sexta-feira, 27 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 27 de abril


1924: o Fluminense sagrou-se campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro, disputado no Estádio de Laranjeiras: no primeiro jogo, venceu o São Cristóvão por 1 a 0, gol de Moura Costa; na semifinal, derrotou o Botafogo por 1 a 0, gol de Welfare; na decisão, ganhou do Flamengo por 1 a 0, gol de Nilo. Esta foi somente a primeira glória tricolor naquele ano, em que o Fluminense conquistaria também o Campeonato Carioca.

1941: o Fluminense sagrou-se campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro, em General Severiano: na primeira partida, venceu o Bangu por 2 a 0, gols de Juan Carlos e Carreiro; no segundo jogo, derrotou o Bonsucesso por 3 a 0, gols de Carreiro, Pedro Amorim e Tim; na semifinal, empatou em 1 a 1 com o Flamengo, gol de Og Moreira (vitória por 2 a 0 nos escanteios); na decisão, ganhou do Madureira por 1 a 0, gol de Pedro Nunes. Naquela temporada, o Fluminense conquistaria também o bicampeonato Carioca e o Torneio Oscar Cox.

1948: na segunda rodada do Torneio Municipal, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Canto do Rio, no campo da avenida Teixeira de Castro. Emílio Ibrahim (dois), Orlando Pingo de Ouro e Rubinho marcaram os gols da vitória tricolor.

1960: em seu segundo amistoso na Inglaterra, o Fluminense venceu o Brighton & Hove Albion, da segunda divisão inglesa, por 2 a 1, no Goldstone Ground, em Hove, graças aos gols de Wilson Moreira e Maurinho. O Fluminense ainda disputaria mais um jogo em território inglês, contra o Middlesbrough (vide 2 de maio).

1966: em amistoso disputado no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do River do Piauí, gol do atacante Amoroso.

1969: na sequência do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu para o America por 2 a 0, diante de 61.278 pagantes no Maracanã. Após cinco vitórias e dois empates, esta foi a primeira derrota do Fluminense na competição (a segunda ocorreria somente na rodada final, com o título já garantido, após o Fla-Flu de 15 de junho).

1975: na decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, diante de 96.035 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, gol de Rivellino, de falta, no último minuto da prorrogação. Com a conquista do turno, o Fluminense garantia sua vaga na fase final do Campeonato Carioca, na qual superaria Vasco e Botafogo para ser campeão.

1980: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, perante 44.941 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro, graças ao goleiro Paulo Goulart, que defendeu uma cobrança de pênalti de Nelinho.

1982: em partida do Torneio dos Campeões, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Santa Cruz, com dois gols de Baiano.

1986: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Goytacaz, gols de Édson Souza e Renê.

1991: o Fluminense venceu o Cruzeiro por 2 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Renato Carioca e Pires. Com campanha de seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas, o Fluminense seguia na briga por uma das vagas na semifinal da competição.

1997: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Bangu, gols de Roni e Paulo Roberto (de pênalti).

2000: na partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Santa Cruz, graças aos gols de Agnaldo (dois) e Roger Flores (de pênalti). Como houvera empate de 1 a 1 no jogo de ida, o resultado classificou o Fluminense à etapa seguinte da competição.

2003: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Porto Alegre. O atacante Fábio Bala marcou o gol da vitória tricolor, aos 29 minutos do segundo tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Emílio Lázaro Theizen, o Emílio (1941), atacante que integrou o elenco de aspirantes do Fluminense na temporada de 1960.

Edílson Marcelo da Rocha, o Marcelo (1969), atacante alagoano, natural de Penedo, com 3 gols em 16 jogos pelo Fluminense, no primeiro semestre de 1997.

Reginaldo Fernandes da Silva, o Reginaldo (1981), meio-campista que integrou o elenco do Fluminense no ano 2000, tendo disputado três partidas pelo time principal tricolor.

PCFilho

2 comentários:

  1. Paulo Goulart se celebrizou como bom pegador de pênaltis. Pegar pênalti do Nelinho não era para qualquer um...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um arqueiro menos lembrado que outros, mas que certamente fez jus à escola tricolor de goleiros.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.