quarta-feira, 9 de junho de 2010

Copa Rio de 1952 na fachada de Laranjeiras

(crédito da foto: Paulo Cezar Filho)

Hoje estive na sede do Fluminense, em Laranjeiras, e tive a feliz idéia de visitar o Estádio mais importante da história do futebol brasileiro. Para minha surpresa, estava lá, pintada na fachada do Estádio Presidente Manoel Schwartz, a conquista da Copa Rio de 1952, o campeonato mundial de clubes da época.

Finalmente o Tricolor parece disposto a valorizar a sua gloriosa história. A foto foi tirada hoje à tarde, e mostra também as palavras "Bi-Campeão Brasileiro 1970-1984", alusão às conquistas dos Campeonatos Nacionais de 1970 e 1984.

O leitor que quiser aprender um pouco mais sobre a Copa Rio de 1952 é aconselhado a ler a série de resenhas que publiquei no ano passado, após extensa pesquisa:

Que as glórias do passado inspirem os atletas do presente. Nosso salão de troféus, prestes a ser reformado, clama por mais taças. Vamos tratar do tri!

PC

21 comentários:

  1. Maravilhoso! É bom mesmo que o clube não abaixe a cabeça pra CBF sobre o Brasileiro de 70 que a CBD considerava campeonato Brasileiro.

    Sobre o Mundial, a FIFA se mostra burra por considerar o de 2000 como múndial, e a Copa Rio não!

    ResponderExcluir
  2. Em 1952 o Mundo se vestiu de Verde, Branco e Grená.

    Mais uma vez parabéns por exaltar as nossas conquistas!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Diego.
    Já reparou nas "coincidências" entre os dois campeonatos?

    2 grupos, 4 times em cada, grupo do Rio, grupo de São Paulo, um carioca, um paulista...é isso mesmo! O mundial da FIFA de 2000 foi uma cópia descarada da Copa Rio. Mas a FIFA só reconhece o pirata, pq é o seu.

    ResponderExcluir
  4. Grande idéia do Gerente de Projetos (Vítor) contratado esse ano pelo FLU. Pintou a parte coberta da arquibancada de verde, branco e grená e lembrou-se dos gdes títulos do FLUZÃO !

    ResponderExcluir
  5. Já era tempo e agora é gritar tricampeão no final do ano.

    []'s

    ResponderExcluir
  6. Parabéns PC, ótimo tópico. Um serviço prestado ao Fluminense Football Club.

    Somos campeões mundiais de 1952.

    ResponderExcluir
  7. Não agüento esses boçais da rivalidades cariocas...bando de baitola recalcada sem argumento.

    Só sabem escrever: "Isso é ridículo UHAUHAUHAUHAHAUHAUA"

    Será que não percebem quem banca o ridículo? É só ver quem argumenta e quem fica escrevendo com CAPS LOCK.

    Por isso que não fiquei nem 20 minutos nessa comunidade. Tenho alergia a burrice e ignorância.

    ResponderExcluir
  8. Tenho que esculachar, não resisto...

    Basta ver aquele vascaindo débil mental: "Se for oficial eu valorizo"

    De acordo com sua pobre e limitada concepção o Sul-Americano de Campeões (mesmíssimos moldes da Copa Rio) que o Vasco conquistou passou décadas como um torneio de "várzea" e aí do nada, o presidente da CONMEBOL assina um papel e esse campeonato vira a maravilha, a mesma coisa que a Libertadores, um dos campeonatos mais incríveis que qq clube poderia sonhar em conquistar...

    Deprimente...mais um fantoche...

    ResponderExcluir
  9. Segunda-feira retrasada, tive a oportunidade de entrevistar Pinheiro, o jogador vivo que mais vezes vestiu a camisa do Tricolor (604 jogos). Dentre inúmeras outras coisas e momentos de fortíssima emoção, ele contou da alegria de bater a base da seleção uruguaia de 1950 - o Peñarol - no Maracanã, quando da conquista deste incontestável TÍTULO MUNDIAL (como se pode ver em várias publicações da Época). Não reconhecer que o Fluminense foi campeão é coisa da imprensa tendenciosa, a mesma que não reconhece quantas vezes o Santos de Pelé foi tantas vezes campeão brasileiro. Ou seja, ridículo. Finalmente, dentro de nossa própria casa podemos ter o reconhecimento mais do que devido e esperado.

