segunda-feira, 20 de junho de 2011

O futebol brasileiro está morto?


Amigos, vocês viram a capa da revista inglesa Four-Four-Two na semana passada? Que audácia: a publicação afirmou que o futebol brasileiro está morto. Eu queria saber o que eles pensam do futebol inglês.

A comparação em resultados chega a dar pena. Nos últimos dez anos, a Seleção Brasileira ganhou uma Copa do Mundo, enquanto o melhor desempenho dos ingleses foi um sexto lugar (em 2002, quando foram eliminados pelo Brasil). Vamos olhar para as competições continentais? A Seleção Brasileira é a atual bicampeã da Copa América (2004 e 2007). Enquanto isso, na Eurocopa, a Inglaterra caiu nas quartas-de-final em 2004; em 2008, sequer disputou o torneio (foi desclassificada nas eliminatórias). Que tal o retrospecto no confronto direto? A última derrota da Seleção Brasileira para o English Team foi em 1990. De lá para cá, 8 jogos, com 4 vitórias tupiniquins e 4 empates.

Se o futebol brasileiro está morto, o inglês então...

Estarão possivelmente aptos a disputar a Copa do Mundo de 2014 pela Seleção Brasileira: Júlio César, Victor, Jefferson, Fábio, Gomes, Renan, Daniel Alves, Maicon, Adriano, Marcelo, Fábio, Rafael, Mariano, Filipe Luís, Thiago Silva, David Luiz, Lúcio, Luisão, Alex Silva, Alex, Breno, Bruno Uvini, Dedé, Ramires, Sandro, Lucas Leiva, Elano, Fernando, Arouca, Anderson, Denilson, Elias, Jadson, Lucas Moura, Thiago Neves, Alan Patrick, Casemiro, Oscar, Phillipe Coutinho, Kaká, Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho, Diego, Neymar, Alexandre Pato, Robinho, Fred, Nilmar, Leandro Damião, Luís Fabiano, Hulk, Jonas, Maicon, Luiz Adriano, etc, etc, etc...

Pergunto: há hoje outro país no mundo com tantos talentos disponíveis?

PC

20 comentários:

  1. Acho que estão falando da parte de gestão e no estilo de jogo brasileiro (que não existe mais), cada vez mais jogamos a moda resultados, etc. O futebol brasileiro perdeu muito em identidade nas ultimas décadas e não ganhou grandes coisas em organização.

    ResponderExcluir
  2. Não adianta ter bons jogadores, pois cracs o Brasil tem poucos, para não dizer que são raros, se a magia despertada em outrora com um futebol mágico, ofensivo não existe mais.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Bigmontz!
    *
    No campo, mesmo com carência de grande jogadores, ainda podemos superar os adversários. Mas falta a magia de antes, falta técnico de ponta. O Cuca, no Cruzeiro, foi demitido, e vem o Joel. Mas quem está disponível na praça? Quantos treinadores temos com condições de treinar um grande clube hoje?
    *
    Fora do campo, concordo: um caos!
    *
    Não estão errados, PC.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com os devotos do patético four-four-two em linha.

    Os melhores jogadores são os da defesa??? De onde tiraram isso?

    Não temos estrelas??? Tá certo que com a decadência física de Ronaldo, ficamos sem um atacante super-star. Mas não é sensato achar que o Brasil sempre terá um Romário ou um Ronaldo pra jogar. Isso é estatisticamente impossível.

    E organização nunca tivemos. Citar isto pra justificar a 'morte' é portanto um argumento inválido.

    Hoje a seleção está fraca por conta do treinador. Para as laterais o cara tem nomes como Fabio, Rafael, Adriano(do Barça), Marcelo e me vem convocar André Santos!!! WTF!!!

    Inventa de jogar com 3 atacantes e não escala um meia ofensivo. Escala Fred, que pelo que vem jogando não deveria ser titular nem do Flu. O futebol da seleção tá um lixo. Duvido que a gente pape essa Copa América.

    É esperar pra ver o que fará Muricy ao assumir a seleção após a derrota na Argentina.

