sexta-feira, 25 de junho de 2010

0 x 0 em Durban

Foto: Reuters.

Amigos, em futebol qualquer resultado é bom, menos o empate. O empate deprime jogadores, juiz, bandeirinhas e torcedores. O sentimento universal de frustração é trágico. Pior ainda é o empate sem gols: o 0 x 0 nos deixa com a sensação de que a partida nem mesmo aconteceu. Convenhamos: um jogo sem gols não existe, não chegou a existir. O dinheiro dos ingressos deveria ser devolvido. Embora Brasil e Portugal estejam classificados, considero que ambas as equipes saíram derrotadas do Estádio Moses Mabhida.

Houve o fracasso, e resta a pergunta: como explicá-lo? O frio de Durban não era tão intenso quanto o dos dois primeiros jogos, em Johannesburg. E mesmo que fosse, não justificaria o rendimento pífio do escrete brasileiro. Objetar que os portugueses jogaram bem não vale, pois o 0 x 0 compromete também os adversários.

A meu ver, parte da culpa pode ser atribuída às ausências de Kaká, Robinho e Elano. Sem os dois primeiros, o poder de criação da Seleção diminui enormemente. Júlio Baptista, o substituto de Kaká, não esteve bem, porque não conseguiu armar as jogadas de ataque. Nilmar, o substituto de Robinho, mostrou bastante ímpeto, mas também não conseguiu ser efetivo como o titular. Daniel Alves, que entrou no lugar de Elano, foi melhor que Júlio Baptista e Nilmar, sendo o motor brasileiro no meio-campo. Daniel Alves tentava criar tabelas, chutar de fora, lançar para a área. Está mais do que provado que é ele o décimo-segundo titular de Dunga.

O décimo-terceiro titular é Ramires, o menino franzino de Barra do Piraí. Ele só jogou 15 minutos, substituindo Júlio Baptista. Foi o suficiente para melhorar bastante a mobilidade do setor ofensivo. Quase foi premiado com um gol, mas a Jabulani hoje definitivamente não queria entrar.

Portugal também sofreu com os desfalques, especialmente o do experiente Deco, lesionado. Cristiano Ronaldo sozinho não conseguiu se criar sobre a defesa brasileira, que esteve em bom dia (especialmente o capitão Lúcio).

Daqui a pouco conheceremos o adversário de segunda-feira. Pode ser Suíça, Chile, Espanha, ou até mesmo Honduras. Quem quer levantar a Copa não pode escolher adversário. Venha quem vier, aposto minhas fichas no escrete canarinho.

PC

Atuações:
ÓTIMAS: -.
BOAS: Júlio César, Lúcio, Daniel Alves e Ramires.
RAZOÁVEIS: Maicon, Juan, Michel Bastos, Josué, Nilmar, Luís Fabiano, Grafite.
RUINS: Gilberto Silva, Júlio Baptista.
PÉSSIMAS: Felipe Melo.

Um comentário:

  1. Acho que o Nilmar foi bem substituindo o Kaka, já o Julio Baptista foi uma piada e o Daniel estava muito nervoso e não foi muito produtivo.

    Mas o meu destaque foi o Felipe Melo, esse ai estava maluco no jogo, se não saisse por contusão sairia por expulsão.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.