segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sobre as entradas gratuitas no Maracanã


Amigos, analisemos os dados de público dos jogos com mando de campo do Fluminense no atual Campeonato Brasileiro:

15/05/2010 - Fluminense 1 x 0 Atlético/GO
Público pagante: 6.318.
Público presente: 9.839.
Gratuidades: 3.521 (35,8%).

26/05/2010 - Fluminense 2 x 1 Flamengo
Público pagante: 14.496.
Público presente: 20.561.
Gratuidades: 6.065 (29,5%).

02/06/2010 - Fluminense 2 x 1 Vitória
Público pagante: 21.220.
Público presente: 26.096.
Gratuidades: 4.876 (18,7%).

15/07/2010 - Fluminense 1 x 1 Grêmio Prudente
Público pagante: 24.335.
Público presente: 29.086.
Gratuidades: 4.751 (16,3%).

22/07/2010 - Fluminense 1 x 0 Cruzeiro
Público pagante: 28.479.
Público presente: 34.535.
Gratuidades: 6.056 (17,5%).

31/07/2010 - Fluminense 3 x 1 Atlético PR
Público pagante: 30.763.
Público presente: 40.005.
Gratuidades: 9.242 (23,1%).

O número de não-pagantes tem sido alvo de muitas críticas de torcedores e jornalistas. Afinal, por que tanta gente entra de graça nos jogos do Fluminense?

Justiça seja feita: a Suderj tem sido transparente no processo, sempre discriminando os números de cada tipo de gratuidade. Por exemplo, no jogo Fluminense x Atlético PR, tivemos 9.242 entradas gratuitas, assim distribuídas:

Público pagante de anuidade
Camarotes: 614.
Cadeiras perpétuas do segundo andar: 239.
Cadeiras perpétuas do sexto andar: 454.

Gratuidades definidas em lei
Idosos maiores de 65 anos: 588.
Portadores de necessidades especiais: 72.

Demais gratuidades
Menores de 12 anos: 4.482.
Cortesias (Ferj, Suderj e Clubes): 2.300.
Tribuna de Honra: 90.
Tribuna Desportiva: 31.
Tribuna de Imprensa: 372.

Os pagantes de anuidade e as gratuidades definidas em lei não podem ter seu acesso restrito, obviamente. Eles respondem, ao todo, por 1967 gratuidades (apenas 21,3% do total). São as "demais gratuidades" que respondem pelo grande número de "penetras" nos jogos do Fluminense, em comparação a outros jogos do Campeonato.

Os menores de 12 anos, que em outros estados pagam ingresso, aqui no Rio de Janeiro são beneficiados por uma lei estadual, que lhes garante a gratuidade (válida apenas para o setor das cadeiras comuns no Maracanã). Em jogos sem torcida adversária, é natural que pais levem seus filhos menores, e isso justifica o elevado número de crianças presentes. Os clubes cariocas perdem receita, mas contra a lei não há como agir.

Portanto, o único número que, a meu ver, merece críticas é o das cortesias (Ferj, Suderj e Clubes). Nesta partida, foram 2.300, número claramente exagerado. Quem no Fluminense recebe essas cortesias? Eu sou sócio, e não tenho direito a elas. Que eu saiba, nem os conselheiros do clube têm (mesmo que tenham, o Fluminense tem menos de 300 conselheiros). Será que há diretores fazendo a alegria de parentes e amigos, às custas das combalidas finanças tricolores? Será que alguns desses ingressos vão parar nas mãos das torcidas organizadas? Será que essas cortesias estão relacionadas aos cambistas que sempre vemos nos arredores do Maracanã?

Deixo no ar uma pergunta, porque não ficou claro para mim nos documentos: o "Passaporte Tricolor" (sócio-torcedor do Fluminense) entra em qual categoria do borderô da Suderj? Não é no "pagante de anuidade", porque arquibancadas não entraram na contagem. Acredito que entre como público pagante, nesse caso não contando como gratuidade. Mas não tenho certeza.

Para finalizar, uma continha rápida: 2300 ingressos, se fossem vendidos a 20 reais, nos 19 jogos do Campeonato, resultariam em uma renda extra de R$ 874.000,00. Dinheiro que o Fluminense deixa de receber. Para quem deve pra lá de 300 milhões, não deve fazer falta, né?