    Mas o fato é que ninguém tem os jogadores que temos. Nem de perto.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ramón,

    Concordo em parte com seu comentário, mas é fato que sempre tivemos grandes estrelas em gerações passadas e que hoje mais do que nunca estas estão adstritas a promessas, como Ganso e Neimar.

    E quanto ao fato de ninguém ter jogadores como nós temos, cito a Espanha que tem uma seleção de fazer inveja aos brasileiros.

    Quanto aos argumentos da revista inglesa e ao treinador, assino embaixo.

    ResponderExcluir
  7. O Rica Perroni é que tá certo.

    Num post ele disse que quem joga futebol como brasileiro é o Barcelona.É só ler abaixo.

    Eu tirei o jogo de hoje(final da liga dos campeões ) pra refletir. Não necessariamente sobre a partida, mas sobre o que estamos vendo, vivendo e não aprendendo.

    O Barcelona, europeu, é exaltado pelo mundo todo porque faz o que nós sabíamos fazer. Lá, para delírio e surpresa deles, jogar futebol com a bola nos pés, trocar passes e fazer bom uso do talento individual é moda. Aqui, onde sempre foi, não mais.

    Eu custo a entender, e não entenderei.

    Qualé a lógica em andar para trás? Porque todos buscam aprimorar enquanto nós aplaudimos o contrário?

    Eu nunca vi, em esporte nenhum, o derrotado ser copiado pelo vencedor. No futebol, conseguimos.

    O mundo queria jogar como nós, e hoje alguns conseguem. Nós, os donos da bola, passamos a jogar como eles, que são piores do que nós.

    Qualé a lógica e o benefício em piorar o que você faz de melhor?

    Quem são esses caras que exaltam o Barcelona na TV como se fossem ETs jamais vistos e na semana que vem voltam ao ar pra elogiar e exaltar o futebol Muricystico e Parreiristico de cá?

    Qualé o critério, afinal? Se lá é lindo, digno e “merecedor”, porque aqui só importa o placar do jogo?

    Será uma torcida velada com microfones?

    Que diabos de troca foi essa onde os europeus se encantam com o NOSSO jeito de jogar e aqui resolvemos exaltar o deles?

    Vender um craque, tudo bem. Vender 10 craques, vá lá!

    Vender todos os craques, dói, mas é a vida.

    Vender a alma, não!

    O que estamos aplaudindo em pé hoje nada mais é do que aquilo que nós todos ajudamos a massacrar aqui no Brasil, que é o futebol bem jogado e não pensando apenas no resultado.

    O Barcelona não joga só pelo resultado. Ele entra em campo pra JOGAR futebol e, através dele, vencer o jogo.

    Aqui, eramos assim.

    Hoje somos como eles, mediocres.

    E os mesmos que exaltam a coragem do Barça exaltam a covardia dos nossos.

    Quem são vocês, afinal?

    Ou melhor… quem somos nós?

    abs,
    RicaPerrone

    ResponderExcluir
  8. Já que o jornalheiros é um blog de um tricolor que fala sobre tudo e todos (flamengo incluído arghhh!!!), eu sou tricolor também e gostaria de saber se este blog sabe ou tem o registro de todos os jogos em que Pelé e Garrincha jogaram juntos na Seleção ( como se sabe, o Brasil nunca perdeu com os 2 juntos em campo ).

    Isto porque aqui na europa, há quem já diga que este Barça de Messi é o melhor time de todos os tempos, em vários sites e blogs e eu sempre entro de sola nas discussões dizendo que o melhor time de todos os tempos foi o Brasil com Garrincha e Pelé juntos, que nunca foi derrotado.

    Penso que o único time invicto na história do futebol.

    Caso o amigo possa ajudar, já que tem tantas informações detalhadas sobre confrontos entre vários times, talvez consiga postar esta curiosidade algum dia.

    Mas acho que vai ser mais uma dor de cabeça:-)

    Abraço e ST.

    ResponderExcluir
  9. Hoje a festa é sua! 2 anos de Blog: Chegou o grande dia! Sugestão de 12 posts que valem a pena ler de novo!
    Aguardamos sua visita!
    http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Os problemas administrativos nós sempre tivemos. Então, não podem ser apontados como "causa de morte" nenhuma.

