quarta-feira, 22 de junho de 2011

Recordar é viver - Brasil 1 x 1 França (PK 3 x 4)


Guadalajara, 21 de junho de 1986.

Amigos, a Seleção começou melhor no Jalisco. Com 17 minutos, o escrete de Telê abriu o placar: Müller e Júnior tabelaram pela direita, e Careca concluiu de primeira, no ângulo esquerdo de Bats. Aos 32, Careca cruzou e Müller chutou na trave. Os azuis da França não conseguiam respirar, com o amplo domínio brasileiro. O segundo gol tupiniquim parecia questão de tempo.

No entanto, o imprevisível é um dos ingredientes que fazem do futebol o mais apaixonante dos esportes. Quando eram decorridos 40 minutos, Rocheteau cruzou da ponta-direita, a bola desviou em Branco, Carlos trombou com Stopyra ao tentar o corte, e a bola sobrou limpinha para Platini. Era o gol de empate da França, que doía em cada coração brasileiro.

Na segunda etapa, o domínio da Seleção se ampliou. Fomos para o ataque, enquanto a França, recuada, esperava por uma chance de contra-ataque fatal. Aos 25 minutos, mais uma grande chance brasileira: Josimar cruzou da direita e Careca cabeceou no travessão. Dois minutos depois, entrou Zico no lugar de Müller. Um minuto depois, Branco invadiu a área e sofreu pênalti de Bats. Não sabíamos ainda, mas estava começando o nosso maior pesadelo. Sócrates, o cobrador oficial de pênaltis, deixou a tarefa para Zico. O craque cobrou mal, e Bats defendeu: nossa melhor chance estava perdida para sempre.

Dali para a frente, o jogo pareceu uma angustiante tortura que teria um fim inevitável: a disputa com os tiros da marca penal. E nesse ponto a sorte passa a contar mais que a competência. A terrível solução de desempate nos fez chorar, porque perdemos dois pênaltis (Sócrates e Júlio César), e a França só perdeu um (Platini). A cobrança de Bellone foi na trave esquerda, mas a bola voltou nas costas de Carlos e morreu nas redes. Não há exemplo maior de azar na história das Copas do Mundo.

Já se passou um quarto de século daquele dia no México. Mas a impressão é que vinte e cinco anos transcorreram em vão sobre a dor daquela derrota.

PC

3 comentários:

  1. Não sei se a seleção jogou toda a Copa de 86 nesse nível.

    Mas jogou mais nessa partida do que a média da de 82, a seleção mais sobre-estimada da história.

    Esse vídeo mostra uma seleção com muito mais cara de Telê Santana.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que a Seleção de 1982 é super-estimada pela maioria.

    Outras Seleções obtiveram resultados melhores, contra adversários melhores, e também jogando bonito. A de 1950 principalmente, mas também a de 1978, a de 1986 e até a de 1938.

    ResponderExcluir
  3. Essa derrota foi traumática pra mim.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.