sexta-feira, 3 de abril de 2009

Futebol para Escanteio: World Baseball Classic


Como falei há algum tempo, o mote desta coluna são os esportes menos convencionais para nós aqui no Brasil (ou seja, tudo menos futebol). Isso não quer dizer que eu vá fazer aqui um freak-show, mas de vez em quando vou procurar informações interessantes sobre outros esportes que, algumas vezes, são bastante desconhecidos dos brasileiros. De mim, inclusive.

Hoje vou falar da Copa do Mundo... de Baseball! O WBC é o primeiro torneio de nível mundial que reúne os verdadeiros craques das Ligas dos EUA e do Japão, já que os Jogos Olímpicos são disputados pelos universitários destes países (talvez por isso o esporte foi chutado do calendário Olímpico). É organizado pela MLB (Major League Baseball, a liga americana) em parceria com ligas de outros países e associações de jogadores, e tem o apoio da IBAF (a FIFA do Baseball).

O torneio está em sua segunda edição (a primeira foi disputada em 2006) e a partir deste ano será realizada a cada quatro voltas da Terra ao redor do Sol. Em 2009 as partidas foram realizadas ao longo do mês de março, e a final foi no dia 23, em Los Angeles. O Japão sagrou-se campeão, aliás, bicampeão, já que vencera o torneio anterior.

Disputaram o certame os seguintes países:

Grupo A (O grupo dos olhos puxados):
China, Taipei, Japão e Coréia do Sul

Grupo B:
Cuba, África do Sul, Austrália e México

Grupo C:
Canadá, Estados unidos, Itália e Venezuela

Grupo D:
Holanda, República Dominicana, Panamá e Porto Rico

O Brasil, com sua grande tradição no esporte, infelizmente ficou de fora da competição.

Passaram para as quartas Coréia, Japão, Cuba, México, Venezuela, Holanda, Porto Rico e EUA. Os confrontos das semifinais foram Japão x Venezuela e Coréia x EUA.

A finalíssima, disputada no estádio dos LA Dodgers, foi entre Coréia do Sul e Japão. As duas equipes haviam se enfrentado duas vezes na primeira fase, com uma vitória para cada lado. O grande jogo seria, então, o tira-teima entre das duas equipes. E com grande atuação do MVP Daisuke Matsuzaka, o Dice-K, que já rendeu uma boa graninha em apostas loucas no Sportingbet, os japoneses derrotaram os coreanos.

Não vou entrar nos detalhes das partidas, até porque não entendo muita coisa. O que posso dizer é que a vitória japonesa por 5 a 3 na partida derradeira só foi concretizada no décimo inning, já que, no inning anterior, que seria o último, os coreanos conseguiram empatar o jogo em 3 a 3. Ou seja, emoção até o fim!

7 comentários:

  1. Agradecimentos especiais ao Zito, pois estava completamente sem idéias!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a ESPN transmite, estou enganado?

    ResponderExcluir
  3. Que Que ÉÉÉÉ!!!! isso Rafa??? Falta de Assunto???

    ResponderExcluir
  4. beisebol é muito complicado,sempre que vejo fico perdidinho XD

    ResponderExcluir
  5. Queria dizer algo que agregasse valor à discussão, mas não entendo "borra" nenhuma de baseball...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.