PC

16 comentários:

  1. PC,

    fui às Laranjeiras tentar ingresso para o jogo contra o Botafogo no Engenhão. Não tinha ingresso no clube, mas tinha ingresso nas mãos de cambistas em frente à sede do clube. Isto responde à sua dúvida?

    Abraço e ST´s.

    Mateus

    ResponderExcluir
  2. Belo post, PC. Muita gente entrando de graça enquanto eu gasto meu dinheiro... É tenso!

    ResponderExcluir
  3. Acho que é um pouco de tudo.
    Diretores fazendo a festa de conhecidos e incrementando sua renda com cambismo.

    ResponderExcluir
  4. PC,

    senão me engano, na primeira vez que fizeram o Passaporte Tricolor, os ingressos do mesmo entravam como não pagantes, mas não sei se ainda é assim.

    E concordo um pouco com o Ramón, é um pouco de cada.

    []'s

    ResponderExcluir
  5. Ainda tem a SUDERJ, qua quando é processada oferece ingressos como forma de acordo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, PC. Sábado eu estava na fila e fui abordado por um homem com camisa do Fluminense vendendo ingressos pras cadeiras. Haviam 2 ingressos sobrando, e segundo ele eram "cortesias da FERJ". E ele nem sabia o preço dos ingressos! Realmente, nem deve ser frequentador do Maraca...

    ResponderExcluir
  8. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Segunda, 02 Agosto 2010 19:35 Diego Haz
    Se fossem cobrados os 2300 ingressos, desses, provavelmente nem 10% iriam. Portanto, essa conta de R$ 874.000,00 não é tão simples assim.

    ST

    2 Segunda, 02 Agosto 2010 23:14 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Diego Haz, se eles iriam ou não, não temos como saber. O fato é que eles foram, e não pagaram. E assim o dinheiro deixou de entrar na bilheteria.

    3 Terça, 03 Agosto 2010 08:47 Leandro Monteiro Ottoni Trindade
    Ótima matéria PC!!!

    E a farra dos ingressos continua...

    ResponderExcluir
  9. 4 Terça, 03 Agosto 2010 09:50 Marco Aquino
    Vou comentar duas coisas, sendo uma polêmica (eu acho).


    Acho muito inteligente não cobrar ingressos de menores de 12 anos. É uma forma de motivar as crianças a irem ao estádio, e elas serão vocês amanhã. E eu depois de amanhã.


    Não tenho nada contra cambistas em qualquer esfera, desde que seja uma atividade de risco.

    Me explico:

    Se eu acredito que jogo X ou espetáculo Y vai ter uma demanda maior do que a oferta, eu compro 10 ingressos na expectativa de vender por um preço maior.

    Mas se a minha expectativa não se confirmar, eu fico com o prejuízo.

    O problema aqui é que ninguém fica com o prejuízo, ou melhor dizendo, somente o público ou o clube ficam com o prejuízo.

    Se não acabar com os esquemas e falcatruas, prender meia dúzia de cambistas não vai adiantar nada.

    5 Terça, 03 Agosto 2010 11:13 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Aquino,

    Teu primeiro ponto faz bastante sentido. Não cobrar ingressos de menores de 12 anos pode ser mesmo inteligente. Além de acostumar as crianças ao estádio, ainda pode trazer junto com elas os pais, que talvez não iriam ao jogo sem elas.

    Quanto ao segundo ponto, o dos cambistas, aí é polêmico mesmo. Como aqui no Brasil impera a bagunça, eu prefiro que seja totalmente proibido. E que a proibição seja colocada em prática, o que não é feito hoje.

