, Neymar, Pepe, André. Abre novamente os olhos. Lágrimas escorrem. Sua face tem a expressão de uma profunda nostalgia. Lá fora, na rua, passa um carro com o som alto: agora quem dá bola é o Santos, o Santos é o novo campeão...

PC

4 comentários:

  1. E ai PC.
    Muito bom o texto.......
    O Santos mereceu a conquista, vale ressaltar a garra e a vontade do Vitória que valorizou e muito a conquista santista.
    Agora vamos esperar que esses "meninos" joguem mais bola e falem menos.... respeito ao torcedor, a favor ou contra, sempre é a primeira marca de grandes ídolos.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, grande PC:) Que bom ler uma voz que não é santista que escreve sobre o time sem clubismo ou recalque. Tomara que o Peixe consiga manter a espinha dorsal do time até o ano que vem (ou mesmo melhorar, porque Keirrison é melhor que André, por exemplo):)

    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  3. Vou continuar comendo a minha ração aqui.

    ResponderExcluir
  4. O título foi merecidíssmo. Não há o que dizer.

    Tenho minhas dúvidas se Keirrison é melhor que André...

    O time vai ficar bem enfraquecido com as saídas de André e Robinho, pois perderá o entrosamento dos dois e de cada um deles com o restante da equipe. Se mantiver Neymar, o que é difícil, e Ganso ainda vai ter tempo de se fortalecer pra chegar tinindo na Libertadores do ano que vem. Já o sonhado tetracampeonato brasileiro acho que fica mais distante.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.