sexta-feira, 24 de junho de 2011

Poker, xadrez e matemática


Amigos, hoje darei um tempo no futebol, e escreverei especificamente sobre outras duas diversões de minha vida, dois jogos que têm muito em comum: o xadrez e o poker.


O leitor deve estar pensando que o escriba enlouqueceu: o que poker tem a ver com xadrez? Já esclareço: o raciocínio lógico e matemático, e a necessidade de antever os movimentos do seu oponente estão presentes nos dois jogos.


Essa vertente matemática é o que mais me fascina nos dois “esportes”. É possível jogá-los sem pensar muito, é verdade, mas eu garanto: quase sempre, vencerá aquele que fizer mais cálculos. No poker, ainda há um fator de sorte, que às vezes poderá inverter essa lógica. Mas, a longo prazo, o vencedor sempre será aquele que jogar calculando as probabilidades, pensando e agindo matematicamente.


Portanto, classificar o poker como jogo de sorte não é correto: há muita estratégia envolvida. Certamente, o acaso exerce sua influência, mas num nível bem menor do que muitos imaginam.


No xadrez, as combinações pensadas pelos grandes-mestres do passado e do presente são absolutamente fascinantes. Ao estudá-las, percebemos que cada movimento teve a sua importância, o seu objetivo. Quando a soma de forças é suficiente para o ataque final, os gênios demonstram seu brilhantismo com uma precisa combinação de golpes, que resultam no xeque-mate. É matemática, e também é arte, amigos.


Para quem não quer arriscar seu suado dinheirinho, em sites de download de poker é possível jogar sem gastos. Há também diversos sites nos quais é possível praticar xadrez, contra adversários de todos os níveis, humanos ou máquinas. Eu ainda prefiro os jogos presenciais, o tabuleiro, a mesa, as peças e as fichas, o olhar do adversário. No entanto, jogar online também tem as suas graças: uma delas é conhecer gente de todos os cantos do planeta.


PC

7 comentários:

  1. Poker é bacana, tem muito de calculo de probabilides, mas tem também o fator feeling, do olho no olho, do blefe, etc.


    --

    Quanto ao xadrez, não curto muito. Prefiro jogos de estratégia tipo Rise Of Nations e Civilization :P

    []'s

    ResponderExcluir
  2. Gosto de poker, embora prefira o Xadrez. Mas o meu forte é futebol de mesa. Regra 12 toques, com bolinha. Parece fácil, mas exige habilidade, muito autocontrole, tática (principalmente ao armar a defesa) e, claro, sorte.
    *
    Ainda bem que não tem cálculo!!!rs. ;P ;P

    ResponderExcluir
  3. Leandro, também prefiro o xadrez e gosto de futebol de mesa (que eu chamo de futebol de botão, hehehe!).

    Meu time de botão (todo feito de casca de côco!) é uma mistura danada. Tem "jogadores" da Seleção de 94, Ricardo Gomes, Dida, Müller, "atletas" do Flamengo da década de 50 (herdados do time do meu pai)...

    Algo fascinante no xadrez é que, apesar da vantagem de poder fazer milhões de contas por segundo, os computadores ainda perdem para alguns seres humanos. Isso é difícil de explicar...

    ResponderExcluir
  4. A questão do Xadrez é que muito, muito custoso prever jogadas muito a frente para saber qual a melhor jogada e também é difícil definir uma boa heurística.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Big. Essa antevisão de jogadas é pesada. Gosto muito do jogo, acho que todo mundo deveria pelo menos saber o básico. O Xadrez ensina demais. Baixei um famoso jogo na internet e fiquei fissurado por algum tempo, fui enfrentando o computador, subindo de nível e pegando adversários cada vez melhores. Aí comecei a enfrentar um que acabava comigo nos finais não importando se eu chegasse neles com vantagem.

    É aquela coisa. No final, com o tabuleiro mais vazio, o computador consegue antever muito mais lances. Aí complica...

    ResponderExcluir
  6. Nos finais do xadrez, o número de jogadas possíveis é finito. Então, os softwares utilizam simples tabelas, e assim não cometem erros.

    ResponderExcluir
  7. PC, também chamava de futebol de botão. Mas hoje chamam de futebol de mesa. Mas é tudo a mesma coisa. Rs.
    *
    Os meus times antigos ainda estão comigo. O primeiro, de galalite, é raridade hoje. Mas os dois atuais que jogo, vendi os outros 5, são usados na regra Paulista, de 12 toque. Fui federado um tempo pelo America e joguei um Brasileiro realizado aqui no Rio. Fiquei na terceira divisão, chegando em terceiro. Mas no carioca já fui vice de uma etapa. Tenho um time azul Cruzeiro e um tricolor com os jogadores de diversas épocas (Castilho e Valdo são os mais antigos). Tenho pensado em pedir mais um ou dois: TSilva, o Monstro, e, talvez, o Conca. Conheço alguns jogadores do Fluminense, inclusive o Reynaldo. Vc conhece algum?
    *
    Sobre o xadrez, começo bem as partidas, mas no meio acabo me distraindo e fazendo alguma jogada errada. Rs. Mas gosto muito.
    *
    ST

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.