quinta-feira, 16 de junho de 2011

A arbitragem sul-americana é uma piada de necrotério

Amigos, para quem não percebeu ainda, anuncio: a arbitragem sul-americana é uma piada de necrotério. Vejam o caso do jogo Peñarol x Santos, em Montevideo, apitado pelo paraguaio Amarilla, nesta quarta-feira. O santista Neymar foi caçado em campo: durante os noventa minutos, os uruguaios distribuíram tapas, socos e pontapés no jovem craque. Neymar apanhou mais que boxeador em noite de luta. E o que Amarilla fez a respeito? Ameaçou expulsar... Neymar!

Não sei se é pura implicância, pura inveja, ou uma combinação das duas, mas os árbitros que hablan español fazem de tudo para minar os clubes brasileiros na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana. A tolerância com a violência, a cera e a catimba dos nossos concorrentes chega a irritar.

Essa bizarra conivência da arbitragem tem uma consequência nefasta: as competições sul-americanas tornam-se autênticas selvas. E olhem que já foi pior: até a década de 80, nem exame anti-doping havia na Copa Libertadores. Talvez isto explique o antigo domínio de times argentinos e uruguaios...

Assim, os clubes brasileiros são obrigados a vencer o futebol dos rivais, e também a sua violência e a sua catimba. E isto quando não há ingredientes adicionais na receita, tais quais altitude, gandulas malandros, chuva de pedras e similares.

O empate em 0 a 0 foi bom para o Santos, que tem tudo para ser campeão no Pacaembu, pois possui muito mais futebol que o Peñarol. No entanto, os santistas não podem achar que será fácil. Afinal, na Copa Libertadores da América é assim: até que se prove o contrário, o árbitro e os bandeirinhas jogam no outro time.

PC

9 comentários:

  1. Por que o v@$%% do Amarilla não amarrou o jogo hoje igual fez na volta da Sul-Americana?

    É um legítimo filho da p@#$%#!

    É a velha história da união dos países da América Espanhola contra a potência absoluta do futebol.

    ResponderExcluir
  2. Tá de sacanagem, né? Esse post é uma piada interna e eu não entendi... Deve ser... Neymar simula falta o tempo todo... Mal foi tocado e caia com a mão no rosto, a mão na barriga... Futebol é um esporte de contato. Não gosta disso, vai jogar vôlei ou tênis...

    ResponderExcluir
  3. Ah! E esse mimimi de q "o juiz é deles", "Não tinha anti-doping nos anos 80, por isso a supremacia dos gringos na época" é parte da já proverbial arrogância brasileira, que nos acompanha em todas as Copas, e nunca deixa alguns admitirem que o adversário foi melhor no jogo...

    ResponderExcluir
  4. O bacalhau aí tá tanto tempo sem jogar Libertadores que já esqueceu de como são as arbitragens do torneio.

    Ano que vem ele lembra.

    ResponderExcluir
  5. Eu achava q mimimi e choradeira de arbitragem era exclusividade dos Botafoguenses...

    ResponderExcluir
  6. Rafo, contato é uma coisa, porrada é outra.

    Em toda dividida, Neymar levava um cascudo gratuito. E o sr juiz fingindo que não era com ele.

    Ramón tá certo: seu Vasco passou tanto tempo longe da Libertadores que você já esqueceu como é.

    Ano que vem relembra. :)

    ResponderExcluir
  7. Em tempo: o Brasil tem o direito de ser arrogante quando o assunto é futebol, ainda mais na comparação com os sul-americanos.

    Temos cinco estrelinhas, contra quatro de todas as outras agremiações somadas. Detalhe: das quatro, uma obtida lá em 1930, outra obtida num milagre em 1950, e duas obtidas "sabemos bem como" em 1978 e 1986...

    No entanto, eu reconheço quando fomos piores que os adversários (geralmente europeus, diga-se). Foi o caso nas Copas de 2006 e 2010.

    ResponderExcluir
  8. Por causa do episódio do chororô o Botafogo ficou com essa fama de chorão. Todos os torcedores de todos os times reclamam de arbitragem.

    Uns são homens e confessam.

    ResponderExcluir
  9. Não vi nada demais na arbitragem de quarta. Ela apitou igual pros dois lados.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.