Amigos, o primeiro sábado da Copa do Mundo parecia mais um dia comum, com resultados normais. No jogo inicial do dia, a Coréia do Sul bateu a Grécia por 2 a 0. A inocência dos gregos chega a dar pena: o segundo gol, de Ji Sung Park, saiu após um incrível cochilo do zagueiro. Já os sul-coreanos demonstraram um futebol razoável, com a tradicional correria, mas também com alguma técnica. Dadas as tragédias gregas que costumam ser as participações da Grécia no futebol internacional, não se pode dizer que a derrota foi um resultado surpreendente.
No outro jogo do grupo B, a favorita Argentina bateu a Nigéria por 1 a 0, com gol irregular de Heinze (agarra-agarra existe, mas Samuel passou dos limites, tirando o defensor nigeriano do lance). Já é o segundo erro grave de arbitragem neste Mundial (o primeiro foi na batalha África do Sul x México). A partida foi interessante, com muitas chances para os dois lados. Na minha visão, o resultado mais justo seria o empate, pelo gol irregular e pelas oportunidades produzidas e desperdiçadas. Porém, o futebol não tem compromisso com a justiça, e levou os três pontos a malandra seleção de don Diego.
Dizia eu no começo que o sábado parecia mais um dia comum na Copa do Mundo. E parecia mesmo: logo no comecinho do terceiro jogo do dia,
Steven Gerrard assinalou um belo gol, e pôs a Inglaterra na frente dos Estados Unidos. Sessenta anos depois, os ingleses finalmente conseguiriam exorcizar o
fantasma de 1950? Não, incrivelmente não. Ainda no primeiro tempo, o americano
Dempsey mandou um peteleco para o gol, um chute fraquíssimo, na direção do goleiro
Green. E o arqueiro inglês falhou miseravelmente: 1 a 1.
O frango de Green não teve como única consequência o gol de empate. O English Team sentiu o golpe: foi um enorme abalo psicológico. Os ingleses não conseguiram mais impor o seu jogo após o lance fatídico. Algumas chances até foram criadas, mas os súditos de Elizabeth esbarraram na boa atuação do goleiro Howard. Se sair um vencedor de Argélia x Eslovênia, amanhã, americanos e ingleses começarão a se preocupar seriamente com a classificação às oitavas-de-final.
O árbitro brasileiro
Carlos Eugênio Simon teve atuação impecável no jogo Inglaterra x Estados Unidos.
Conforme previ aqui, o juiz gaúcho não se deixou abalar com a pressão exercida pela irresponsável imprensa britânica. Provavelmente apitará mais jogos do Mundial.
Amanhã, temos as batalhas Argélia x Eslovênia, Gana x Sérvia e Alemanha x Austrália. Argélia e Gana tentarão o primeiro triunfo africano do Mundial, e eu considero ambas favoritas. No último jogo, minhas apostas são, claro, na Alemanha, cuja camisa joga sozinha. Uma vitória dos conterrâneos dos cangurus seria uma grande surpresa para mim.
PC
Gana sem Michael Essien, e com um ataque fraco (Asamoah Gyan, alguém?) deve ser presa fácil pra consistente Sérvia, que tem uma defesa forte, bons meias e um ataque eficiente. Tanto que ficou à frente da França nas eliminatórias.
ResponderExcluirArgélia x Eslovênia, aposto nos eslovenos, por causa da defesa lenta dos argelinos. E a Alemanha, na base da camisa, ganha da Austrália.
PC, o gol da Argentina não foi irregular visto que no futebol jogado fora do Brasil dificilmente você vê algum arbitro marcando jogadas como estas. Se fosse em um jogo do Brasileiro, eu diria que foi irregular visto o estilo de arbitragem nacional onde os juízes costumam marcar estes tipos de lance.
ResponderExcluirQuanto aos jogos de amanhã. Acho que dá Servia, Alemanha e Argélia.
Ah, esqueci.
ResponderExcluirO Simon fez uma arbitragem excelente.
Não existe isso. Faltas não são lances interpretativos. Ou é falta, ou não é falta.
ResponderExcluirNo caso, foi falta do Samuel. "Bloqueio" no basquete não é falta, mas no futebol é sim, sempre foi...
Então foi penalidade máxima a favor da Argentina...rs.
ResponderExcluirE a Argentina ganharia do mesmo jeito sem aquele gol, eles pressionariam mais até o gol sair.
Montanha, nem foi agarra-agarra. Foi só o Samuel agarrando. hehehehe até o cego do Arnaldo viu!
ResponderExcluirÉ que eu acordei em dia meio MLH.
ResponderExcluirTá torcendo pra Argentina? Você já foi ver isso? É grave?
ResponderExcluirMelhoras!
Estou torcendo para as seleções mais fortes e tradicionais passarem, quero ver confronto entre grandes nas próximas fases, como um jogo entre Holanda e Alemanha, Argentina e Inglaterra, Itália e Brasil, Espanha e Portugal...
ResponderExcluirHolanda e Alemanha eu quero!!!
ResponderExcluirQuero ver a Holanda trucidar os maiores cagões da história dos mundiais!
Eu acho que foi falta sim no gol argênteo, mas eles mereceram a vitória (a meu ver).
ResponderExcluirJá o Green...não foi o primeiro:
http://www.youtube.com/watch?v=oTV80j-ZAZ4&feature=related
A culpa é da bola:
ResponderExcluirhttp://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5jHS2xssBXiN1S6HdaBAtSPh1QXwQ
http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5jHS2xssBXiN1S6HdaBAtSPh1QXwQ
ResponderExcluirhttp://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5jHS2xssBXiN1S6HdaBAtSPh1QXwQ
ResponderExcluirGerrard culpa Jabulani por falha de Green
Botar a culpa na pobre da bola que não tem boca para se defender é mole, o Gerrard falou isso meio que para aliviar a barra do Green, mas não foi culpa da bola, ela veio na mão dele, sem fazer efeito, sem nada e ele deixou passar.
ResponderExcluir