    O estilo de futebol bonito não é mais possível. Não dá pra jogar como jogávamos em 1970, simplesmente porque cada jogador corre 12 km por jogo. A evolução física matou o "futebol-arte". Não dá pra lutar contra isso.

    Sobre o futebol do Barcelona, quem acha que é "futebol brasileiro das antigas" está ERRADO. O Brasil nunca jogou assim. Este Barcelona é totalmente inspirado no "futebol total" da Holanda de Rinus Michels.

    É o melhor time que eu vi jogar? Sim, é. Melhor de todos os tempos? Não mesmo. A Seleção Brasileira com Pelé e Garrincha, bem lembrado acima, NUNCA PERDEU UMA PARTIDA.

    Excelente pedida essa dos jogos com Pelé e Garrincha. Vou providenciar essa lista.

    Abraços a todos!
    PC

    ResponderExcluir
  11. PC, gostaria de discordar. O inglês vê o fut brasileiro como nós vemos o basquete da NBA. Se um colunista da Folha disser que o basquete americano está morto, ele pode estar exagerando, mas em nwnhum momento ocorre a ele comparar o esporte que se joga lá com o nosso. No caso, o tal inglês sabe muito bem que o fut deles vai mal, mas acha que nem precisa frisar. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. PC, te mandei dois comments para esse post do celular, e não tenho certeza de que foram para o ar. Me avise se não, acho que consegui salvar, abraço! Marcelo

    ResponderExcluir
  13. Sobre esse post PC, gostaria de discordar. Quando um jornalista inglês analisa o futebol brasileiro, ele o faz como um colega brasileiro que discorre sobre a NBA. Por exemplo, uma crítica mais contundente de um colunista da Folha do basquete amerciano nunca vai querer dizer que o Brasil está em melhores lençóis. É por aí. O cara sabe que o fut inglês depende muuuito dos gringos, mas não questiona isso, só analisa e opina que nós, brasieliros, não estamos (estaríamos) com esa bola toda. Acho que a aposentadoria do Fenômeno repercutiu mais do que devia, mas é so isso, abração
    PS: acho que ele está errado, se lembrarmos de Ganso, Lucas, Pato e, principalmente, Neymar - sem falar de Tiago Alves e etc.

    ResponderExcluir
  14. PS2: o Flamengo de Zico, que tive o prazer de ver jogar, era melhor que o Barça de hoje, pode acreditar, sem nenhum ufanismo, que vc sabe que odeio isso. Mas jogava, é fato - sei que vc concordaria se tivesse visto. E uma outra observação. Individualmente, na comparação jogador a jogador, por posição, não dá nem para a saída, daria Falmengo 7 a 4 0u 8 a 3. abraço!

    ResponderExcluir
  15. Concordo com "O Luzíada" quanto ao fato do Flamengo de Zico ser melhor que o time atual do Barcelona.

    Jogava demais ...

    ResponderExcluir
  16. Flamengo de Zico melhor que Barça atual?

    DUVIDEODÓ!

    ResponderExcluir
  17. A propósito, vcs dois não acham Zico melhor que Messi não, né?

    ResponderExcluir
  18. Por vídeos do Flamengo da década de 80 e do Barcelona atual, eu escolheria o Barcelona atual.

    Pelos resultados obtidos em campo, idem.

    Numa seleção dos dois times, com certeza absoluta escalaria Valdés, Xavi, Iniesta, Messi e Villa.

    ResponderExcluir
  19. Messi e Zico são cracs, mas, mesmo colocando Messi num patamar acima estariam numa seleção entre os dois clubes pelo lado do Flamengo nada menos que: Zico, Andrade, Adílio, Leandro, Júnior e Mozer.
    Portanto apostaria num 6x5 nesta disputa, o que me leva a crer que o Flamengo de Zico é melhor que o Barcelona de Messi.
    Admito que haja certo equilíbrio e que o assunto seja controverso.

    ResponderExcluir
  20. Com certeza estão falando do campeonato brasileiro,q na verdade está perdendo cada vez mais sua emoção.Com um calendário mal feito,jogos de péssima qualidade técnica e ainda no fim do campeonato ainda existem as "malas" de sempre...este formato de pontos corridos nesse calendário daqui está afundando o brasileirão.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.