    ResponderExcluir
  10. 6 Terça, 03 Agosto 2010 12:06 Marco Aurélio Mendonça
    Senhores,
    estas cortesias são destinadas - em sua maioria - a pessoas que podem pagar o ingresso. Servem para beneficiar prefeitos, políticos, funcionários da CEDAE, etc.
    Tenho acesso à Tribuna de Honra, mas PREFIRO ir para a arquibancada e/ou cadeira azul com o meu filho de oito anos. Faço questão de pagar os ingressos (meu filho paga meia).
    No entanto, acho que este problema de ingressos é exógeno à nossa pouco competente diretoria. Mais grave que isso, com certeza, é a concessão de ingressos às "torcidas organizadas" (sic), cujas fileiras incluem gente muito mal educada e alguns bandidos.
    É por essas e outras que tenho cada vez menos vontade de voltar ao Maracanã. Estive no último jogo e assisti a cenas grotescas. Tive que explicar ao meu filho que não é só a torcida do "fra" que possui gente mal educada.

    7 Terça, 03 Agosto 2010 18:19 Athos
    Aquino, meu caro

    Levar jovens ao Maraca é realmente inteligente... geralmente são as primeiras impressões no estádio, uma vitória, uma emoção acachapante que conquista um jovem torcedor.
    Agora... a idéia dos cambistas é a mais pura falta de senso.
    Concordemos que os ingressos para um espetáculo, seja ele muito procurado ou não, devem ser vendidos em local autorizado com preço tabelado, certo? Ir nesse local autorizado, comprar mais ingressos do que precisa com a idéia de revendê-lo no intuito de auferir lucros é uma baita de uma sacanagem até porque alguém que tentou comprar "legalmente" não conseguiu já que alguns extras estavam com você ou mais alguns e aí explorar o desejo (e/ou desespero) de alguns para conseguirem assistir ao espetáculo é (enfim) crime e deve receber multa ou cadeia!
    Me admira um torcedor tricolor que comeu o pão que o diabo amassou para conseguir entrar no Maraca na final da Libertadores me dizer uma asneira dessas.
    Ou compraram pra você ou você não foi ou tem esquema pra conseguir ingresso e por isso vem com essa defesa estapafúrdia dos cambista.
    Faça-me o favor.

    ResponderExcluir
  11. 8 Terça, 03 Agosto 2010 20:53 Marco Aquino
    Caro Athos,
    Antes de qualquer coisa, te peço que se furte de agressões verbais gratuitas.

    Não sou asno (acabei de olhar no espelho e as minhas orelhas são humanas, provavelmente como as suas) e você não me conhece, para poder fazer qualquer tipo de insinuação de esquema para conseguir ingresso.

    O meu “esquema” é disponível para todos. Atualmente sócio do clube e em 2008 passaporte tricolor.

    Mas vamos aos cambistas, e inicialmente te peço que releia o que eu escrevi, principalmente a parte “desde que seja uma atividade de risco”.

    E para que fique bem claro, vou te dar um exemplo concreto de como isso funciona no mundo:

    Tente comprar um ingresso no site do Red Sox (http://boston.redsox.mlb.com) para o jogo de amanhã.
    Você verá que a maior parte dos ingressos está esgotada

    E veja no site Top Online Tickets (http://toponlinetickets.com), com ingressos para vários locais no estádio, inclusive naqueles já esgotados no site oficial.

    E você verá também que no site não oficial custa no mínimo US$5 mais caro.

    E neste site você encontra ingressos para qualquer espetáculo que você possa imaginar – esportes, concertos, teatro, Broadway - e por aí vai.

    A diferença, caro Athos, é que as regras lá são claras e de conhecimento público.

    Não é como aqui, que os ingressos “surgem” nas mãos dos cambistas.

    Mais um exemplo:

    Em 1980, eu acho, o mega especulador Naji Nahas comprou enormes quantidades de prata no mercado norte americano, o preço da prata subiu, ele ganhou milhões de dólares e foi processado pelo governo dos EUA sob a alegação de elevação artificial do valor da prata e eu não sei o resultado deste processo, mas acho que o Naji Nahas foi inocentado. Mas não foi feito somente um TAC.

    Importante, Naji Nahas não precisa de nem um grama de prata.

    Finalizando. Eu entendo que um ingresso de futebol e prata são as mesmas coisas, desde que com regras claras e com oportunidades iguais de compra entre eu e o cambista, mesmo que este seja o Naji Nahas.

    9 Quarta, 04 Agosto 2010 08:21 AntonioC
    Aquino,

    Parabéns pelos comentários, pautados pela educação, mesmo sendo desrespeitado em outro comentário.

