domingo, 1 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 1º de abril


1923: em amistoso disputado diante de numerosa assistência no campo da Avenida da Graça, em Salvador, o Fluminense ganhou por 3 a 1 da Associação Atlética da Bahia. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Zezé e Welfare (dois). Esta foi a primeira partida do Fluminense na Bahia, e também a primeira fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Minas Gerais. O Tricolor ainda disputaria mais alguns jogos na Bahia, nas semanas seguintes.

1959: em jogo amistoso, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 0, gols de Cassiano e Breno. Os clubes se preparavam para o início do Torneio Rio-São Paulo.

1962: em amistoso no Estádio José Procópio Teixeira, em Juiz de Fora, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Sport de Juiz de Fora, gols de Edmílson e Jaburu.

1972: em partida disputada com 18.165 pagantes no Maracanã, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 1, de virada. No primeiro tempo, Coutinho abriu o placar para os alvirrubros, aos 41; na etapa final, Ivair empatou aos 14, e Silveira marcou o gol da vitória tricolor, de cabeça, completando cruzamento de Oliveira, aos 41.

1982: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de 43.667 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Ceará, gols de Hamílton Silva (contra) e Paulo Lino.

1984: na última rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense, já classificado para a fase seguinte, perdeu por 3 a 0 para o Goiás, perante 43.466 pagantes no Serra Dourada, em Goiânia. Os zagueiros tricolores Duílio e Ricardo Gomes foram expulsos, em jogo com péssima arbitragem. Na terceira fase, o Fluminense jogaria um quadrangular com Santo André, Operário de Campo Grande e Portuguesa de São Paulo. Naquela temporada, o Tricolor terminaria conquistando o segundo Campeonato Brasileiro de sua história.

1987: em partida válida pelo Campeonato Carioca, disputada no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, gol do meia João Santos, de cabeça.

2012: em jogo disputado no Engenhão, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, na sequência do segundo turno do Campeonato Carioca. Elkeson fez 1 a 0 para o Botafogo, e Fred empatou para o Fluminense, após ótima jogada de Wellington Nem pelo flanco direito. Nos minutos finais, Herrera chutou duas bolas na trave do goleiro Diego Cavalieri: onde os alvinegros viam sorte, os tricolores enxergavam a leiteria de Castilho, sempre protegendo os arcos do Fluminense. O Tricolor, vencedor do primeiro turno, já estava classificado para a decisão da competição, em que enfrentaria o mesmo Botafogo, para se sagrar campeão (vide 6 e 13 de maio).

****

Aniversariante do dia:

Washington Stecanela Cerqueira, o Washington "Coração Valente" (1975), centroavante natural de Brasília, que atuou no Fluminense nas temporadas de 2008 e de 2010. Em 2008, foi um dos grandes nomes da campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores, e também o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 21 gols. Em 2010, participou da campanha do título do Campeonato Brasileiro. Somando as duas temporadas, ele marcou 45 gols em 83 jogos com a camisa tricolor. Ao longo de sua vitoriosa carreira, o "Coração Valente" marcou ao todo mais de 400 gols, dos quais 126 em Campeonatos Brasileiros.
Washington "Coração Valente", comemorando gol na Copa Libertadores de 2008.

PCFilho

2 comentários:

  1. Washington foi um MONSTRO com a camisa do Fluminense.

    Por aquela Libertadores épica em 2008, ele merecia demais a conquista. Felizmente, voltou em 2010 e inscreveu seu nome na lista dos Campeões Brasileiros.

    Coração Valente, Guerreiro tricolor, Washington é matador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Coração Valente honrou mesmo a camisa. Sou muito fã dele.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.