terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A votação do orçamento do Fluminense

Amigos, aconteceu no dia 26 de janeiro de 2010 a votação do orçamento de 2010, pelo Conselho Deliberativo do Fluminense Football Club. Este escriba não esteve presente, mas alguns amigos relataram para ele o verdadeiro circo de horrores que presenciaram. Meus leitores - se é que vocês existem - merecem saber.

Apesar de conter erros primários de contabilidade - de acordo com advogados e contadores presentes - o orçamento foi aprovado. O professor Eduardo Coelho, em um trabalho excepcional, listou em seu blog os nomes de todos os conselheiros presentes, e seus respectivos votos. É a primeira vez que vejo uma lista de conselheiros do Fluminense assim, publicada na internet. Como seria bom que o Fluminense fosse mais transparente para a torcida interessada! Quem quiser conferir o post do professor, clique aqui.

Farei agora minhas observações sobre os votos de alguns dos conselheiros do Fluminense. O primeiro nome a chamar minha atenção na lista é o de Roberto Horcades Figueira, o atual presidente do clube. É curioso ver que Horcades pode votar a aprovação do orçamento de sua própria gestão. Mas mais curioso ainda é ver que seu voto é de abstenção! Inacreditável, não?

Ainda na parte de conselheiros natos (esses serão conselheiros do Fluminense enquanto estiverem vivos), nomes famosos estão presentes, como os dos ex-presidentes Francisco Horta (que votou a favor do orçamento) e Sylvio Kelly dos Santos (que se retirou em protesto). Outros nomes que muitos tricolores já ouviram são os de Marcos José Torres Furtado e Milton Jacob Mandelblatt, militantes ativos na política do clube há algum tempo. Apesar de dizerem que pregam mudança, Furtado e Mandelblatt votaram a favor do tosco orçamento apresentado.

Passo agora à parte dos conselheiros eleitos (esses só têm um mandato de 3 anos, e serão substituídos pela chapa vencedora das eleições de novembro). Dos 150 conselheiros eleitos que deveriam estar presentes, apenas 112 assinaram o caderno de presença, sendo que alguns deles se retiraram antes da votação.

O Grupo Político Flusócio, que lançará Peter Siemsen como candidato à presidência em novembro, tem três conselheiros eleitos (em 2007, como parte da chapa que ficou em segundo lugar no pleito). O grupo escreveu, em seu blog, que utilizou seus votos para reprovar o orçamento apresentado. O conselheiro Alexandre Vasconcellos não compareceu à reunião. Já Claudio Gonçalves Maes estava ausente (compareceu à reunião, mas saiu antes da votação). Apenas Fernando Augusto de Simone de fato votou contra o orçamento apresentado. Como a transparência é um dos pilares de seu discurso, a Flusócio deveria informar melhor os tricolores a respeito de suas próprias ações.

Ainda na parte dos conselheiros eleitos, cabe parabenizar a atitude dos conselheiros Ivan Cavalcanti Proença e Ivan Guimarães Proença, que abandonaram a reunião antes da votação, para protestar contra a absurda aprovação que estavam presenciando.

Tanto critiquei aqui a aberração do orçamento, mas pouco justifiquei. De acordo com meus amigos presentes à reunião, advogados e contadores, a previsão total de gastos é um valor claramente inferior ao que de fato será gasto. Já a arrecadação prevista é um valor superestimado, que até pode ser atingido, mas depende de um aproveitamento extraordinário de bilheteria e marketing. Em suma: o Fluminense está contando com os ovos, mas a galinha ainda não os pôs.

Hoje, o Conselho Deliberativo está se reunindo novamente, para realizar a reunião de "reprogramação orçamentária" do exercício de 2009. Isto é, hoje eles tentarão explicar por que gastaram mais e arrecadaram menos que o previsto, no ano passado. Alguém aí duvida que, em fevereiro de 2011, precisaremos de uma nova "reprogramação orçamentária"?

PC

(mais sobre esse assunto no post do amigo Marco Aquino, no Pavilhão Tricolor)

8 comentários:

  1. Palhaçada, hein, PC!
    Há tempos existe algo de podre no reino das Laranjeiras...
    Por isso, faço o seguinte apelo: TORNEM-SE SÓCIOS, TRICOLORES! Só assim poderemos garantir um futuro digno para o nosso grande amor.

    ST

    ResponderExcluir
  2. PavTri se aproximando do Ideal Tricolor é?
    umn...

    ResponderExcluir
  3. Rev. Albuquerque,

    Não sei como você chegou a esta conclusão.

    De qualquer forma, aviso que os textos aqui postados são de minha autoria, e refletem a minha opinião pessoal.

    As decisões do Pavilhão Tricolor são postadas no site do Pavilhão Tricolor.

    ST,
    PC

    ResponderExcluir
  4. Nao estou nem um pouco por dentro desse assunto, mas so um comentario sobre um detalhe q vc escreveu...

    Sem querer defender esse presidente MAravilhoso hehe, mas talvez ele tenha justamente se abstido pq concorda que eh realmente meio absurdo ele poder votar p/ aprovacao do orcamento de sua propria gestao...

    Mas vai ver foi por algum outro motivo bizarro qq hehe

    ResponderExcluir
  5. LeoH,

    Segundo os relatos, o Horcades só votou em abstenção depois de ver que a votação estava ganha.

    Antes, seu voto era favorável. hehehe

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto. Assim como eu, milhares de tricolores não conheciam os nomes dos conselheiros. A maioria dessa corja age como praga e impede o Fluminense de alcançar coisas maiores. As torcidas organizadas não protestam contra esses caras, porque recebem ingressos de graça das mãos dos mesmos. São fantoches que assistem esses absurdos, como a aprovação de um orçamento aparentemente absurdo.

    ST

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.