domingo, 8 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 8 de abril


1923: em jogo amistoso, disputado no campo da Avenida da Graça, em Salvador, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Clube Bahiano de Tênis, gols de Coelho (de falta) e Zezé. No mesmo dia, o Estádio de Laranjeiras recebeu o Torneio Início do Rio de Janeiro - com o time reserva, o Fluminense foi eliminado já na primeira rodada, perdendo por 1 a 0 para o Villa Isabel, gol de Cyro; o Sport Club Mackenzie foi o campeão, derrotando o Flamengo na decisão.

1973: diante de 53.121 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Vasco, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente do clube Francisco Laport, que falecera no dia 4. Com duas vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do Campeonato, em decisão contra o Flamengo (vide 22 de agosto).

1990: perante 53.464 pagantes no Estádio do Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Flamengo, gol de Donizete Oliveira, logo aos sete minutos do primeiro tempo.

2007: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Boavista por 4 a 3, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Cícero, Luiz Alberto, Rafael Moura e Carlos Alberto. Aos 36 do segundo tempo, quando o Fluminense vencia por 4 a 2, o goleiro tricolor Fernando Henrique cometeu um pênalti e foi expulso. Como o Fluminense não tinha mais substituições disponíveis, o meia Cícero vestiu as luvas e foi improvisado para o gol. Ele não conseguiu defender a cobrança de Anselmo, que descontou aos 39. O Boavista ainda teve uma boa chance de empatar nos minutos finais, mas Cícero fez ótima defesa em finalização de Thiaguinho, e garantiu a vitória tricolor.
Foto: o meia Cícero salva o Fluminense, atuando improvisado como goleiro.

2015: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Madureira, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Os gols da vitória tricolor saíram no segundo tempo: Jean (de cabeça, aos 21 do segundo tempo, em jogada de Vinícius) e Moisés (contra, aos 44, em bola levantada na área por Kenedy).

****

Aniversariantes do dia:

Cilso Tirbino, o Tarzan (1924), goleiro gaúcho, natural de Alegrete, que atuou no Fluminense na temporada de 1948. Ele participou de quatro partidas da vitoriosa campanha tricolor no Torneio Municipal. Ao todo, defendeu a meta tricolor em 14 partidas daquele ano.
Os goleiros Castilho e Tarzan, no Estádio de Laranjeiras, em 1948.

Aguinaldo Luiz Sorato, o Sorato (1969), centroavante paulista, natural de Araras, com 7 gols marcados em 28 partidas pelo Fluminense, na temporada de 2003.
Sorato comemora gol pelo Fluminense, no Maracanã, em 2003.

Paulo Roberto Pereira Gomes, o Paulo Roberto (1977), lateral-esquerdo tocantinense, natural de Miracema do Norte, que jogou 14 partidas pelo Fluminense em 1999, ano em que participou da conquista da Série C do Campeonato Brasileiro.

PCFilho

4 comentários:

  1. Sorato foi o herói do título do Vasco no Campeonato Brasileiro de 1989.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vestiu a camisa de cinco clubes grandes brasileiros: Vasco, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense.

      Excluir
    2. Sim, Sorato rodou bem pelos clubes brasileiros.

      Atualmente, está tentando ter uma carreira de treinador. Em 2017, estava no comando técnico do Estrela do Norte, do Espírito Santo.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.