sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Quem vai ganhar as eleições presidenciais do Brasil em 2014?


A poucas semanas do primeiro turno das eleições, já podemos prever quem será o próximo Presidente da República? Costumo desconfiar sempre de quem afirma que conhece o futuro, mas vou me arriscar a prevê-lo mesmo assim: Marina Silva será a próxima mandatária da nação. É na ex-senadora acreana que eu, se fosse apostar, colocaria todas as minhas fichas.

Sim, o projeto de governo de Marina Silva e do PSB ainda está recheado de incógnitas, é verdade. Não sabemos, por exemplo, como a economia será conduzida - embora eu naturalmente acredite que, grosso modo, a política dos governos Fernando Henrique, Lula e Dilma Rousseff será mantida, diferindo apenas nos detalhes. Marina é inteligente o bastante para saber que não pode jogar fora a estabilidade econômica, que é basicamente o único legado de fato relevante dos últimos governos.

A questão é: o eleitor brasileiro médio não vota com a cabeça. Na média, nós votamos com o coração. E, dentre as três opções viáveis, Marina Silva é, disparada, a que mais agrada o coração do brasileiro. Não foi à toa que, em 2010, mesmo concorrendo por um partido pequeno (o PV), com pouco tempo de televisão, ela conseguiu angariar mais de 19 milhões de votos.

O brasileiro se identifica com Marina, o brasileiro se vê em Marina. Até mesmo o seu passado de mudanças de partido e as contradições que os adversários apontam em seu discurso acabam ajudando-a. Sim, porque o brasileiro é um ser contraditório, na média, uma metamorfose ambulante, principalmente em Política. Aqui, nas eleições, acontecem fenômenos curiosos como um candidato ter menos votos no segundo turno que no primeiro (como ocorreu com Geraldo Alckmin no pleito presidencial de 2006).

A tragédia que vitimou Eduardo Campos acrescentou o aspecto dramático que faltava para que Marina Silva ganhasse de vez a nossa preferência emocional. Não tenham dúvidas: muitos brasileiros farão nas urnas uma homenagem ao falecido candidato, votando em Marina Silva. Como escrevi acima, nós votamos com o coração.

Antes do desastre aéreo do Cessna, eu tinha para mim que Dilma seria reeleita com sobras - no segundo turno, mas com alguma folga. Porém, com a entrada de Marina Silva no cenário, ainda mais nestas circunstâncias, tudo mudou. Antes ainda da divulgação da primeira pesquisa de opinião, eu já desconfiava que Marina Silva passaria a ser a favorita do pleito.

Assim que a primeira pesquisa foi divulgada, com Marina ultrapassando Aécio Neves por pouco no primeiro turno e vencendo Dilma também por pouco no segundo turno, ouvi alguns analistas afirmarem categoricamente que aquilo era passageiro, ainda efeito da comoção pela morte de Eduardo Campos. Eu torcia o nariz para todos eles, e resmungava para mim mesmo: "como podem ser chamados de especialistas, se não conhecem o brasileiro?". Eu tinha certeza de que as intenções de voto em Marina subiriam nas pesquisas seguintes, quando ela passaria a ser de fato exposta na mídia. Fiquei espantado ao não ver um único e escasso comentarista afirmar ou escrever esta tendência tão óbvia. Aliás, me corrijo: ouvi um sujeito prever isto, sim, se não me engano na Globo News. Me desculpem, mas não me recordo quem foi (se alguém souber, diga nos comentários). O cenário já era, a meu ver, cristalino: as eleições haviam caído no colo de Marina Silva.

Vale dizer que também ajudam Marina os fracassos absolutos dos governos anteriores nos temas mais relevantes do Brasil: a Educação, que continua em um patamar ridículo; a saúde, que tem um padrão de qualidade muito longe do aceitável; o saneamento básico, que ainda não chegou para tantos brasileiros; o transporte nas grandes e médias cidades, cada vez mais caótico; e até a economia, com a taxa de crescimento pífia e o retorno do fantasma da inflação. Como os dois concorrentes de Marina são representantes destes governos, ela, embora tenha sido ministra de Lula, aparece como uma terceira via pela qual muitos brasileiros anseiam.

Voltando à questão-tema do post: não acredito que a vitória de Marina se dará já no primeiro turno (embora não descarte essa hipótese), mas acho que ela já será a candidata mais votada. No segundo turno, com o apoio quase certo do candidato que ficar em terceiro lugar (seja Aécio, seja Dilma), o triunfo de Marina será tranquilo.

Caso vença mesmo as eleições, Marina Silva será a 37ª Presidente do Brasil, sucedendo Dilma Rousseff. Uma de suas promessas de campanha é não concorrer à reeleição - algo que eu apoio, e que certamente também atrai simpatia para sua candidatura.

PCFilho

7 comentários:

  1. Pode ser que ela ganhe, mas não tenho a menor esperança, que haja alguma mudança estrutural no país, temos uma legislação que incentiva a troca de benefícios econômicos entre executivo e legislativo.
    Ela precisará construir uma base forte, caso contrário será engolida pelo sistema, como foi o Collor.
    Partido fraco, sem base, não consegue governar, Brasil sem governança implode e pra recuperar é muito dificil.
    Não devemos votar com coração, mas sim identificar prós e contras de uma canfidatura.Uma única pessoa não muda o país.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que ela vai levar. No fundo é por aí mesmo, a escolha é pela opção que rejeitam menos, já que grande parte da população não leva um pingo de fé no que está "governando" no momento, e também não acredita no que veio antes, representando pela figura do Aécio, que a cada dia some mais da disputa, daqui a pouco é capaz de ter tantos votos quantos os representantes dos partidos nanicos. hehehe

    ResponderExcluir
  3. Fui avisado por um amigo, por e-mail: o jornalista que previu a subida de Marina na TV foi o Diogo Mainardi, no programa Manhattan Connection.

    Está dado o crédito.

    ResponderExcluir
  4. Marina Silva representa muito dignamente o povo brasileiro, em especial a grande porção que percorreu ou percorre caminhos de lutas num país tão desigual.
    Ademais, Marina é inteligente, tem uma visão dos brasis e não vai enganar o povo como fez o PT nos últimos anos.
    Ela mudou de partido para resistir ao sistema perverso da política brasileira. É uma mulher de muita coragem e determinação. Passa muita segurança no que diz e como diz. É MARINA a presidente do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo tbm...As pessoas não vão voltar nela apenas cm o coração pq no fundo tds sabem q ela está sendo a melhor opção. ..uma pessoa muito inteligente e humilde

      Excluir
  5. Eu não contava com a covarde campanha de destruição de Marina empreendida pelo PT. Que partido sujo...

    ResponderExcluir
  6. O PT chegou ao ponto de criticar um voto da Marina do tempo em que ela era senadora... do próprio PT. (!!!!!)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.