    Me admira o comentário questinonando sua posição, dizendo "Me admira um torcedor tricolor...", devo dizer o mesmo me admira um torcedor tricolor mal educado !

    Mas como disse o Marco Aurélio, temos esses mal educados no meio da nossa maioria educada.

    ResponderExcluir
  12. 10 Quarta, 04 Agosto 2010 10:40 Hermann Krug

    Têm que haver a divulgação,explicitação, da numeração dos ingressos que são distribuídos como cortesia, caso alguém compre algum ingresso na mão de cambistas e este constar na lista de ingressos de cortesia, isso caracteriza um esquema com cambistas. Correto?

    Será que conseguiremos que nos mostrem a numeração dos ingressos de cortesia?

    11 Quarta, 04 Agosto 2010 17:00 Ian
    Desculpem trazer uma discussão que não tem a ver com o tópico, mas não discutiremos a negociação do Alan?!

    O garoto é muito mais jogador do que o Maicon (do qual muitos sentem falta), ainda está em processo de evolução e evoluindo bem, diga-se de passagem...

    E o Flu faz uma "contra-proposta" de R$ 30 mil para "tentar" segurá-lo...

    Se o Emerson se contundir ou for suspenso, teremos um ataque com Xitão e Fred (se este não estiver no D.M.)? Já imaginaram o Flu numa partida decisiva fora de casa com Xitão e Rodriguinho sendo os responsáveis pela vitória - e sem opções no banco para o ataque nessa hipotética partida?

    Uma covardia o que estão fazendo com o Alan. Nos ajudou muito no ano passado, veio nos ajudando nesse ano. E qual a recompensa? Uma aumento para R$ 30 mil mensais, enquanto o Emerson veio por R$ 300 mil e o Xitão por sei lá quanto...

    Diretoria ridícula!

    S.T.

    ResponderExcluir
  13. 12 Quarta, 04 Agosto 2010 19:47 Carlos Clark
    Tou com o Aquino.
    Cambistas já me salvaram. Na inauguração do Engenhão, por exemplo.
    São uma instituição mundial. Ou algum ingênuo aqui acha que na Copa do Mundo eles não existem?

    Inclusive, nos EUA, a participação de cambistas no evento é regulamentada.
    Se seguidas as regras, eles podem explorar a necessidade alheia à vontade.

    O negócio REALMENTE é o esquema.
    De como os ingressos foram parar na mão dos caras.

    O resto, apenas um problema de oferta e demanda.

    ResponderExcluir
  14. 13 Quinta, 05 Agosto 2010 14:18 Cintra
    Paulo Cezar,

    Eu sou um exemplo de pessoa que recebe cortesia para os jogos do Fluminense no Maracanã. Aliás, essa é uma prática normal para um clube que "deve" muito a diversas organizações que tanto investem no futebol. Diretores, filhos de diretores, amigos de filhos de diretores, noras e genros de diretores, enfim, todas as pessoas ligadas de alguma forma à cúpula do poder da Suderj, Ferj, Governo do Estado, Fluminense, Unimed, TV Globo, Clube dos Treze, CBF, Petrobras, Lula, Papa, etc etc recebem gratuidade para torcer pelo Flu no Maracanã. São parcerias que acontecem no mundo do futebol. Ou você acha que na Copa do Mundo, a Hyundai, Sony, Visa, Emirates, Adidas e centenas de outras empresas não tirarão uma casquinha saborosa na questão de gratuidade dos jogos?! Bem vindo ao submundo do futebol mundial =)

    14 Quinta, 05 Agosto 2010 14:51 Leonardo
    Acho q esse problema de cambista, infelizmente sempre existiu, acontece em diversos lugares do país, e só terá fim o dia q quiserem brigar para q parem com o esquema.

    O q vale é q a torcida do Fluzão tá sempre comparecendo em grande nº, e com os pés no chão e dignidade, o Tri virá!!!

    ResponderExcluir
  15. 15 Quinta, 05 Agosto 2010 20:30 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Cintra,

    Entendo que patrocinadores, credores, organizadores e outros tenham direito a cortesias.

    O que não entendo é por que em outros estádios do Brasil o número de gratuidades é tão menor que nos jogos do Fluminense...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.