domingo, 14 de fevereiro de 2010

Sobre o árbitro de Botafogo x Flamengo


Atendendo a pedidos, faço aqui breve histórico do árbitro Luís Antônio Silva dos Santos, que apitará a segunda semifinal da Taça Guanabara, entre Botafogo e Flamengo, na quarta-feira. Analisarei principalmente suas atuações em grandes jogos.

Em 2003, ele apitou Vasco 1 x 0 Fluminense, jogo válido pelo returno do Campeonato Brasileiro. Sua atuação foi considerada boa.

Em 2004, Luís Antônio apitou a semifinal da Taça Guanabara: Flamengo 2 x 0 Vasco. Sua atuação foi boa. O momento de maior tensão foi a troca de empurrões entre o vascaíno Morais e o rubro-negro Jônatas, mas ambos foram corretamente expulsos.

Ainda em 2004, Luís Antônio foi o árbitro da final da Taça Guanabara, entre Fluminense e Flamengo. O Flamengo venceu por 3 a 2, e a atuação do juiz foi excelente, sem interferência no resultado.

Ainda em 2004, o Índio, como é conhecido, apitou Vasco 4 x 0 Fluminense, pela Taça Rio. Sua atuação mais uma vez foi boa, sem influência no resultado da partida.

Ainda em 2004, Luís Antônio apitou a primeira partida da final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Vasco. A vitória rubro-negra por 2 a 1 também não foi influenciada pela atuação do árbitro.

Ainda em 2004 (parece que nesse ano alguém gostava muito dele na Federação!), o Índio foi o juiz de Vasco 4 x 0 Botafogo, jogo válido pelo turno do Campeonato Brasileiro.

Em 2005, o Índio apitou Botafogo 1 x 1 Vasco, jogo válido pela primeira fase da Taça Guanabara. Mais uma vez, não houve muitas reclamações a respeito de sua atuação. A final da Taça Guanabara de 2005 também foi apitada por Luís Antônio: Volta Redonda 0 x 0 Americano (Voltaço 3 x 2 nos pênaltis).

Ainda em 2005, Luís Antônio apitou a final da Taça Rio, entre Fluminense e Flamengo. O Fluminense venceu por 4 a 1, no dia seguinte à morte do Papa João Paulo II, tão identificado com a torcida tricolor. A atuação de Luís Antônio mais uma vez foi boa, sem maiores influências no resultado da partida.

Em 2006, mais uma semifinal de Taça Guanabara no currículo do Índio: Botafogo 2 x 1 Americano, mais uma atuação considerada correta.

Em 2008, o Índio apitou a semifinal da Taça Guanabara, Botafogo 2 x 0 Fluminense. Neste clássico, ele teve sua atuação comprometida por um erro grave. Quando o jogo ainda estava empatado, anulou gol legal do tricolor Washington. No restante da partida, foi bem, exceto pela tolerância com a cera do Botafogo. Expulsou corretamente o alvinegro Triguinho e o tricolor Thiago Silva, e ainda assinalou corretamente pênalti do tricolor Ygor no alvinegro Túlio.

Ainda em 2008, Luís Antônio apitou a finalíssima do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Botafogo. A vitória rubro-negra, de virada, por 3 a 1, não foi influenciada pela atuação do juiz.

Já em 2009, houve muita polêmica em mais um Botafogo x Flamengo apitado pelo Índio: a final da Taça Rio. A vitória rubro-negra, por 1 a 0, foi manchada por diversas interpretações equivocadas do árbitro. O capitão rubro-negro Fábio Luciano distribuiu bordoadas durante os noventa minutos, sem a devida punição. O lateral flamenguista Juan conseguiu cavar diversas faltas, enganando Luís Antônio ao se atirar. No lance do gol rubro-negro, aos 17 minutos do segundo tempo, houve falta clara no alvinegro Léo Silva, ignorada pelo árbitro.

O último clássico apitado pelo Índio foi, coincidentemente, o último Botafogo x Flamengo, válido pelo Campeonato Brasileiro de 2009. O Flamengo venceu por 1 a 0, no Engenhão, com gol de Adriano. O Índio assinalou corretamente pênalti do rubro-negro Airton no alvinegro André Lima. Adiantando-se, Bruno defendeu a cobrança de Lúcio Flávio. O juiz errou ao não mandar voltar a cobrança.

Conclusões:
Como se pode ver no retrospecto de qualquer juiz normal, todos os clubes possuem vitórias e derrotas sob seu apito. Se a lista de jogos com erros é extensa, a de jogos com boas atuações também o é. Árbitros são humanos, e podem errar. Na humilde opinião deste escriba, não houve má intenção nas partidas com atuação ruim.

Tudo o que desejamos é uma arbitragem isenta, que não prejudique o espetáculo.

Estamos de olho.

PC

3 comentários:

  1. Acho que foi esse índio que apitou um Vasco 2x0 Flamengo (2009) e expulsou uma galera, se nao me engano 3 de um lado e 2 de outro, ou 2 de cada... nao sei
    Houve muita reclamação, mas no meu ponto de vista, ele apenas fez cumprir a regra, independente de quantos ja haiam sido expulsos ou advertidos com amarelo

    PS.: Nao tenho certeza se foi ele, mas de qualquer jeito, espero que nao manche seu currículo na quarta-feira. Pelo seu post, até agora ele tem um bom retrospecto

    ResponderExcluir
  2. Este juiz pode até ter um bom retrospecto, mas eu particularmente não gosto da sua arbitragem. Ele parece querer chamar a atenção do jogo para ele e ao mesmo tempo tem medo dos jogadores. Ele pode até apitar corretamente, mas não me passa confiança.

    ResponderExcluir
  3. Diante dessas duvidas ou nao....Só sei que ele é Flamenguista DOENTE..portanto qualquer finalista ou semi...que envolver o mengao....ficam de olho nele...porq normalmente o resultado e sempre muito complicado para o time oposto ao FLAMENGO..Olho nele federação.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.