domingo, 21 de fevereiro de 2010

Uma vitória para Nilton Santos


Amigos, não há no mundo espetáculo igual ao Maracanã lotado. A bela festa alvinegra das torcidas de Botafogo e Vasco só ameaçou ser estragada quando se percebeu que vascaínos haviam comprado ingressos do setor botafoguense. Esse exemplo de incivilidade não pode mais ocorrer: os setores de cada clube precisam ser respeitados. Que bom que a confusão logo se dissipou. Antes do jogo, um fato curioso: as duas torcidas unidas, num canto provocando o Flamengo: "cadê o Império do Amor?".

A atmosfera da partida foi marcada pela tensão típica de uma decisão. No primeiro tempo, o dramático zero a zero persistiu. Tanto Botafogo quanto Vasco desperdiçavam inúmeras chances. Nas arquibancadas e cadeiras do Mario Filho, todos roíam as unhas, consumidos por uma angústia infinita. O Vasco levava algum perigo nos dribles do garoto Philippe Coutinho. Ele ainda não pode nem dirigir um carro, mas já consegue infernizar zagueiros em campo. A principal jogada do Botafogo era a bola parada de Lúcio Flávio, com Herrera e El Loco Abreu na área.

Veio o segundo tempo, e como nada mudava, o treinador Joel Santana, do Botafogo, resolveu lançar mão de seu talismã, o jovem Caio. E ele mais uma vez entrou para mudar a partida. A defesa vascaína só conseguia parar Caio com falta. O Botafogo, que jogava recuado, começava a gostar de atacar. Quando Fábio Ferreira cabeceou na direção do gol, um segundo de silêncio assolou o Maracanã. A bola estufou a rede de Fernando Prass, e então houve o urro colossal: gol! Gol do Botafogo!

No minuto seguinte, o juiz Marcelo de Lima Henrique expulsou o vascaíno Nilton, por entrada desleal. A certeza do triunfo tomou conta da torcida do Botafogo. Triunfo que se confirmou no pênalti de Titi em Abreu. O próprio uruguaio cobrou: Botafogo 2 a 0.

Sabem o que é mais engraçado? É que já estava escrito, há milhares de anos, que o Botafogo venceria a Taça Guanabara de 2010, numa final contra o Vasco. Aqui mesmo nesta coluna fez-se o vaticínio, quando aquele torcedor barrigudo queimou a camisa do Botafogo, por ocasião da goleada vascaína. Aquele pedaço de pano glorioso transformou-se em mártir, e passou a potencializar os jogadores alvinegros. Após aquele jogo e aquele martírio, chegou Joel, e não se interrompeu mais a ascensão do Botafogo para a glória. Na época, escrevi aqui que a Joana d'Arc botafoguense talvez ainda fizesse o clube campeão. E de fato fez.

Em 1965, na primeira Taça Guanabara, ocorreu um Vasco x Botafogo na fase inicial. Garrincha desintegrou a defesa vascaína, e o Botafogo venceu facilmente. Acontece que, na final, Vasco e Botafogo voltaram a se enfrentar. Oldair anulou o Mané, e ainda fez seu gol: o Vasco acabou campeão.

Em 2010, a história se repetiu, com papéis trocados. Ocorreu um Botafogo x Vasco na fase inicial. Dodô desintegrou a defesa botafoguense, e o Vasco venceu facilmente. Acontece que, na final, Botafogo e Vasco voltaram a se enfrentar. Fábio Ferreira anulou Dodô, e ainda fez seu gol: o Botafogo acabou campeão. Os idiotas da objetividade dirão: coincidência, pura e absoluta coincidência! Eles se recusam a enxergar o óbvio: que já estava tudo escrito, há milhares de anos.

