terça-feira, 10 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 10 de abril


1921: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Andarahy, no campo do adversário, na rua Prefeito Serzedelo Correia, graças a dois gols de Machado e três de Welfare. A partida atraiu numeroso público, que ocupou as arquibancadas e também o morro próximo ao campo do Andarahy.

1938: o Estádio de Laranjeiras sediou o Torneio Início do Rio de Janeiro. Na primeira rodada, o Fluminense eliminou o Flamengo com uma vitória por 1 a 0, gol de François Norbert Filho. Na segunda rodada, a semifinal, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o São Cristóvão, e foi eliminado no número de escanteios (2 a 0). O Botafogo acabou campeão, derrotando o São Cristóvão por 3 a 2 na decisão.

1940: em amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Corinthians por 5 a 3, com um show do centroavante Mário Milani, que marcou quatro gols (o outro tento tricolor foi de Romeu Pellicciari). Esta partida foi a estreia do ponta-esquerda Carreiro com a camisa do Fluminense. Quatro dias depois, o time tricolor conquistaria o primeiro título da temporada, vencendo o Torneio Início, em seu estádio (vide 14 de abril).

1946: em partida amistosa, diante de 19.363 pagantes no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense venceu o Corinthians por 2 a 0, gols de Toinho (aos 17 do primeiro tempo) e Orlando Pingo de Ouro (aos 8 da etapa final). Mesmo antes da estreia do recém-contratado craque Ademir Menezes, o Fluminense já mostrava força, no início de uma temporada que seria vitoriosa.

1971: na sequência do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Olaria, no Estádio do Maracanã. Com três vitórias e quatro empates na competição, o Tricolor seguia invicto, no início da campanha que culminaria na conquista de mais um título do Rio de Janeiro. Na rodada seguinte, haveria o primeiro duelo contra o Botafogo, uma partida que seria decidida por um erro de arbitragem (vide 18 de abril).

1985: em jogo disputado no Serra Dourada, em Goiânia, válido pelo Campeonato Brasileiro (então nomeado Taça de Ouro), o Fluminense venceu o Goiás por 2 a 0, gols de Washington e Romerito.

1993: na rodada final do primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Volta Redonda por 1 a 0, e conquistou assim a Taça Guanabara, de maneira invicta (com oito vitórias e três empates). O gol da vitória tricolor foi anotado pelo centroavante Ézio, aos 21 minutos do primeiro tempo. A Taça Guanabara de 1993 foi o último título conquistado pelo Fluminense em seu histórico estádio.

2005: no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, diante de 43.293 presentes (37.955 pagantes) no Maracanã, o Fluminense perdeu por 4 a 3 para o Volta Redonda. Os gols tricolores no jogo foram de Preto Casagrande (de falta), Leandro e Tuta. A partida decisiva do confronto ocorreria no domingo seguinte, quando o Fluminense se sagraria campeão com um gol no último minuto (vide 17 de abril).

2011: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio Moacyrzão, em Macaé, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Americano de Campos. Os gols da vitória tricolor foram de Darío Conca (de falta), Araújo (dois), Mariano e Marquinho.

2013: em jogo da fase de grupos da Copa Libertadores, com 38.533 presentes (35.067 pagantes) na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Grêmio. Com duas vitórias, dois empates e uma derrota, o Tricolor estava próximo de se classificar às oitavas-de-final, o que conseguiria uma semana depois, ao derrotar o Caracas no Engenhão, terminando em primeiro lugar na chave (vide 18 de abril).

2014: na partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil, diante de 26.257 presentes no Maracanã, o Fluminense venceu o Horizonte, do Ceará, por 5 a 0, gols de Darío Conca, Gum, Rafael Sobis, Wagner e Fred. A vitória foi suficiente para a obtenção da classificação, pois o Fluminense havia perdido por 3 a 1 no jogo de ida. Na etapa seguinte, o Fluminense enfrentaria o Tupi (vide 23 de abril).

2016: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Raulino de Oliveira, o Fluminense  ganhou por 2 a 0 do Volta Redonda, gols de Magno Alves e Édson.

****

Aniversariantes do dia:

Jardel Pinto Rodrigues, o Jardel (1942), atacante carioca, nascido no bairro de Laranjeiras, que atuou no Fluminense entre 1966 e 1967. Participou das conquistas do Torneio Pará-Guanabara de 1966 e da Taça Guanabara de 1966. Marcou 8 gols em 57 jogos com a camisa tricolor.

Pedro Eduardo Silva Abad (1971), atual presidente do Fluminense (desde 2017, com mandato previsto até 2019). As únicas conquistas de seu mandato até aqui foram dois turnos de Campeonato Carioca (Taça Guanabara em 2017 e Taça Rio em 2018).
Pedro Abad e seu antecessor Peter Siemsen.

Irapuan Cláudio de França Júnior, o França (1982), meio-campista que atuou 12 vezes pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 2002 e 2003. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 2002.

PCFilho

4 comentários:

  1. Posso estar enganado, mas a torcida não cantou parabéns para o Abad no jogo contra o Nacional Potosí. Acho que todo mundo esqueceu o aniversário do cara. Sacanagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, ninguém lembrou o aniversário do querido presidente...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.