quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Botafogo na final


Amigos, começo descrevendo os comportamentos da torcida antes do grande jogo. Os torcedores do Botafogo viviam, desde a semana passada, uma angústia infinita. Cada alvinegro sentia, em sua carne e em sua alma, uma ansiedade sem fim. Cada cidadão em General Severiano exalava pessimismo, à espera do clássico de tanta rivalidade.

Já a atmosfera rubro-negra era diferente. Encontrei, em Friburgo, um amigo flamenguista. E ele estava possuído de um irremediável otimismo. Confessou-me que comemoraria a vitória com muitos fogos, candelas, bombinhas e piscas. Perguntei-lhe se não havia qualquer coisa de suicida naquela alegria prévia. Mas nada!, nada!, nada! abalava sua confiança no triunfo flamengo.

Após aquela conversa, pensei de mim para mim mesmo: "o Botafogo vai passar". Aprendi essa lição com o mestre Nelson Rodrigues. Amigos, sempre que o ser humano está prestes a viver uma catástrofe, ele cai num otimismo pétreo e obtuso. Foi assim em Hiroshima, na manhã dominical da bomba. Nada manchava a ternura da grande cidade nipônica: nenhum presságio, nenhuma tensão. De repente, ocorre o clarão hediondo: era o fim.

Foi assim também com o Flamengo, ontem à noite, no Estádio Mario Filho. O quadro da Gávea fez 1 a 0, e aí então é que nenhum rubro-negro conseguia imaginar a derrota. No gol de Vinícius Pacheco, após tabela com Vágner Love, o otimismo flamenguista se transformava em certeza.

Porém, ainda no primeiro tempo, o Botafogo empatou. Herrera girou bem em cima de Álvaro e chutou. O goleiro Bruno espalmou, e Marcelo Cordeiro encheu o pé no rebote. Era o gol de empate, calando a maioria rubro-negra no Maracanã.

Veio o segundo tempo, e com ele chegaram muitas emoções. O empate significaria a horrenda disputa de pênaltis. Então, os técnicos Andrade, do Fla, e Joel Santana, do Bota, resolveram que precisavam vencer. No rubro-negro, entrou Petkovic. No alvinegro, entrou Caio. E foi Caio o herói da noite. Aos 37, Herrera escorou para Caio, e o jovem chutou para vencer Bruno. Era o gol da classificação botafoguense.

Não posso encerrar sem citar Jefferson, o goleiro do Botafogo, que foi uma verdadeira muralha. Defendeu múltiplos disparos, evitou gols certos, e também é responsável pela vaga na final.

Final que será a oportunidade da revanche contra o Vasco. Se o Botafogo vencer por um mísero 1 a 0, terá devolvido - com juros e correção monetária - os 6 a 0 da primeira fase. Afinal, o que importa no final das contas é o destino da Taça Guanabara. Será São Januário, ou será General Severiano?

PC

13 comentários:

  1. Esse é o campeonato da quebra de tabus...1º vasco vencer o Flu nos penaltis em semi finais, depois o Bota derrubar o fla depois de dez jogos e agora o vasco, enfim, vencer o botafogo em uma final! digo e repito: a defesa do vasco é péssima no jogo rasteiro e excelente no jogoaéreo( a única jogada do alvinegro, no momento)...Domingo o RJ [é preto e branco1 abs, leandro

    ResponderExcluir
  2. O Flamengo caiu do mesmo cavalo que o Fluminense no Fla Flu. Otimismo demais. Os 2 melhores times do rio não estão na final.

    Muito bom texto PC

    ST

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a crônica.
    Mas por que não falou nada sobre a péssima atuação do árbitro que mais uma vez favoreceu o flavorecido?

    A atuação do Índio foi patética. 3 botinudos mulambentos deveriam ser expulsos. Juin, que deu um pontapé virando um botafoguense e abusou das faltas como sempre. Toró, que agrediu um oponente quando já tinha um amarelo, e logo depois fez outra falta dura. E Álvaro, que tbm já tinha amarelo qndo fez falta idêntica à de Alessandro em Willians, só o botafoguense levou amarelo.

    Por vencer sendo roubado e por apresentar um futebol mais consistente que o do Vasco considero o Botafogo favorito à conquista da Taça Guanabara.

