Na chuvosa noite de sábado no Rio de Janeiro, o Cruzeiro capitulou diante do Fluminense, no confronto dos atuais campeão e vice do Brasileirão. A partida, como era de se esperar, foi muito disputada, dada a alta qualidade das duas equipes. As atuações de três jogadores fizeram a diferença a favor do Tricolor: Rafael Moura, Deco e Valencia.
Comecemos com Rafael Moura: o He-Man continua em grande fase. Não parece - e não é - aquele centroavante desengonçado que jogou no Fluminense anos atrás. Melhorou muito, e hoje é um dos atacantes mais decisivos do futebol brasileiro. Seus dois gols neste sábado são a prova concreta de seu atual poder de fogo.
Agora, examinemos Deco, o gajo da camisa 20. Sua assistência para o primeiro gol do Fluminense neste sábado é a demonstração física de sua técnica: uma cobrança de falta tão precisa que parece ter sido executada com a mão. Rafael Moura agradece.
Deixei para o final o melhor em campo: Valencia. O colombiano tinha a difícil tarefa de parar o argentino Montillo, um dos grandes meias do futebol brasileiro hoje. A missão foi cumprida com êxito total: o cruzeirense não conseguiu se livrar de sua marcação implacável. Durante os noventa minutos, Valencia foi irretocável na defesa. Mas o colombiano não fez só isso.
Quando o placar dizia 1 a 1, e o torcedor pó-de-arroz já franzia a testa de preocupação, Valencia foi à frente, e encontrou um passe perfeito, deixando Rafael Moura de frente para os arcos. O segundo gol do Fluminense - o gol da vitória do Fluminense - teve a participação decisiva de Valencia.
O baixo público presente ao Engenhão (6.674) é reflexo de dois fatores: a chuva que desceu sobre a Cidade Maravilhosa, e o alto preço dos ingressos. Ainda bem que, mesmo diante de tão poucas testemunhas, o Fluminense segurou os importantes três pontos. Podemos continuar sonhando com o bicampeonato.
PC
Ficha Técnica: Fluminense 2 x 1 Cruzeiro
Motivo: Campeonato Brasileiro de 2011.
Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro.
Data/hora: 04/06/2011 - 18h30 (de Brasília).
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO).
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Fábio Pereira (TO).
Renda e público: R$ 131.365,00 / 6.674 ( 4.530 pagantes )
Cartões amarelos: Mariano e Leandro Euzébio (FFC).
Gols: Rafael Moura, 46'/1ºT (1-0), Anselmo Ramon, 21'/2ºT (1-1) e Rafael Moura 26'/2ºT (2-1)
FFC: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio Cesar; Edinho, Valencia, Deco e Conca (Souza, 46'/2ºT); Rodriguinho (Araújo, 18'/2ºT) e Rafael Moura (Marquinho, 44'/2ºT). Técnico: Leomir de Souza.
CEC: Rafael, Vitor (Pablo, 13'/2ºT), Victorino, Gil e Everton (Anselmo Ramon, intervalo); Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná, Montillo e Gilberto; Thiago Ribeiro (Brandão, intervalo) e Wallyson. Técnico: Cuca.
Obs.: Em uma noite chuvosa e fria, o Fluminense, sem Fred, que atuou neste dia pela Seleção Brasileira contra a Seleção da Holanda em jogo que começou duas horas antes, teve uma vitória bastante convincente pelo bom futebol apresentado no embate entre o campeão brasileiro e o vice do ano passado, tendo o substituto de Fred marcado os dois gols do Tricolor. Leomir, ex-jogador do clube e auxiliar do futuro técnico Abel Braga, dirigiu o time nesta partida.
Colaborou Alexandre Magno Barreto Berwanger.
Durante o jogo da seleção, meu irmão flamenguista, que falava que Thiago Neves é ruim e que disse que o Fred é muito ruim, diz: "O Rafael Moura é muito ruim.". Algumas horas depois, Rafael Moura faz dois e Flu vence.
ResponderExcluirEnquanto Fred pega ritmo de jogo no Fluminense B, time titular vence o Cruzeiro no Engenhão.
ResponderExcluirComentários no orkut.
ResponderExcluirAgora o Thiago Neves é bom de acordo com seu irmão, né Montanha?
ResponderExcluirEstranho esse fenômeno...do dia pra noite uma porrada de conhecidos deixou de chamar o TN de perna-de-pau pra chamá-lo de super-craque...um dia hei de entender.
3 pontos importantes. É ótimo vencer um time da qualidade do Cruzeiro. Dá moral! Agora é a estréia do Abelão contra o Corinthians no Pacaembu. Não sei por que, mas sempre que enfrentamos este adversário neste local, começo a conferir a todo instante se minha carteira está no bolso...
Meu irmão falo que TN resolveria o jogo hoje..rs.
ResponderExcluirOs flameneguistas desdenham de quem eles querem no time deles..rs.
Agora eu digo, bebi, bebi para caral***,
Entra ano e sai ano, e o Flu não perde a mania de levar sufoco no finzinho, nem a mania de fazer 1 x 0 e recuar.
ResponderExcluirO jogo foi equilibrado, e o gol do Cruzeiro saiu de uma perda de bola nossa.
Deco em clara subida de forma(técnica ele tem de sobra), Conca nem por isso.
Valencia varreu tudo na meiuca e ainda deu um passe magistral para o 2º gol.
Eusébio fora de forma, e a cada bola cruzada na nossa área é um ai jesus, pois Berna nem sai nem fica, vice-versa e muito pelo contrário.
Precisávamos com urgencia era de um "velocista" para puxar contrataque, porque lançadores temos Deco e Conca, 2 craques que colocam qualquer um na cara do gol.
Falta alguém lá na frente para receber o lançamento e ir isolado na cara do goleiro, ou cruzar para o centroavante cabecear.
No mais, 2 vitórias em 3 jogos é um bom começo, e ST.