    Brax.

    ResponderExcluir
  10. Na boa, não coloca mais essas referências de orkut. Por favor!!!
    Eu não agüento e leio...

    Quanta imbecilidade!! Os caras desconhecem completamente a histórias dos campeonatos e se metem a falar como experts...

    "Roberto Gomes Pedrosa = Rio São Paulo"

    "Copa Rio de 53"

    "Copa Rio: torneio de times convidados sem critério"

    Um festival de asneiras!!!

    ResponderExcluir
  11. Ramon, é verdade.

    Teve um cara neste ultimo link do orkut que seguindo o pensamento dele, este campeonato ai que o Fluminense está em 3º, o Corinthians é lider e o Ceará segundo ainda é o velho Rio-São Paulo, não existe campeonato brasileiro, é só o RJSP com times do Brasil inteiro.

    ResponderExcluir
  12. Pois é, Montanha.
    De acordo com essa lógica (ou ilógica?) obtusa o brasileiro não existe.

    Outro ponto irritante que sempre aparece nessas discussões: a suposta insignificância de Áustria e Suíça.

    Pergunto, quem foi o terceiro lugar na Copa de 54? Batendo o Uruguai (campeão de 50) na decisão de terceiro?

    E a Suíça? Em 50 foi a única a arrancar um empate com o Brasil. E em 54? Saiu nas quartas. Pra quem? Pra Áustria.

    As pessoas têm a insistente e irracional mania de julgar coisas do passado com a idéia que elas possuem no presente. Áustria e Suiça HOJE são fracas, mas à época eram potências.

    ResponderExcluir
  13. Pra quem não sabe o futebol alemão surgiu do austríaco. O Sportv fez um documentário interessantíssimo sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  14. Assim como muitos países do leste europeu como Servia e Rep. Tcheca.

    ResponderExcluir
  15. Perfeita essa frase do Rámon: "As pessoas têm a insistente e irracional mania de julgar coisas do passado com a idéia que elas possuem no presente".

    ResponderExcluir
  16. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Quinta, 10 Junho 2010 10:19 Marcos André
    Campeão Mundiaaaaal !

    2 Quinta, 10 Junho 2010 11:19 Matheus de Medeiros Lacerda
    Devia ser "TRI-CAMPEÃO BRASILEIRO 1970-1984-2010 E CAMPEÃO MUNDIAL 1952"

    3 Quinta, 10 Junho 2010 12:19 Eduardo Hammes Torres
    SHEIK NÃO!!!!!!!!!!!!!!

    4 Quinta, 10 Junho 2010 13:05 Antonio Rendas
    Só acho que deveria estar escrito "Campeão Mundial Interclubes 1952". "Copa Rio", não dá a noção ou valor que este título representa.

    5 Quinta, 10 Junho 2010 14:46 Marco Aquino
    Sei que vou criar uma polêmica, mesmo sem a intenção de fazê-lo.

    Não quero este reconhecimento neste momento (é importante o momento), de Copa Rio de 1952 como Campeonato Mundial, nem mesmo a Taça de Prata de 1970 como Campeonato Brasileiro.

    Colocar no currículo do Fluminense um Campeonato Mundial mais velho do que eu e um Campeonato Brasileiro de 40 anos, seria danoso para o clube.

    Porque danoso?

    Por que dormiríamos com um currículo melhor, nos sentiríamos melhor, mas sem nenhum efeito prático nos dias de hoje.

    O Fluminense tem que ganhar o Brasileiro de 2010.

    Tem que ganhar 3, 4 Brasileiros nos próximos 10 anos.

    Tem que ser campeão da Libertadores duas ou tres vezes nos próximos dez anos.

    Tem que ser campeão mundial ao menos uma vez nos próximos dez anos.

    E ai sim, o Brasileiro de 70 e o Mundial de 52 cairiam como uma luva para um bom e recente currículo de títulos significativos.

    Celebrar a Taça Rio como Taça Rio, está, neste momento, de bom tamanho.

    6 Quinta, 10 Junho 2010 16:07 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Concordo, Aquino.

    Se é pra tirar o Fluminense da acomodação, sou a favor até de desconsiderar o Brasileiro de 84 e a nossa Copa do Brasil de 2007! :)

    ResponderExcluir
  17. 7 Quinta, 10 Junho 2010 16:18 Bruno Leonardo
    O Fluzão é bicampeão brasileiro (70-84) e campeão mundial de 52!

