quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ganso e Neymar


"Até os paralelepípedos brasileiros e sul-africanos já sabem que Neymar é imprescindível na formação de qualquer Seleção. Na África do Sul, o garoto não tremerá para ninguém. Ponham na sua frente um marfinense de dois metros, o Cristiano Ronaldo, ou o próprio Messi, e Neymar olhará de cima para baixo. Não se inferiorizará diante de ninguém. O Brasil precisa disso, dessa atitude viril e insolente. Neymar acha que, perto dele, todos os outros são verdadeiros pernas-de-pau. Com Neymar no time, os outros escretes tremerão diante de nós."

Escrevi o parágrafo acima no dia 16 de abril de 2010 (clique aqui para ler a crônica completa). Estava elogiando Neymar, pedindo, implorando por sua convocação. Naquela semana, ele havia feito mais uma de suas atuações antológicas. Jogo após jogo, o garoto mostrava que estava pronto. Ele e Ganso, seu companheiro de Santos, sobre quem escrevi:

"Naquele exato instante, Ganso mostrou ser um monstro. Desafiou o treinador: 'não vou sair, não!'. Ganso sabia de sua condição de craque do time (ainda mais sem Neymar e Robinho em campo). Ganso sabia que ele ali seria fundamental. E, numa atitude de homem, o garoto comprovou sua condição de craque indiscutível. Sem escolha, Dorival sacou André. E, naqueles quinze minutos restantes, Ganso foi genial. Pegava a bola, e a prendia de tal forma que ninguém conseguia desarmá-lo. Fazia passar o tempo, tal qual Romeu Pelliciari no lendário Fla-Flu da Lagoa de 1941. Se Neymar compara-se a Pelé, Ganso compara-se a Romeu. E convenhamos: Dunga não tem escolha. A convocação de Neymar e Ganso para a Copa do Mundo é obrigatória."

Isso foi no dia 2 de maio, quando o Santos sagrou-se campeão paulista (clique aqui para ler a crônica completa). Dunga, infelizmente, não me ouviu, não nos ouviu. Preferiu levar um time "coerente", e perdeu a Copa.

Mano Menezes começa bem. Na boa vitória sobre os Estados Unidos, Ganso e Neymar tiveram atuações fantásticas. Os volantes da Seleção, Ramires e Lucas, sabem jogar, têm qualidade no passe. Mano nos mostra que não precisa de jogadores exclusivamente destruidores de jogadas. A defesa, formada pelos excelentes Thiago Silva e David Luiz, nem teve trabalho.

Para encerrar, volto a citar os dois grandes personagens da noite. Neymar é abusado, dribla sem olhar para o adversário. Ganso joga de cabeça em pé, elegante como o saudoso Didi. Essa duplinha ainda nos dará alegrias mil, tenho certeza.

PC

2 comentários:

  1. Gostei bastante da estréia. Boas trocas de passe, dribles, jogadas ousadas...obviamente falta entrosamento, quando não faltar mais esse time vai jogar demais.

    Preciso falar do Pato. Só consigo defendê-lo quando o assunto é Stephany Britto e a pensão. No início (de 2006 até a última vez que foi chamado pelo Dunga) eu achava que ele precisava de experiência, mas tinha talento. Não acho mais. Novamente não jogou p%&*%$ nenhuma! Errou TUDO, à exceção do lance do gol, que até André Lima, Ademilson e Val Baiano fariam. O mérito foi todo do Ramires que deu um passe espetacular. André é 357 vezes superior ao Pato, além de já ser entrosado com Ganso, Robinho e Neymar, que novamente jogaram fácil fácil.

    ResponderExcluir
  2. Thiago Silva foi disparado o melhor em campo, olha que nem vi o jogo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.