segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 21 de agosto


1913: vestindo a camisa tricolor do Fluminense, a Seleção Carioca derrotou o Corinthian, da Inglaterra, por 2 a 1, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras). A Seleção Carioca atuou com: Harry Robinson [Paysandu]; Píndaro de Carvalho [Flamengo] e Emmanuel Augusto Nery [Flamengo]; Lawrence Andrews [Flamengo], Conrado Mutzembecker [Fluminense] e Rolando de Lamare [Botafogo]; Sidney Pullen [Paysandu], Oswaldo Gomes [Fluminense], Henry Welfare [Fluminense], Mimi Sodré [Botafogo] e Lauro Sodré Filho [Botafogo]. Antes dos dez minutos, Maxwell Woosnam abriu o placar para o Corinthian, com um chute quase do meio do campo. Ainda no primeiro tempo, Sidney Pullen empatou para a Seleção Carioca, cobrando pênalti. E, no segundo tempo, o "jogador novo e desconhecido entre nós" Henry Welfare marcou o gol da vitória brasileira (entre aspas, trecho do jornal "A Imprensa"). Esta partida tem alguns fatos interessantes:
- foi uma revanche das históricas goleadas do Corinthian três anos antes (10 a 1 sobre o Fluminense; 8 a 1 sobre a Seleção Carioca; e 5 a 2 sobre um Combinado Brasileiro), mostrando que o futebol brasileiro evoluíra consideravelmente;
- doze dias após chegar ao Rio de Janeiro, o centroavante inglês Henry Welfare jogou pela primeira vez e marcou seu primeiro gol vestindo a camisa do Fluminense - ele se tornaria o grande líder e craque tricolor nos anos seguintes;
- Píndaro, Nery e Lawrence, campeões de 1911 que saíram para jogar no Flamengo, voltaram a vestir a camisa do Fluminense por um jogo;
- foi a única derrota desta viagem do Corinthian: depois, disputariam mais cinco jogos, com quatro vitórias (4 a 0 sobre um Combinado Estrangeiro; 2 a 1 sobre um Combinado Brasileiro; 2 a 1 sobre o Paulistano; e 8 a 2 sobre a Mackenzie College) e um empate (1 a 1 com a A. A. Palmeiras);
- o Corinthian chegaria a vir para o Rio de Janeiro no ano seguinte para disputar mais partidas; no entanto, com a notícia da eclosão da I Guerra Mundial, os atletas retornariam imediatamente para se juntar às Forças Armadas do Reino Unido;
- Maxwell Woosnam, autor do gol inglês, conquistaria uma medalha de ouro e uma de prata nos Jogos Olímpicos de 1920, na Antuérpia, como tenista de duplas.
A Seleção Carioca com a camisa do Fluminense.
Em pé (os três do centro): Píndaro de Carvalho, Harry Robinson e Emmanuel Augusto Nery.
Ajoelhados: Lawrence Andrews, Conrado Mutzembecker e Rolando de Lamare.
Sentados: Oswaldo Gomes, Sidney Pullen, Henry Welfare, Lauro Sodré Filho e Mimi Sodré.

1932: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Sport Club Brasil. Os gols tricolores foram de Amaury e Preguinho.

1955: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense goleou o Madureira por 4 a 0, gols de Escurinho, Pinheiro (cobrando pênalti) e Waldo (dois).

1966: o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Bangu, em partida válida pela Taça Guanabara, no Maracanã. Os gols aconteceram no primeiro tempo: Paulo Borges marcou para o Bangu e Lula fez para o Fluminense. O Tricolor conquistaria de maneira invicta aquela competição, que era disputada à parte do Campeonato Carioca (que o Bangu venceria, em dezembro, batendo o Flamengo na decisão).

1976: o Fluminense venceu o America por 2 a 0, em jogo da primeira rodada da fase final do Campeonato Carioca, diante de 50.007 pagantes no Maracanã. Doval e Gil marcaram os gols da Máquina Tricolor, que seguia a pleno vapor rumo à conquista do bicampeonato. Vasco e Botafogo se enfrentariam no dia seguinte, com vitória vascaína por 1 a 0. A segunda rodada aconteceria poucos dias depois, com Fluminense x Botafogo no dia 25 e Vasco x America no dia 26 (confiram os resultados aqui nas próximas efemérides!).

