quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 2 de agosto


1908: no Campo da Rua da Constituição, em Niterói, em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Rio Cricket, gols de Buchan, Emile Etchegaray e Oswaldo Gomes. O Tricolor seguia invicto rumo à conquista do terceiro Campeonato Carioca de sua história.

1925: no Estádio de Laranjeiras, pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca venceu a Seleção Mineira por 3 a 0. Com cinco tricolores, os cariocas formaram assim: Haroldo (Fluminense); Pennaforte (Flamengo) e Hélcio (Flamengo); Nesi (São Cristóvão), Floriano (Fluminense) e Fortes (Fluminense); Leite (Botafogo), Candiota (Flamengo), Nilo (Fluminense), Lagarto (Fluminense) e Moderato (Flamengo). O centroavante tricolor Nilo marcou os dois primeiros gols, e o atacante rubro-negro Candiota fechou o placar. Foi a segunda vitória desta Seleção Carioca, maldosamente apelidada pela imprensa paulista de "Combinado Fla-Flu". A equipe se sagraria campeã brasileira nas semanas seguintes.

1933: em amistoso interestadual, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Santos por 4 a 2. Os gols tricolores foram de Félix Cabrera, Walter Fortes, Vicentino e Álvaro.

1948: no terreno do Derby Club, foi lançada a pedra fundamental e iniciaram-se as obras da construção do Maracanã. Em menos de dois anos, seria erguido ali o maior estádio do mundo, palco que mais vezes recebeu o Fluminense na história.

1952: diante de 65.946 pessoas no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Corinthians, e sagrou-se campeão da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes! O timaço tricolor começou a partida decisiva escalado assim pelo treinador Zezé Moreira: Castilho; Píndaro e Pinheiro; Jair Santana, Edson e Bigode; Telê, Didi, Marinho, Orlando Pingo de Ouro e Quincas. No decorrer do jogo, Nestor entrou no lugar de Pinheiro, e Róbson no de Telê. Também participaram do plantel campeão os goleiros reservas Veludo e Adalberto, o zagueiro Laffayette, os médios Victor, Emílson e Jair Baptista, o ponta Lino e os centroavantes VillalobosSimões e Carlyle.
Foto: o time inicial do Fluminense, no jogo do título.
Em pé: Píndaro, Edson, Jair Santana, Bigode, Castilho e Pinheiro.
Agachados: Telê, Didi, Marinho, Orlando Pingo de Ouro e Quincas.

Aos 10 minutos do primeiro tempo, Jair Santana lançou Marinho, que foi até a linha de fundo e cruzou para Didi marcar, de cabeça: Fluminense 1 a 0! Aos 11 do segundo tempo, o Corinthians empatou com Jackson, em rebote de falta defendida por Castilho. Mesmo podendo empatar para ser campeão, o Fluminense partiu em busca do segundo gol, que alcançou aos 19 da etapa complementar, quando Pinheiro fez lançamento espetacular para a área, e Marinho cabeceou para as redes: Fluminense 2 a 1! Aos 44, Souzinha ainda empatou para o Corinthians, mas já era tarde demais para a reação. O árbitro francês Gabriel Tordjmann encerrou a partida, e o Fluminense era o campeão mundial de futebol de 1952!
O time tricolor com a Copa Rio, ainda no gramado do Maracanã.
Fluminense, campeão mundial de clubes de 1952!

1953: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, perante 51.027 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Botafogo. Os gols tricolores foram marcados por Orlando Pingo de Ouro e Marinho, justamente os dois artilheiros da Copa Rio, conquistada pelo Fluminense exatamente um ano antes.

1959: em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 4 a 0, com dois gols de Escurinho e dois gols de Waldo, todos no segundo tempo. A defesa tricolor ainda não sofreu gol na competição: quando o Canto do Rio teve sua melhor chance, um pênalti, Bira tentou tirar a bola do alcance de Castilho e chutou para fora. Este foi o 18º dos 20 triunfos consecutivos daquele time: a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista completa de resultados aqui). Aquela campanha terminaria com a conquista do título estadual pelo Tricolor.

1964: em partida do turno do Campeonato Carioca, diante de 69.802 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0, com um gol de Amoroso, aos 23 minutos do segundo tempo. Com cinco vitórias em cinco jogos, o Fluminense iniciava sua jornada rumo a mais um título estadual.

1969: em jogo da Taça Guanabara, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Botafogo, gol de Flávio, aos 37 minutos do segundo tempo. O Tricolor, que já havia conquistado o Campeonato Carioca naquele ano, levantaria também a Taça Guanabara, nas semanas seguintes.

1970: com dois gols de Flávio, ambos de cabeça, aos 26 e aos 37 do segundo tempo, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Carioca, perante uma multidão de 138.599 pagantes no Maracanã, fora os convidados. O Flamengo vinha de uma invencibilidade de 14 jogos, com 11 vitórias e 3 empates (não perdia desde 25 de abril).

1981: em jogo amistoso no Estádio José Procópio Teixeira, em Juiz de Fora, o Fluminense derrotou o Sport de Juiz de Fora por 1 a 0, gol de Cláudio Adão, aos 24 minutos do primeiro tempo.

1986: o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Sporting Gijón, na semifinal do Trofeo Ciudad de La Línea, no Estádio Municipal de La Línea, no sul da Espanha. Zurdi abriu o placar para o clube espanhol aos 4 do primeiro tempo, e Washington empatou de pênalti aos 28 da etapa complementar. Na definição por pênaltis, o Fluminense venceu por 5 a 3 e se classificou para a decisão do torneio, contra o Real Madrid, no dia seguinte (confiram aqui nas efemérides de amanhã!).

1989: o Fluminense se despediu da Alemanha Ocidental com a sétima vitória em sete jogos: 4 a 1 sobre o Bergisch Gladbach 09, no Waldstadion de Bergisch Gladbach. Os gols tricolores foram de Donizete Oliveira, Rangel, Rinaldo e Dedei.

****

Aniversariante do dia:

Rui Campos (1922), centro-médio com 30 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 1942 e 1944, quando foi negociado para o São Paulo, clube em que se tornaria ídolo. Na Seleção Brasileira, foi campeão da Copa América de 1949 e vice-campeão da Copa do Mundo de 1950.


PCFilho

2 comentários:

  1. Fluzão campeão mundial! Time extraordinário, com vários craques e uma linha de defesa gravada na boca do povo. Enfrentamos os melhores times do mundo, na época, inclusive o Penarol, base da seleção uruguaia campeã do mundo, dois anos antes. Título muito mais significativo do que a Copa Toyota, que me parece um torneio para promover esta marca de automóveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o objetivo de um Campeonato Mundial é apontar o melhor time do mundo, então obviamente a Copa Rio é mesmo mais relevante que a Copa Intercontinental. Isso é indiscutível.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.