Joel, o treinador mais campeão no Rio de Janeiro desde Flávio Costa, dedicou a Taça Guanabara a Nilton Santos. Segundo ele, "a Enciclopédia" teve papel fundamental na conquista. Joel sabe das coisas: Nilton Santos sempre tem um papel fundamental nas conquistas alvinegras. O Botafogo só foi campeão hoje, porque um dia o maior lateral-esquerdo de todos os tempos molhou sua camisa. Hoje, cada jogador que veste o glorioso manto recebe sua inspiração.

E é por isso que o Botafogo levantou hoje mais uma taça. Foi uma bela conquista, e o mais importante: foi uma conquista acrescida de martírio. A Joana d'Arc que ardeu em chamas no Engenhão continuará potencializando os atletas alvinegros. Os adversários que se cuidem.

PC

Ficha Técnica
21/02/2010 - Botafogo 2 x 0 Vasco
Competição: Campeonato Carioca (Decisão da Taça Guanabara).
Local: Maracanã (Rio de Janeiro/RJ).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Ricardo Maurício Ferreira de Almeida (RJ).
Público: 66.957 pagantes (81.902 presentes).
Renda: R$ 2.078.890,00.
Botafogo: Jefferson; Wellington, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lúcio Flavio (Caio) e Marcelo Cordeiro; Herrera e El Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
Vasco: Fernando Prass; Élder Granja, Fernando, Titi e Márcio Careca; Nilton, Léo Gago (Magno, depois Rodrigo Pimpão), Souza (Rafael Carioca) e Carlos Alberto; Dodô e Philippe Coutinho. Técnico: Vagner Mancini.
Gols: Fábio Ferreira, aos 25 do segundo tempo; e El Loco Abreu, aos 38 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Léo Gago, Titi (Vasco); Marcelo Cordeiro, Fábio Ferreira (Botafogo).
Cartões vermelhos: Nilton e Titi (Vasco).

28 comentários:

  1. Quando o Fluminense perdeu aquele jogo pro Vasco eu pensei:"Quem vai ganhar a Taça Guanabara é o Botafogo"

    Hoje, mesmo sendo tricolor, eu me arrisco dizer que o Botafogo será campeão estadual.

    ResponderExcluir
  2. O MLH não marcou um pênalti escandaloso no primeiro tempo!
    Ele bem que tentou, mas não conseguiu: Botafogo campeão!

    ResponderExcluir
  3. Ja li diversas crônicas sobre o título da TG, muitas escritas por botafoguenses. Mas sabe-se lá porque, a melhor foi escrita por um tricolor.

    Parabéns PC...

    ResponderExcluir
  4. Minoru e Rubens, parabéns pelo título!

    Torçam para a final ser um Clássico Vovô. Não acontece desde 1971. Os dois clubes precisam desse grande jogo.

    Rubens, obrigado pelo elogio, e pelo prestígio de sempre.

    ResponderExcluir
  5. O desacreditado Botafogo levou a taça GB! Mais um tapa na cara dos idiotas da objetividade!
    Sem hipocrisia, eu, como flunática, torcia pela derrota do Vasco. Mas preferia q fosse nos penaltis.
    ST

    ResponderExcluir
  6. PC, mais uma vez a imprensa paulista tenta colocar o Fred em São Paulo.

    Desta vez foi o PVC, reconheço que ele é talvez o melhor comentarista do Brasil, porém acho que estas especulações de que um banco que nunca teve negócios com o Palmeiras compraria o Fred, passaria para o clube paulista e que o Fred gostaria de sair do Fluminense é muita viagem pro meu gosto.

    A imprensa de São Paulo continua no vício de subestimar os times cariocas, principalmente o Fluminense e o Botafogo. É verdade que temos problemas estruturais sérios, mas também é verdade que algumas coisas estão um pouco melhores que no passado: o campo das laranjeiras esta sendo reformado, temos uma boa comissão técnica, um elenco bastante homogêneo e muito superior ao do Palmeiras.

    ST.

