terça-feira, 27 de março de 2018

Efemérides tricolores - 27 de março


1932: em jogo do Torneio Preparatório do Rio de Janeiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Sport Club Brasil. Os gols tricolores foram de Preguinho (três), Amaury e Demósthenes.

1946: em amistoso disputado no Estádio José Procópio Teixeira, em Juiz de Fora, o Fluminense ganhou por 5 a 2 do Sport de Juiz de Fora. Os gols tricolores foram de Ismael, Carango, Pascoal e Geraldino (dois).

1948: em amistoso interestadual, o Fluminense derrotou o Santos por 5 a 0, diante de 6.274 pagantes no Estádio de Laranjeiras, graças aos gols de Simões (dois), Juvenal, Careca e Nenê (contra). Os melhores jogadores da bela vitória tricolor foram o goleiro Castilho, que manteve a cidadela intacta, e o meia-atacante Orlando Pingo de Ouro, que foi o cérebro criador das jogadas de ataque.

1955: em amistoso disputado no Estádio de Puerto Sajonia (atual Defensores del Chaco), em Asunción, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Nacional do Paraguai. Os gols tricolores foram anotados por Escurinho e Waldo (três). Foi uma bem-sucedida revanche da derrota para o mesmo adversário, na véspera (3 a 2, com Waldo e João Carlos assinalando para o Fluminense). No mesmo dia, no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1954, a Seleção Carioca perdeu por 3 a 1 para a Seleção Paulista, diante de 47.138 pagantes no Pacaembu. Os tricolores Pinheiro e Didi atuaram no escrete do Distrito Federal. A segunda partida da final ocorreria quatro dias depois, diante de uma multidão no Maracanã (vide 31 de março).

1960: em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo. Os gols foram de Paulinho e Quarentinha para os alvinegros, e do centroavante Waldo para os tricolores. Este jogo entrou para a história do futebol mundial por causa de um lance: quando Pinheiro se lesionou e desabou no gramado, Garrincha tinha o caminho livre até o gol; no entanto, o ponta alvinegro chutou a bola propositalmente para a lateral, para que o zagueiro tricolor fosse atendido; na sequência, o tricolor Altair, encarregado da cobrança do lateral, simplesmente deixou a bola quicar, percebendo que aquela posse de bola pertencia ao adversário; com estes dois nobres gestos, nascia a prática que hoje conhecemos como fair-play. Com três vitórias e dois empates, o Fluminense seguia invicto no Rio-São Paulo - terminaria sendo o grande campeão da competição.

1963: em amistoso disputado no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Combinado Americano-Municipal, gols de Edmílson e Manoel.

1976: diante de 45.327 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Olaria, em partida válida pelo Campeonato Carioca. O centroavante argentino Doval foi o autor do gol da vitória da Máquina Tricolor. Com duas vitórias e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha do bicampeonato, que seria conquistado numa memorável decisão contra o Vasco (vide 3 de outubro).

1983: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, perante 36.569 pagantes no Arruda, no Recife, o Fluminense venceu o Náutico por 1 a 0, gol de Wilsinho.

1988: em partida válida pelo Campeonato Carioca, diante de 23.094 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, gol do ponta Cacau, aos 28 minutos do primeiro tempo. O herói da vitória tricolor foi o goleiro Paulo Victor, que defendeu um pênalti cobrado por Andrade, nos instantes derradeiros do clássico. O resultado tirou a invencibilidade do rival na competição.
Paulo Victor defende o pênalti cobrado por Andrade.

1996: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 6 a 1 do Olaria. Os gols tricolores foram de César (dois), Ronald (de pênalti), Valdeir, Renato GaúchoRogerinho.

2002: na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Juventude. Magno Alves marcou o gol tricolor, nos acréscimos do segundo tempo. O jogo de volta ocorreria na semana seguinte, no Maracanã (vide 3 de abril).

2004: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Americano de Campos. Os gols tricolores foram marcados por Odvan e Romário (dois).

2011: perante 27.480 presentes (22.945 pagantes) no Engenhão, em partida do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Vasco. Este foi o sexto clássico* seguido do goleiro tricolor Ricardo Berna sem sofrer gol - um recorde na história do Fluminense.
* considerados "clássicos" os confrontos contra Vasco, Flamengo e Botafogo.

2013: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense venceu o Macaé por 3 a 1, com três gols do jovem centroavante Michael.

2014: no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Vasco, no Maracanã. O Fluminense abriu o placar com Fred, após grande jogada de Jean; e o Vasco empatou com o garoto Thalles. Três dias depois, o Tricolor perderia a segunda partida por 1 a 0, sendo eliminado da competição. Em ambos os jogos da semifinal, o Fluminense foi prejudicado pelas arbitragens - um problema recorrente no torneio carioca.

2016: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Los Larios, em Duque de Caxias, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Boavista, gols de Osvaldo, Luiz Alberto (contra) e Cícero.

****

Aniversariantes do dia:

Ricardo Gallo Ramalho, o Gallo (1962), atacante paulista com 4 gols em 19 jogos pelo Fluminense, na temporada de 1986.

Fernando Diniz Silva, o Fernando Diniz (1974), meio-campista natural de Patos de Minas, com 7 gols em 107 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 2000 e 2003. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 2002.
Fernando Diniz.

Ygor Nogueira de Paula, o Nogueira (1995), zagueiro com 31 partidas pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 2015 e 2017. Participou da conquista da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca) de 2017.
Nogueira e a Taça Guanabara de 2017.

Marlon Rodrigues de Freitas, o Marlon Freitas (1995), meio-campista do atual elenco do Fluminense, desde 2017. Até hoje, tem 2 gols marcados em 27 partidas com a camisa tricolor. Participou da conquista da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca) de 2018.
Marlon Freitas.

PCFilho

2 comentários:

  1. Garrincha e Altair foram mesmo geniais nesse dia 27 de marco de 1960. Mudaram o futebol para melhor, e para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garrincha e Altair eram dois atletas leais ao extremo.

      Tinham em campo um comportamento exemplar, de respeito ao esporte.

      Infelizmente, um tipo raro nos dias de hoje.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.