quinta-feira, 13 de julho de 2017

Ficha Técnica: Fluminense 0 x 1 Botafogo


12/07/2017 - Fluminense 0 x 1 Botafogo - Maracanã (Rio de Janeiro)
Motivo: Campeonato Brasileiro 2017, 13ª rodada.
Público: 14.851 presentes (12.882 pagantes).
Renda: R$ 414.045,00.
Árbitro: Wagner Reway (FIFA/MT).
Auxiliares: Fabio Rodrigo Rubinho (MT) e Marcelo Grando (MT).
Fluminense: Júlio César; Lucas, Reginaldo, Henrique e Mascarenhas (Matheus Alessandro); Jefferson Orejuela, Wendel e Gustavo Scarpa; Richarlison, Pedro (Marquinhos Calazans) e Wellington Silva (Lucas Fernandes). Técnico: Abel Braga.
Botafogo: Jefferson; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes (Fernandes) e João Paulo; Marcos Vinícius (Camilo), Rodrigo Pimpão e Roger Rodrigues (Guilherme). Técnico: Jair Ventura.
Gol: Roger Rodrigues, de cabeça, aos 39 minutos do 1º tempo.
Cartões amarelos: Mascarenhas, Marquinhos Calazans e Henrique (Fluminense); Matheus Fernandes, Victor Luís e Joel Carli (Botafogo).

****

Ao longo da história, em 363 jogos até hoje, houve 135 vitórias do Fluminense, 107 empates e 121 vitórias do Botafogo, 569 gols do Fluminense e 522 gols do Botafogo. A lista com todos os resultados pode ser conferida no meu post História - Fluminense x Botafogo.

****

O retrospecto recente do Fluminense em clássicos contra seus três rivais do Rio de Janeiro é preocupante. Desde 2011, foram 73 clássicos ao todo, com 19 vitórias, 19 empates e 35 derrotas, 82 gols-pró e 98 gols-contra. Por time, as estatísticas estão assim:
- Botafogo: 27 jogos, 8 vitórias, 7 empates e 12 derrotas, 28 gols-pró e 34 gols-contra;
- Flamengo: 25 jogos, 6 vitórias, 7 empates e 12 derrotas, 29 gols-pró e 37 gols-contra;
- Vasco: 21 jogos, 5 vitórias, 5 empates e 11 derrotas, 25 gols-pró e 27 gols-contra.

Vale lembrar que o Fluminense é o clube carioca mais bem-sucedido nacional e internacionalmente nesse período, tendo sido o único time do Rio de Janeiro a conquistar o Campeonato Brasileiro (em 2012). O que tem acontecido nos clássicos, afinal?

****

O meia-atacante Wellington Silva se despede pela segunda vez do Fluminense, pois o Arsenal, da Inglaterra, está recomprando seus direitos, para revendê-lo ao Bordeaux, da França. Ele tem ao todo 10 gols marcados em 67 partidas pelo time profissional tricolor. Que tenha boa sorte na Europa.

****


PCFilho

4 comentários:

  1. Estou impressionado com o nosso mau rendimento em clássicos, como vc bem demonstrou, creio que esta situação tenha se acentuado a partir de 2013, quando o presidente na ocasião começou efetivamente a desmontar o time campeão, chegando ao ponto de ser rebaixado, pelos resultados de campo, um ano após ser campeão, algo inédito na história do futebol.

    ResponderExcluir
  2. apenas uma dúvida: o clube carioca mais bem sucedido internacionalmente, foi por conta do brasileiro de 2012?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o clube com melhores campanhas na Copa Libertadores, tendo sido o único carioca a chegar às quartas-de-final no período.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.