    ResponderExcluir
  7. mais uma vitima do salto alto,os vascainos ja davam o jogo como ganho.

    parabens Joel
    parabens Botafogo

    ResponderExcluir
  8. Adoro os comentários da Fernanda Greco. Ela não apenas queria que o Vasco perdesse; desejava que perdesse com máximo sofrimento. hehehehe cruel!!!!!

    Montanha, só esse ano o Fred já se transferiu para Cruzeiro, São Paulo, Inter, Palmeiras e uns 10 clubes europeus... PVC é palmeirense doente, e está forçando a barra, assim como fez no caso do Thiago Neves.

    ResponderExcluir
  9. PC, ele também já transferiu o Conca para o Palmeiras.

    Voltando ao assunto do post, acho que time do Vasco não sabe jogar contra boas marcações visto que contra o Fluminense e contra Botafogo o time deles não rendeu nada no ataque, só ciscou.

    O mais engraçado é que eu estava torcendo para que o gol da vitória fosse do Fael.

    ResponderExcluir
  10. Palmeiras não tem bala na agulha para pegar o Fred. O máximo que eles fazem é aliciar jogadores do Sertãozinho e Mogi Mirim.

    ResponderExcluir
  11. Quem já viu o contrato do Fred garante: é IMPOSSÍVEL ele sair para qualquer clube brasileiro. Ponto final.

    Achei muito bonito o Joel homenagear o Nilton Santos.

    ResponderExcluir
  12. Na verdade nem pensei dessa forma, mas até q foi boa a ideia. O lance mesmo era q eu queria q fosse sem graça. Q o Bostafogo não saísse tão bem... acho q estão se enganando, pq o time é muito fraco!
    E qto ao Fred, rezo muitooo pra ele ficar no Flu por muito tempo! Indispensável!

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre torço para ter disputa de pênaltis nos jogos que não são do Fluminense e da Seleção. É emoção na certa hehehehehe! (Pimenta no prato dos outros...)

    Fred só sai do Fluminense pro exterior, e mesmo assim fica no mínimo até a Copa.

    ResponderExcluir
  14. O Fred é indispensável, invendável e imprestável.

    ResponderExcluir
  15. O Botafogo é uma fortaleza que jamais se renderá. que essa vitória sirva de lição. é preciso ter respeito no futebol. vamos lá, vascaínos! comemorem agora a goleada que deram em cima da gente! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu já sabia!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. E' PC, vimos um primeiro tempo diferente (eu so' vi o 1º tempo).

    Vi um Vasco com maior tempo de posse de bola e sem saber o que fazer com ela. Sem laterais que apoiassem, o Vasco atacava pelo meio, e assim ate' o Fael consiguiu marcar bem.

    Do lado do Bota, chutão pra' frente, bola bem alta e deixa que o "Loco Abreu" se vira.

    E as melhores chances de gol foram do Bota, que ainda foi garfado no penalti não marcado.

    E jogo típico de decisão e' um neologismo (não tão "neo" assim) para "jogo ruim", como normalmente e' uma decisão.

    E mais uma vez o Dodo some em campo, quando mais se precisa dele.

    ST

    ResponderExcluir
  18. Em tempo.

    Parabéns, Botafogo.

    Levou a TG com méritos

    ResponderExcluir
  19. Até parece que o Fred vai largar o Flu pra se juntar ao time de amarelões em crise...

    ResponderExcluir
  20. CARAIIIIIIIIIIIII FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Paulinho, tu tá virando profeta!!! haiuhaiuuia

    Vitória da inteligência sobre a técnica! Por isso futebol é o q é :)

    ResponderExcluir
  21. Acho melhor tu apagar o post da joanna dark, vai que neguin lê, associa uma coisa com outra e começa a queiamr todas as camisa do botafogo heehehe

    Melhor, nào apaga não... Sei-lá né, deu certo ;)

    ResponderExcluir
  22. Do jeito que botafoguense é superticioso, eles vão começar a queimar camisas antes dos jogos...que vai gostar disto é a distribuidora de material esportivo e os camelos.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.