1977: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Bonsucesso, com gols de Zezé e Doval, ambos no segundo tempo.

1983: em partida válida pelo Campeonato Carioca, perante 56.247 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 3 a 1, oferecendo ao rival um "presente de grego" no dia de seu 85º aniversário. Os gols saíram todos no segundo tempo: Aldo abriu o placar cabeceando após cruzamento de Branco aos 7 minutos, Roberto Dinamite empatou cobrando falta aos 25, e Washington decidiu aos 28 e aos 41. O Fluminense começava a empolgar sua torcida, na campanha em que conquistaria o primeiro turno (Taça Guanabara) e, posteriormente, o próprio Campeonato Carioca.
Aldo mergulha para abrir o placar, de cabeça, sem chance para Acácio: Fluzão 1 a 0!
(Foto: Jornal dos Sports.)

1984: no último amistoso da viagem ao exterior, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Chivas Guadalajara, do México, em partida realizada no Memorial Coliseum, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O gol do campeão brasileiro foi marcado por Romerito, cobrando pênalti.

1986: na sequência do giro pela Europa, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Brescia, da Itália, com um gol de Leomir, aos 22 minutos do 2º tempo. O jogo aconteceu no Stadio Mario Rigamonti, em Brescia. No dia seguinte, o Tricolor voltaria a campo, para enfrentar o Valladolid, pelo Torneio de Vigo, na Espanha.

1994: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Paraná. Os gols tricolores na partida foram de Djair e Welton.

2003: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Internacional por 1 a 0, com um golaço do jovem meia-atacante Carlos Alberto, aos 16 minutos do segundo tempo, diante de 39.545 pagantes no Beira-Rio, em Porto Alegre.

2013: na partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Goiás, gol de Samuel. O goleiro tricolor Diego Cavalieri defendeu uma cobrança de pênalti de Walter na partida. Na volta, na semana seguinte, o Tricolor perderia a vaga, com uma derrota por 2 a 0 em Goiânia.

2016: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Arruda, no Recife, o Fluminense venceu o Santa Cruz por 1 a 0, com um gol do centroavante Henrique Dourado, aos 29 minutos do primeiro tempo.

2017: em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Atlético Mineiro por 2 a 1. Os dois gols da vitória tricolor foram assinalados por Henrique Dourado, de cabeça, ambos com assistência de Gustavo Scarpa.

****

Aniversariantes do dia:

Edson da Silva, o Edinho Silva (1970), lateral-direito com 23 atuações pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1987 e 1989.

Paulo Alexandre de Souza Azevedo (1971), meio-campista com 5 gols marcados em 40 partidas disputadas pelo Fluminense, entre os anos de 1992 e 1993.

PCFilho

2 comentários:

  1. Acrescentado um evento:

    2017: em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Atlético Mineiro por 2 a 1. Os dois gols da vitória tricolor foram assinalados por Henrique Dourado, de cabeça, ambos com assistência de Gustavo Scarpa.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Texto do Futility Closet sobre o lendário Maxwell Woosnam, autor do gol do Corinthian contra a Seleção Carioca nesta partida de 21/08/1913:

    Accomplishments of Max Woosnam, the “greatest British sportsman”:

    Won gold and silver medals in tennis (on the same day) at the 1920 Olympics
    Won the doubles title at Wimbledon
    Compiled a maximum break of 147 in snooker
    Made a century (100 or more runs in a single innings) at Lord’s Cricket Ground
    Captained the British Davis Cup team
    Captained Manchester City Football Club to runner-up for the Football League Championship of 1920–21
    Captained the England national football team
    At Cambridge he represented the university at football, cricket, lawn tennis, real tennis, and golf. He was chosen to captain the British football team at the Olympics but had to decline, as he’d already committed to the tennis team. And he once beat Charlie Chaplin at table tennis with a butter knife.

    He’s not well remembered today because he never gave an interview and considered it “vulgar” to play professionally. “He achieved so much more than so many modern sportsmen without ever receiving or asking for a fraction of the praise or attention,” his daughter Penny recalls. “It would have been all too easy for him to make more of a name for himself, to seek out a place in the newspapers, but that just wasn’t him, just wasn’t what he was all about.”

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.