    ResponderExcluir
  4. O que mais me alegrou, foi ver os gols no Jornal da Globo e ouvir o Caio Ribeiro dizendo que o Vasco estava um degrau acima do Botafogo, por isso era favorito.

    Tomara que deem o Vasco como campeão. E do jeito que a imprensa é, nao me surpreendo se ja começarem a pensar num Vasco x Flamengo na grande final.

    A torcida do Botafogo em números foi péssima, a amarela tava vazia. Mas se quantidade fosse qualidade, a torcida do Flamengo nao seria calada pela pequena torcida do Botafogo, desde o gol de empate até o final do jogo.

    Que venha o Vasco! E que venha de salto bem alto.
    Que eles comemorem bem os três pontos que ganharam naquele 6x0, porque o Botafogo vai entrar pra ganhar a Taça. 0,5 x 0 basta.

    ResponderExcluir
  5. estava vendo a disputa de penaltis entre fluminense x vasco num bar,e haviam muitos flamenguistas que nao faziam a minima questão de esconder que queriam pegar o vasco na final,assim que o alan perdeu o penalti,TODOS os flamenguistas comemoraram e muitos falaram que ja eram campeões,minha amiga (mulamba) perguntou para meu amigo (mulambo) "e ai,vamos na final?" eu perguntei a eles se ja tinham passado pelo botafogo e ela respondeu "não tenho a menor duvida que passaremos" e riu.


    ahhh o salto alto,sempre fazendo suas vitimas,e dessa vez era um salto alto ABSURDO,ja davam a vitoria como certa.

    xupa flamengo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Ramón. O juiz foi um mal intencionado, um bandido. Quase expulsou injustamente o Fahel (fez um papelão) numa falta que não era de cartão. Depois, tremeu nas bases e não quis expulsar o Álvaro e o Toró. Lamentável. Marcou todas as faltinhas para os Merdões, enquanto que ignorava as do Botafogo. Enfim, fez de tudo para o Mal vencer, mas se lascou.

    ResponderExcluir
  7. Todos os flamenguistas que estavam perto de mim estavam torcendo pro Fluminense no jogo contra o Vasco.

    Ontem foi realmente uma queda do salto e o mais curioso foi ver meu irmão reclamando que o segundo gol do Botafogo foi irregular pois nem falta foi, o que é verdade, mas nenhum flamenguista que tripudia de quem reclama de arbitragem pode reclamar de arbitragem.

    ResponderExcluir
  8. Bem feito, pra Rede Globo e bem feito pra torcida do Flamengo, quando o meu Fluminense perdeu do Vasco sábado um monte de amigos flamenguistas meus falando que o Fluminense não prestava pra nada que perdia pra um time ruim como o vasco e que o time deles iria arrazar o Botafogo na semifinal e ensinar ao Fluminense como se ganha do Vasco, e ontem eu comemorei muito a derrota do Flamengo para o time mais fraco dos 4 grandes do Rio.

    e eu digo só uma coisa

    CHORA MULAMBADA

    ResponderExcluir
  9. Ver os urubus cairem de seu voo, não tem preço! É preciso ter humildade! Nosso Flu perdeu o maldito fla-Flu pq não jogou com a raça que deveria e deu tudo certo para eles. Mas nem todo dia se vence. Domingo não tem favorito. Aliás, não existe nenhum favorito nesse campeonato. O 'bicho papão' mostrou que não era tão assustador assim. Vamos lá, Flusão!!!

    ResponderExcluir
  10. O Botafogo é uma fortaleza e sua torcida jamais se renderá. O Framenguiu jogou melhor. mas o que importa é bola na rede. além disso, é mole jogar bem com 12 jogadores. dessa vez, o maior craque deles, ídolo maior do clube, não fez a diferença. ele bem que tentou. mas o império do mal não conseguiu dessa vez.

    ResponderExcluir
  11. Sou (agora)Botafogo desde criancinha.Torço pra que o Império do Amor fique igual ao Sávio ,Romário,e Edmundo de tempos atráz.Latiam,mas não morderam ninguem.
    Excelente comentário seu,PC,como sempre.

    ResponderExcluir
  12. Boa


    Apesar da obvia (e as vezes um pouco recorrente demais) influência rodriguiana, o texto ficou bem legal


    ADEUS IMPÉRIO DO MAL!!!

    TETRA È UM LUXO QUE SÓ O FLU TEM

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.