1955: em amistoso disputado no Estádio de Puerto Sajonia (atual Defensores del Chaco), em Asunción, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Nacional do Paraguai. Os gols tricolores foram anotados por Escurinho e Waldo (três). Foi uma bem-sucedida revanche da derrota para o mesmo adversário, na véspera (3 a 2, com Waldo e João Carlos assinalando para o Fluminense). No mesmo dia, no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1954, a Seleção Carioca perdeu por 3 a 1 para a Seleção Paulista, diante de 47.138 pagantes no Pacaembu. Os tricolores Pinheiro e Didi atuaram no escrete do Distrito Federal. A segunda partida da final ocorreria quatro dias depois, diante de uma multidão no Maracanã (vide 31 de março).
1960: em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo. Os gols foram de Paulinho e Quarentinha para os alvinegros, e do centroavante Waldo para os tricolores. Este jogo entrou para a história do futebol mundial por causa de um lance: quando Pinheiro se lesionou e desabou no gramado, Garrincha tinha o caminho livre até o gol; no entanto, o ponta alvinegro chutou a bola propositalmente para a lateral, para que o zagueiro tricolor fosse atendido; na sequência, o tricolor Altair, encarregado da cobrança do lateral, simplesmente deixou a bola quicar, percebendo que aquela posse de bola pertencia ao adversário; com estes dois nobres gestos, nascia a prática que hoje conhecemos como fair-play. Com três vitórias e dois empates, o Fluminense seguia invicto no Rio-São Paulo - terminaria sendo o grande campeão da competição.
1963: em amistoso disputado no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Combinado Americano-Municipal, gols de Edmílson e Manoel.
1976: diante de 45.327 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Olaria, em partida válida pelo Campeonato Carioca. O centroavante argentino Doval foi o autor do gol da vitória da Máquina Tricolor. Com duas vitórias e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha do bicampeonato, que seria conquistado numa memorável decisão contra o Vasco (vide 3 de outubro).
1983: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, perante 36.569 pagantes no Arruda, no Recife, o Fluminense venceu o Náutico por 1 a 0, gol de Wilsinho.
1988: em partida válida pelo Campeonato Carioca, diante de 23.094 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, gol do ponta Cacau, aos 28 minutos do primeiro tempo. O herói da vitória tricolor foi o goleiro Paulo Victor, que defendeu um pênalti cobrado por Andrade, nos instantes derradeiros do clássico. O resultado tirou a invencibilidade do rival na competição.
Paulo Victor defende o pênalti cobrado por Andrade. |
1996: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 6 a 1 do Olaria. Os gols tricolores foram de César (dois), Ronald (de pênalti), Valdeir, Renato Gaúcho e Rogerinho.
2002: na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Juventude. Magno Alves marcou o gol tricolor, nos acréscimos do segundo tempo. O jogo de volta ocorreria na semana seguinte, no Maracanã (vide 3 de abril).
2004: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Americano de Campos. Os gols tricolores foram marcados por Odvan e Romário (dois).
2011: perante 27.480 presentes (22.945 pagantes) no Engenhão, em partida do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Vasco. Este foi o sexto clássico* seguido do goleiro tricolor Ricardo Berna sem sofrer gol - um recorde na história do Fluminense.
* considerados "clássicos" os confrontos contra Vasco, Flamengo e Botafogo.
2013: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense venceu o Macaé por 3 a 1, com três gols do jovem centroavante Michael.
2014: no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Vasco, no Maracanã. O Fluminense abriu o placar com Fred, após grande jogada de Jean; e o Vasco empatou com o garoto Thalles. Três dias depois, o Tricolor perderia a segunda partida por 1 a 0, sendo eliminado da competição. Em ambos os jogos da semifinal, o Fluminense foi prejudicado pelas arbitragens - um problema recorrente no torneio carioca.
2016: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Los Larios, em Duque de Caxias, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Boavista, gols de Osvaldo, Luiz Alberto (contra) e Cícero.
Fernando Diniz. |
Nogueira e a Taça Guanabara de 2017. |
Marlon Freitas. |
Garrincha e Altair foram mesmo geniais nesse dia 27 de marco de 1960. Mudaram o futebol para melhor, e para sempre.
ResponderExcluirGarrincha e Altair eram dois atletas leais ao extremo.
ExcluirTinham em campo um comportamento exemplar, de respeito ao esporte.
Infelizmente, um tipo raro nos dias de hoje.