Que Seleção é essa?
Mar del Plata, 10 de junho de 1978.
Amigos, imaginem a seleção francesa jogando de verde e branco. Napoleão Bonaparte, se ainda fosse vivo, não acreditaria. A própria Marselhesa desafinaria diante do ultraje. Mas aconteceu, na batalha França x Hungria.
O normal em uma partida França x Hungria seria: franceses de azul, húngaros de vermelho. Os uniformes brancos sequer seriam cogitados. No entanto, a FIFA pediu à Federação Húngara que levasse as camisas brancas, porque azul e vermelho ficariam muito parecidos na transmissão em preto-e-branco. (Nessa época, ainda existiam televisões em preto-e-branco.) Por outro lado, a Federação Francesa foi orientada a levar suas tradicionais camisas azuis.
Acontece que os franceses estavam chateados com a FIFA. Os conterrâneos de Napoleão puseram a culpa pelas duas derrotas anteriores (para Itália e Argentina) nas arbitragens. E então resolveram protestar: levaram ao Parque Municipal apenas suas camisas brancas, e com elas entraram em campo.
O juiz da partida - o brasileiro Arnaldo César Coelho - advertiu: "a regra é clara: uniforme igual não pode". E assim recusou-se a iniciar a partida, enquanto os franceses não trocassem de camisa. A solução francesa foi utilizar as camisas do Club Atletico Kimberley, um time amador de Mar del Plata, cujos jogadores estavam presentes no estádio. O uniforme possuía listras verticais em verde e branco!
Cabe dizer que a camisa verde e branca deu sorte à França, que venceu o jogo por 3 a 1. Christian Lopez, com um balaço de fora da área, abriu o placar para os "azuis", aos 22 minutos. Aos 37, Marc Berdoll invadiu a área e chutou cruzado para fazer 2 a 0. Quatro minutos depois, reação húngara: após bonita tabelinha na entrada da área, golaço de Sandor Zombori. Mas logo no ataque seguinte, linda triangulação, cruzamento rasteiro da esquerda, e finalização sutil de Dominique Rocheteau: França 3 a 1. No intervalo, o técnico francês pôs um jovem de 22 anos em campo, chamado Michel Platini. E ele quase fez um golaço: acertou a trave em forte chute da entrada da área. Mas Platini só escreveria sua história mesmo nos Mundiais seguintes, em campos espanhóis e mexicanos, devidamente vestido de azul...
PC
Os melhores momentos do jogo:
QUIZ: na história das Copas, quatro outras Seleções também já utilizaram uniformes de clubes. Além do caso da França em 1978, vestindo o uniforme do Kimberley/ARG, aconteceram episódios semelhantes em 1934, 1950, 1958 e 1990. O leitor conhece pelo menos um dos casos? Caso sim, responda nos comentários! :)
em 1934, a Austria usou a camisa do Napoli. (No jogo valendo o 3o ligar, contra a Alemanha.)
ResponderExcluirtwitter: @marcelo_almeida
Marcelo acertou a primeira.
ResponderExcluirA Seleção da Áustria utilizou a camisa do Napoli em 1934, por sugestão dos organizadores, na decisão de terceiro lugar contra a Alemanha. Foi uma sugestão dos organizadores, para atrair mais público para a partida, que foi disputada no Stadio Giorgio Ascarelli, em Nápoles.
costa rica em 90 .camisa la libertad ,time porto riquenho
ResponderExcluir@rafapessanha
Isso Rafa Pessanha, em 1990 a bola da vez foi a Costa Rica, que utilizou uma camisa listrada verticalmente em preto e branco, nos jogos contra Brasil e Suécia.
ResponderExcluirO clube homenageado foi o La Libertad, um dos primeiros clubes da Costa Rica, que completava 75 anos.
O curioso é que a camisa é idêntica à da Juventus, de Turim, cidade onde foi o jogo contra o Brasil. Será que foi um jeito de atrair a simpatia do público?
Provavelmente não, já que o uniforme foi mantido para o jogo contra a Suécia, em Gênova.
***********
Também responderam a essa pergunta, no Twitter, a @juliacscunha e o @Blog_do_RJ. :)
Boa, RJ! Em 1958, a Argentina utilizou o uniforme do Malmö, contra a Alemanha Ocidental.
ResponderExcluirO juiz achou que a camisa alviceleste se confundiria com a camisa branca dos alemães.
seleçao mexicana usou camisa do cruzeiro na copa de 50
ResponderExcluir@rafapessanha
RafaPessanha, tá quase. Que Cruzeiro? hehehehehe!
ResponderExcluirdo rio grande do sul...haha
ResponderExcluirIsso, RafaPessanha.
ResponderExcluirNa Copa de 1950, no jogo Suíça x México, os mexicanos tiveram que trocar as camisas, pois tmabém jogavam de vermelho.
As camisas escolhidas foram as do Cruzeiro de Porto Alegre (o jogo foi no Estádio dos Eucaliptos).
Assim, fechamos o quiz:
ResponderExcluir1934 - Áustria - Napoli.
1950 - México - Cruzeiro de Porto Alegre.
1958 - Argentina - Malmö.
1978 - França - Kimberley.
1990 - Costa Rica - La Libertad (ou seria Juventus? hehehe).
Cara, quando li já tinham respondido tudo. Deixa para o próximo. Você vai pagar o almoço de quem acertou? Eheheh...
ResponderExcluirOuvi falar que ele pagaria ingressos pra todos os jogos do Flu no Brasileiro para quem acertasse.
ResponderExcluirLeandro e Montanha, o prêmio é UMA jujuba pra cada acertador. O escriba tá pobre. hehehe
ResponderExcluirE nem a jujuba esse fanfarrão vai pagar...até hj não recebi a minha por uma colaboração antiiiiga, ele nem deve lembrar mais.
ResponderExcluirQue isso, o único premio que ganhei no Jornalheiros o PC pagou.
ResponderExcluirSempre achei estranho a Costa Rica com aquela camisa a la Botafogo em 90, mas pensava que fosse o uniforme comum dos cara mesmo.
ResponderExcluir