1905: mostrando sua vocação de ajuda à comunidade, o Fluminense promoveu uma partida em benefício do Dispensário São Vicente de Paulo, localizado à rua Pereira da Silva, em Laranjeiras. No amistoso, a "Seleção do Rio" empatou em 3 a 3 com a Seleção de Niterói, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras). Os gols cariocas foram de Edwin Cox, Adolpho Simonsen e Edgard Gulden. Entre os presentes ao jogo, estava o prefeito do Rio de Janeiro, senhor Francisco Pereira Passos. Os dois times foram as primeiras "seleções" a jogar ali, no local onde nove anos depois nasceria a mais famosa das seleções. Apesar de a "Seleção do Rio" ter jogado com camisas azuis, era exatamente o time do Fluminense: Francis Walter; Victor Etchegaray e Jack Robinson; Edgard Gulden, Joaquim Araújo e Clyto Portella; Adolpho Simonsen, Costa Santos, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Félix Frias. Por isso, alguns historiadores consideram este o 29º jogo da história do clube.
1922: no campo da rua Paysandu, a Seleção Carioca empatou em 2 a 2 com a Seleção Baiana, no primeiro jogo do quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Seleções. Os dois gols cariocas foram marcados pelo tricolor Zezé. A Seleção Carioca jogou com: Haroldo (Botafogo); Palamone (Botafogo) e Telefone (Flamengo); Laís (Fluminense), Alfredinho (Botafogo) e Fortes (Fluminense); Leite (Botafogo), Zezé (Fluminense), Nilo (S. C. Brasil), Machado (Fluminense) e Moura Costa (Fluminense).
1944: em jogo do turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 2 do São Cristóvão. Os gols tricolores foram de Magnones (2) e Simões (3), com João Pinto e Alfredo descontando para os visitantes. O goleiro tricolor Batatais defendeu uma cobrança de pênalti no segundo tempo da partida.
1947: em partida amistosa, no Pacaembu, o Fluminense fez uma grande exibição e derrotou o Palmeiras por 5 a 2. Os gols tricolores foram assinalados por Pinhegas (2), Ademir Menezes, Rodrigues Tatu (de falta) e Orlando Pingo de Ouro.
1950: o Fluminense disputou sua primeira partida no Estádio do Maracanã: foi um empate em 0 a 0 com o Olaria, com duração de somente vinte minutos, pelo Torneio Início. Na definição por pênaltis, Amaro converteu as três cobranças do Olaria, e Didi converteu apenas duas para o Fluminense (a rigor, os dois primeiros gols tricolores no Maracanã). Neste dia, o Bangu tornou-se o primeiro clube campeão no Maracanã. No dia 12 de agosto, contra o mesmo Olaria, o Fluminense enfim disputaria sua primeira partida completa no Maior do Mundo.
1952: na primeira partida da final da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes, o Fluminense derrotou o Corinthians por 2 a 0, perante 38.680 pessoas no Maracanã. Orlando Pingo de Ouro abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo, completando de cabeça um cruzamento de Quincas, em cobrança de falta da esquerda. Marinho ampliou o marcador aos 25 minutos do segundo tempo, após receber passe de Orlando Pingo de Ouro e driblar Homero. A segunda partida da decisão, três dias depois, consagraria o Fluminense campeão (confiram aqui, nas efemérides de 2 de agosto!).
1961: perante 53.347 pagantes no Maracanã, o Fluminense estreou com vitória no Campeonato Carioca: 1 a 0 sobre o America, gol de Pinheiro, cobrando pênalti.
1977: no terceiro amistoso da excursão à Europa, o Fluminense goleou o Ajaccio, da França, por 5 a 2, no Stade Ange-Casanova. Os gols tricolores foram marcados por Marinho Chagas, Zezé, Doval, Dirceu Lopes e Kléber.
1986: no primeiro amistoso do giro pela Europa, o Fluminense derrotou o Servette, da Suíça, por 2 a 1, com dois gols do centroavante Washington. O jogo foi realizado no Stade des Charmilles, em Genebra, local onde o craque tricolor Didi marcara um gol na partida Brasil 5 x 0 México, pela Copa do Mundo, em 16/06/1954.
1989: no sexto amistoso na Alemanha Ocidental, o Fluminense obteve a sexta vitória: 9 a 1 sobre o Hünfeld, gols de Rangel, Eduardo Souza, Márcio Luiz, Hélio, Édson Mariano, Gama, Rinaldo, Edgar e Dedei.
****
Aniversariantes do dia:
Carlos Fabián Maldonado Piñeiro, o Maldonado (1963), meio-campista uruguaio naturalizado venezuelano, com 2 gols marcados em 15 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1992.
Wellington Cássio de Lima (1978), lateral-direito que jogou pelo Fluminense em 1998, sendo titular do time que conquistou a Copa Rio de Janeiro. Marcou um gol nas oito partidas que disputou com a camisa tricolor.
PCFilho
Caso ainda haja atualizações, poderia ser incluída a bela vitória por 3 a 1 sobre o Peñarol-URU, pela Copa Sul Americana de 2019.
ResponderExcluir