sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Nos Fla-Flus, é o ai Jesus!


Amigos, tudo começou em 1912. Nove titulares saíram do Fluminense e foram fundar o futebol do Flamengo. No campo do Fluminense, o primeiro Fla-Flu. O Flamengo era o time campeão do Fluminense, sem Oswaldo Gomes e James Calvert. O Fluminense era um time de reservas, instantaneamente promovidos a titulares. Ali, em Laranjeiras, nascia o maior clássico do futebol brasileiro. Isto porque aconteceu o milagre: os ex-reservas venceram os titulares campeoníssimos. E aquilo criou no Flamengo uma ferida eterna. E desde então, rubro-negros e tricolores quebram lanças em batalhas memoráveis, ano após ano.

A primeira grande decisão foi em 1919, também em Laranjeiras, agora um majestoso estádio. O presidente Epitácio Pessoa estava presente. E viu o goleiro tricolor Marcos Carneiro de Mendonça defender o pênalti e os dois rebotes, quando ainda estava 0 a 0. Depois viu Bacchi tomar a bola, driblar um, driblar outro e fuzilar para o gol. Era o tricampeonato do Fluminense.

O Fla-Flu voltaria a decidir o Campeonato em 1936, já no profissionalismo. Melhor-de-três em Laranjeiras, 2 x 2, 4 x 1, 1 x 1: novamente o Fluminense levantava a taça. Batatais; Guimarães e Machado; Marcial, Brant e Orozimbo; Mendes (Sobral), Lara, Russo, Romeu e Hércules. Essa escalação até hoje arrepia as testemunhas daquele certame.

Em 1941, mais uma decisão: o Fla-Flu da Lagoa. O Fluminense conquistara quatro campeonatos em cinco anos, o Flamengo havia sido o único a interromper a seqüência tricolor. O esquadrão pó-de-arroz contava com Tim, Carreiro, Renganeschi, Pedro Amorim, além dos já citados heróis de 1936. Com o goleiro Batatais atuando de braço quebrado, com Brant fisicamente esgotado, com Carreiro expulso, o Fluminense segurou o empate heróico e mais uma vez sagrou-se campeão.

Em 1963, a primeira decisão no Maracanã. O maior público da história do futebol. Escurinho perdeu o gol feito no final, e o zero a zero deu o título ao Flamengo. Pela primeira vez, o Flamengo se sagrava campeão sobre o maior rival.

A multidão voltaria ao Maracanã em 1969, para outra final Fla-Flu. E, diante da platéia colossal, Fluminense e Flamengo fizeram uma dessas partidas imortais. O Fluminense fez 1 a 0, e o Flamengo empatou. O Tricolor faz 2 a 1, e o Rubro-Negro mais uma vez empata. Mas o Fluminense voltaria a ser campeão, graças ao gol de Flávio.

Em 1972, veio a nova revanche rubro-negra. Com gols de Doval e Caio, descontando Jair, o Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 1, e sagrou-se campeão carioca.

A vingança tricolor não tardaria: em 1973, no Fla-Flu da chuva, Manfrini foi o herói. E os 4 a 2 devolveram a taça à Rua Álvaro Chaves.

Dez anos depois, em 1983, o Fla-Flu ganharia outro personagem épico: Assis. O Flamengo era o bicampeão brasileiro. E dava um passo largo para ganhar também o Carioca, com aquele 0 a 0. Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, o lançamento de Deley foi perfeito, a arrancada de Assis foi perfeita, a finalização de Assis foi perfeita. O Flamengo venceria o Bangu no jogo seguinte, e o Fluminense seria o campeão.

Em 1984, nova decisão Fla-Flu. Aos 30 do segundo tempo, Aldo cruzou e Assis cabeceou, inapelável. Assis de novo! Estava inaugurada a estátua de Fillol no Maracanã. E o Fluminense era o bicampeão.

Novo Fla-Flu decisivo ocorreu em 1991: o Flamengo vence o Fluminense por 4 a 2, e volta a ser campeão sob a batuta do maestro Júnior.

Em 1995, o centenário do Flamengo. Um time recheado de estrelas, uma torcida eufórica com a perspectiva de um ano maravilhoso. No octogonal final, o Flamengo chega a abrir oito pontos de vantagem sobre o Fluminense. Oito pontos que foram diminuindo, diminuindo, diminuindo. Ainda assim, o Flamengo levava a vantagem do empate no jogo final. Renato e Leonardo fazem 2 a 0 para o Flu, mas Romário e Fabinho empatam para o Fla. Lira é expulso, parece o fim para o Fluminense. Mas aos 42 do segundo tempo Ronald passa a Aílton. Aílton entorta Charles, e chuta. Renato mete a barriga na bola, é gol. E o Fluminense é o campeão do centenário rubro-negro.

Resumindo as decisões: em 1919, 1936, 1941, 1969, 1973, 1983, 1984 e 1995, deu Fluminense. Em 1963, 1972 e 1991, deu Flamengo. Isso sem contar os outros inúmeros Fla-Flus, que não decidiram taças, mas mexeram com os corações da multidão.

Lamartine Babo conseguiu resumir tudo, em um verso do hino do Flamengo: "nos Fla-Flus, é o ai Jesus!". E assim será mais uma vez, domingo, no Estádio Mario Filho.

PC

(mais detalhes sobre os Fla-Flus decisivos podem ser encontrados em excelente texto do amigo Alexandre Magno)

4 comentários:

  1. Shooooooow, PC! Amei especialmente esse texto, rs. VAMOS, FLUMINENSE, COM GARRA E COM RAÇA!

    ResponderExcluir
  2. PC. Você está errado!
    A expressão Ai Jesus, significa "o queridinho", "O mais querido" e não tem nada a ver com os Fla Flus! No Hino a frase diz: Mais cotado nos Fla Flus. É o Ai Jesus. na verdade são duas frases uma dizendo que o flamengo é o mais cotado e outra dizendo que é o mais querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, xará, nunca tinha lido ou ouvido essa interpretação do "ai Jesus" como "queridinho". Tem alguma fonte para essa informação?

      Para quem escuta o hino, parece muito claro que o trecho "nos Fla-Flus, é o ai Jesus!" significa "nos Fla-Flus, é um desespero, um Deus nos acuda!".

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.