sábado, 7 de dezembro de 2013

O Fluminense é um chato


Neste domingo, roeremos nossas unhas durante quase duas horas. É a última rodada do Campeonato Brasileiro, e se não bastasse o sofrimento do próprio jogo do Fluminense contra o Bahia, os tricolores precisam olhar também outros dois jogos, o Atlético Paranaense x Vasco em Joinville, e o São Paulo x Coritiba em Itu. Nem quero imaginar o drama que será.

Claro, um rebaixamento é muito ruim para um clube. Significa a perda não apenas do ano atual, como também do ano seguinte, a ser desperdiçado numa Série B ainda tecnicamente muito fraca. Então, por mais que saibamos que o Fluminense seguiu à risca a cartilha para cair, torceremos com todas as forças para que a queda não se concretize.

No domingo passado, com todos os resultados contra nós, cheguei a assimilar o rebaixamento como uma tragédia inevitável. Mas a semana passou e, claro, aflorou em mim aquele sentimento de que para o Fluminense o impossível não existe. Depois da Arrancada de 2009 - o maior milagre esportivo de toda a história - só duvidam do Fluminense os lorpas e os pascácios, como diria Nelson Rodrigues.

Caindo ou não, espero que tenha ficado claro para os torcedores e sócios que o Fluminense não pode continuar como está. O destino do Tricolor é ser perenemente glorioso, e não viver essa montanha-russa de emoções distintas e quedas abruptas de rendimento. Nós, torcedores do maior clube da Terra, fundador da Seleção Brasileira, precisamos reagir. Caindo ou não, repito, precisamos reagir. Estas ridículas patotas que se revezam no poder do Fluminense precisam ser afastadas, o quanto antes.

Se acontecer a tragédia, ouviremos as piadas sobre nossa falsa dívida (o leitor que ainda acha que o Fluminense "deve a Série B" é aconselhado a ler a matéria de hoje do Globoesporte.com), e elas entrarão por um ouvido e sairão pelo outro. Uns e outros vivem arrotando que nunca foram rebaixados, que time grande não cai, como se isto fosse uma imensa glória, maior que a própria conquista de um Campeonato Brasileiro.

A eles, respondo com uma sábia frase: "a maior glória em viver não está em jamais cair, mas em nos levantar cada vez que caímos". Sabem quem é o autor? O fabuloso homem que nos deixou essa semana. Tata Madiba para os seus milhões de íntimos, Nelson Mandela para a história.

E convenhamos: se há um único clube no futebol brasileiro que pode dizer que se levantou após cair, este clube é o Fluminense, que esteve na terceira divisão, e voltou de lá para gloriosamente levantar dois Campeonatos Brasileiros. Como escreveu Henfil em sua charge de dezembro de 1970, o Fluminense é um chato.

É isso. O Fluminense é um chato.

Que João de Deus e todos os demais santos nos ajudem.

PCFilho

6 comentários:

  1. Muito bom, PC! Como sempre, nota 10!

    Amanhã é o dia!

    ST (Sempre!)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Leandro!

    Seu prestígio às minhas postagens é um presente para mim.

    Saudações Tricolores, SEMPRE!
    PC

    ResponderExcluir
  4. PC, a CADA rodada, seja de triunfo ou de dor, eu anseio por entrar neste blog, seja para ver o que a vitória representou, ou como infelizmente se tornou bastante frequente, ouvir aquela palavra de conforto. Pelo amor de Deus, não demore a escrever a resenha amanhã. E que, se Deus (e João de Deus, e Nossa Senhora da Glória e todos os outros santos e não santos) quiser, será uma resenha muito feliz! Mas não demore, por favor!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.