    Se a mulambada pode contar dois títulos estaduais no mesmo ano e um campeonato brasileiro perdido por WO, e ainda por cima, contar com o reconhecimento da mídia, então eu também me sinto no direito de reivindicar esses títulos para o Fluzão!

    E pra terminar: SHEIK NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!

    8 Quinta, 10 Junho 2010 17:08 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    É isso aí, Bruno Leonardo.

    Ainda mais porque o mundial deles foi em um joguinho só. O nosso foi bem mais difícil.

    9 Quinta, 10 Junho 2010 19:45 Lula Freitas
    ué, por quanto tempo dura um título?

    existe prazo de validade?

    deveríamos sacar uma estrela da camisa do escrete canrinho (58 foi só 6 anos após 52)?

    história é história e deve ser lembrada e preservada sempre.

    como diz um grande mestre: "quando penso no futuro, não esqueço meu passado".

    ST

    10 Quinta, 10 Junho 2010 22:39 Jefferson Dutra
    Meu comentário foi "cortado"? enfim...

    Título é título. Mundial e Bi-Brasieliro é válido, uma vez que "eles" tem um "penta-tri" e um "hexa".

    Off:

    O caso Emerson Sheik, assim como muitas coisas no reino do laranjal, cheira mal. Sabe o que vai acontecer? Ele joga mal duas partidas, a galera pega no pé com muita, mas muita força e aí ele vai dar uma de Fábio Santos.

    O que já era grande, aumenta.

    Como é triste a administração do Tricolor. Fora, AA!

    11 Quinta, 10 Junho 2010 22:44 Rodrigo Garcia
    discordo do Aquino e do PC.

    O discurso deveria ser...como um time bicampeão brasileiro, campeão mundial, detentor da taça olímpica está na situação de hoje?

    Não podemos diminir nossa história! devemos sempre enaltecê-la e buscar sempre por resultados melhores!

    12 Quinta, 10 Junho 2010 23:07 Marcel Mota
    Linda foto.
    Reconhecer as glórias do passado não tem nada a ver com gerar acomodação. Na verdade, basta ver o ano dos títulos, que pensamos imediatamente: faz tempo que não ganhamos um título desses, está na hora de ganhar outros. E pensamos também: já fomos campeões mundiais uma vez e brasileiros duas vezes, podemos repetir esses feitos.
    A inscrição do título da II Copa Rio demorou, mas antes tarde do que nunca. Mas concordo que deveria estar escrito lá: CAMPEÃO MUNDIAL DE 1952.
    Copa Rio hoje é nome de um torneio estadual de times pequenos, que dá vaga em Copa do Brasil ou algo assim. Para não confundir, deveria ser Mundial mesmo, que não é oficial, assim como não é oficial nenhum Intercontinental antes de 2005, com exceção do Mundial de 2000.
    ST.

    ResponderExcluir
  18. 13 Quinta, 10 Junho 2010 23:34 Ivo
    Acho a opinião do Marcos Aquino extremamente realista. Os tricolores de coração aqueles que querem a grandeza no presente e no futuro e pensam no passado como inspiração, e, não como empecilho, concordam que este não é o momento de ficarmos pensando em reconhecimento em títulos passados. Isto porque nos últimos 20 anos regredimos muito. Assistimos nossos rivais estaduais ganhrem nacionais e libertadores enquanto ficavamos de costas para o futuro e enaltecendo o passado. Ouvi meu pai falar da grande conquista de 52 e assisti à conquista de 84, mas hoje é hora de disputarmos a hegemonia de campeonatos nacionais. E de nos prepararmos para começar a ganhar Libertadores. Talvez esteja escrevendo isto porque acho que está no hora do Fluminense monatar um CT de treinamento para os profissionais em local adequado, o que implica em tirar o futebol do acanhado estádio das Laranjeiras. E, em construir um estádio de médio porte para nossa torcida. As Laranjeiras já deu o que tinha para dar. É hora de construirmos o presente de Títulos nacionais e internacionais.

    14 Sexta, 11 Junho 2010 01:35 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Vocês também estão certos. É como diz a frase do Nelson Rodrigues: "ai do clube que não cultiva santas nostalgias".

    Precisamos, sempre, relembrar o passado de glórias. Vocês são testemunhas de que eu tento muito fazer isso. :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.