terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Recordar é viver - O retorno do goleiro aposentado

Continuando a série de histórias da Libertadores...

Cochabamba, Bolívia, 13 de outubro de 1981.

Amigos, quando achamos que já vimos de tudo em futebol, surge mais um fato inusitado. Por exemplo, o incrível azar dos bolivianos do Jorge Wilstermann, semifinalista da Copa Libertadores de 1981. Na mesma semana, os três goleiros do plantel boliviano tiveram problemas. Assim, o clube chegou ao dia do jogo contra o Flamengo sem um arqueiro disponível! Resultado: tiveram que ir buscar o aposentado Issa em casa.

Imagino a surpresa de Issa quando recebeu a proposta cruel: "quer levantar do sofá para enfrentar o Flamengo de Leandro, Júnior, Adílio e Zico?". Issa poderia ter negado. Afinal, já marcara seu nome positivamente na história do futebol boliviano, como na épica vitória do Jorge Wilstermann sobre o poderoso Peñarol, na já distante Copa Libertadores de 1966. Mas Issa aceitou o desafio, e foi para debaixo dos arcos, defender a meta do Jorge Wilstermann.

As testemunhas presentes no Estádio Felix Capriles, em Cochabamba, não conseguem esquecer a cena. Era difícil segurar o riso, diante da figura rechonchuda do goleiro Issa. Ele não merecia aquelas gargalhadas: afinal, teve uma atitude corajosa, que poucos jogadores aposentados teriam. Com um agravante: sem receber um tostão furado, por puro amor ao distintivo.

Para um goleiro totalmente fora de forma, Issa até teve uma boa atuação. O Flamengo só venceu por 2 a 1, gols de Baroninho e Adílio, Melgar descontando. O titular Pérez voltou à equipe no jogo seguinte, e o Jorge Wilstermann não precisou mais dos serviços de Issa. O Flamengo venceu o jogo do Maracanã por 4 a 1, e assegurou a vaga na final da Copa Libertadores de 1981, contra o Cobreloa, do Chile. Após ganhar no Rio e perder em Santiago, o rubro-negro venceu em Montevideo, conquistando assim o mais importante título de sua história.

PC

Ficha Técnica: Jorge Wilstermann/BOL 1 x 2 Flamengo.
Fase semifinal da Copa Libertadores da América de 1981.
Data: 13/10/1981.
Local: Estádio Felix Capriles (Cochabamba, Bolívia).
Jorge Wilstermann: Issa; Bengochea, Navarro, Villalón e Trigo; Enriquez, Aviero e Villaroel; Salguero, Taborga e Bendelack (Melgar).
Flamengo: Raul; Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita (Lico), Nunes e Baroninho (Nei Dias). Técnico: Paulo César Carpegiani.
Árbitro: E. Labó (Peru).
Gols: Baroninho e Adílio (Flamengo); Melgar (Jorge Wilstermann).

(esse texto foi baseado no cômico relato de Francisco Moraes, torcedor do Flamengo, que encarou dias de viagem por terra para assistir a essa partida ao vivo, em Cochabamba)

2 comentários:

  1. O Flamengo é um time de muita sorte...3 goleiros incapacitados!

    Tem coisas que só acontecem com o Flamengo! Bem diferentes daquelas que só acontecem com o Botafogo...

    ResponderExcluir
  2. kkk, ele podia agarrar a meta do WascO no domingo! sonharam que seriam campeões. mas acordaram com a cara no chão duro feito de cimento.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.