sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Estou otimista

Amigos, na miraculosa jornada final de 2009, vimos um Fluminense avassalador. Após o empate com o Goiás, o Tricolor não conheceu outra palavra que não vitória. Primeiro, caiu o Atlético Mineiro, no Maracanã. A segunda vítima foi o Cruzeiro, em pleno Mineirão. De volta ao Rio de Janeiro, batemos Palmeiras e Atlético Paranaense. No Recife, caiu o Sport. Depois, o Vitória no Maracanã, e por fim o Coritiba no Couto Pereira. Isso sem contar os confrontos sul-americanos: caíram seguidamente Universidad de Chile, Cerro Porteño e LDU Quito.

Algumas dessas vitórias foram definitivas, antológicas, consagradoras. O time de guerreiros foi adotado pela torcida tricolor, e juntos os dois concretizaram o milagre da permanência. Na virada do ano, a cúpula de Laranjeiras finalmente acertou a mão: manteve 100% do time que vencera a tudo e a todos. Confesso: esse simples fato criou em mim um otimismo intenso. Isso porque confio na continuidade do trabalho. O treinador Cuca conseguira fazer o time jogar um futebol dinâmico, ao mesmo tempo brilhante e aguerrido. Time mantido, treinador mantido: tudo indicava que podíamos esperar um grande ano para o Fluminense.

Escrevi que tudo indicava, no pretérito, e já me corrijo: tudo indica que podemos esperar um grande ano para o Fluminense. Nada mudou: o time atual é exatamente o mesmo que teve aproveitamento de campeão em 2009.

Em 2010, apesar de estar fora da final da Taça Guanabara, o Fluminense ainda tem um retrospecto razoável. Contra os pequenos, foram seis jogos, com cinco vitórias e um empate (quando não valia mais nada). Nos clássicos, dois jogos: a derrota para o Flamengo e o empate com o Vasco. Vejam o aproveitamento da defesa: nos oito jogos, somente cinco gols sofridos, e todos eles num só jogo. Nas outras sete partidas, Rafael foi uma bastilha inexpugnável.

Na derrota para o Flamengo, o Fluminense fez um primeiro tempo arrebatador. O atual campeão brasileiro foi encurralado, massacrado, humilhado. Disse humilhado, e repito: humilhado. Talvez tenha sido a maior humilhação que o Flamengo já viveu. E este foi o grande erro do Fluminense: humilhar o Flamengo. No segundo tempo, o rubro-negro voltou possuído por uma força sobrenatural, e conseguiu virar a partida. Porém, a virada não apaga o fato de que o Fluminense sobrou no primeiro tempo. Mesmo jogando sem o centroavante Fred, o Fluminense conseguiu encurralar o Flamengo. E, se o campeão brasileiro foi assim massacrado, é porque a equipe tricolor tem mesmo grande potencial.

No empate com o Vasco, o Fluminense teve menos volume de jogo, é verdade. Mas também é verdade que criou as melhores chances. Fred acabava de retornar ao time e, sem ritmo, desperdiçou todos os gols feitos. Se uma das chances tivesse entrado, era o Fluminense que estaria na final, não o Vasco. E convenhamos: Fred ainda tem muito crédito. Ademais, precisamos reconhecer que o empate é um resultado normal em um clássico. Mesmo os grandes times da história do futebol carioca tropeçavam nos clássicos.

É por isso que continuo com meu irremediável otimismo. Para mim, o Fluminense é, hoje, o melhor time atuando em solo brasileiro. Tenho certeza de que veremos, na Taça Rio e na Copa do Brasil, o Tricolor em seu esplendor máximo. Por isso, tenho muita esperança de ver os troféus de 2010 no melhor destino possível: a Rua Álvaro Chaves.

Pelo amor de Deus, não confundam otimismo com arrogância. Meu otimismo está sempre acrescido de humildade. A humildade que é - e sempre foi - a maior arma do Fluminense.

E isso é tudo.

PC

11 comentários:

  1. O que você falou faz sentido. Mais tenho medo, depois do primeiro tempo contra o Flamengo, o time se perdeu, não reencontrou o seu futebol.

    E justo no jogo que o time de guerreiros voltava a jogar bem, fomos eliminados nos pênaltis.

    Mais acredito no trabalho do Cuca, daremos a volta por cima !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O texto fala tudo.
    O discurso terrorista de uns e outros é infundado, besteira liberada pela imprensinha mulamba pra tentar desestabilizar seu algoz eterno.

    ResponderExcluir
  4. PC, concordo com você, e poderíamos ter feito os mesmos 5 gols no fla-Flu, oportunidades não faltaram! Agora, o time precisa ter sempre em mente que deve ser guerreiro, lutar do começo ao fim da partida. Esse é o grande trunfo do nosso Tricolor. E, claro, com a volta de Dalton e Maicon, além de André Lima no banco, estaremos mais fortalecidos. Rumo ao topo!
    Sds. Tricolores!
    Leandro

    ResponderExcluir
  5. o Flu não ganhou do Coritiba
    O time é uma droga.
    TREME SEMPRE NA HORA DE DECIDIR.
    O PHILLIPPE NÃO TREMEU.
    GELATINA ROYAL DEVIA PATROCINAR O TIME.
    Nossa participação no carioca é como o Chaves, vc sabe o final e aceita do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  6. Acho que este elenco do Fluminense é um dos mais homogêneos do país, só não temos reserva pro Fred (até temos o André Lima, mas o Fred é acima da média), pois o Equi Gonzalez substitui o Conca tranqüilamente (pena que ele se machucou) e temos 5 zagueiros de nível, nosso único problema é ter um reserva pro Everton.

    ResponderExcluir
  7. sei la,espero que voce esteja certo,ta na hora de ganhar um classico já

    obs:quem vem jogando ofutebol masi bonito pra mim é o santos =P

    ResponderExcluir
  8. Jampa, dizer que não vencemos o Coritiba é não condizer com a realidade. O empate era nosso, então vencemos, sim.

    O que até poderia ser questionado no texto é a vitória sobre a LDU... mas só isso.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.