Amigos, a FIFA anunciou ontem os árbitros escolhidos para a Copa do Mundo de 2010. Um brasileiro está na lista: o gaúcho
Carlos Eugênio Simon. Na opinião deste escriba, é uma escolha acertada, pois Simon é mesmo o melhor árbitro brasileiro. Apesar de a imprensa tupiniquim criticá-lo muito, sua carreira é marcada por atuações seguras. Evidentemente, ele errou aqui e ali, mas é impossível um árbitro passar a carreira toda sem errar.
Dois auxiliares brasileiros também estarão na África do Sul: o gaúcho Altemir Hausmann e o paranaense Roberto Braatz.
Simon será o primeiro brasileiro a apitar em três Copas do Mundo - ele também esteve nas edições de 2002 e 2006. Confira os cinco jogos que ele apitou nesses Mundiais:
02/06/2002 - Inglaterra 1 x 1 Suécia - Saitama Stadium (Saitama/JAP)
13/06/2002 - México 1 x 1 Itália - Oita Stadium (Oita/JAP)
12/06/2006 - Itália 2 x 0 Gana - AWD-Arena (Hannover/ALE)
19/06/2006 - Espanha 3 x 1 Tunísia - Gottlieb-Daimler-Stadion (Stuttgart/ALE)
24/06/2006 - Alemanha 2 x 0 Suécia - Allianz Arena (München/ALE)
Antes de Simon, três brasileiros haviam apitado em duas Copas: Mário Vianna (1950 e 1954), Armando Marques (1966 e 1974), e Arnaldo César Coelho (1978 e 1982). Arnaldo apitou a final da Copa, em 1982. Romualdo Arppi Filho também apitou a decisão, em 1986. Se tudo correr bem na África do Sul, Simon não poderá apitar a finalíssima. Tenho certeza que ele se satisfará com outras partidas. :)
Outros cinco árbitros sul-americanos participarão do Mundial: o paraguaio Carlos Amarilla, o colombiano Oscar Ruiz, o uruguaio Jorge Larrionda, o chileno Pablo Quinteros... e ele, o argentino Hector Baldassi. Apesar de suas desastrosas arbitragens nas competições sul-americanas e nas Olimpíadas de Pequim, Baldassi ganhou mais uma chance da FIFA. Bola fora... (as grandes seleções que se cuidem, afinal Hector adora uma zebra!)
"Olha onde você tá metendo essa mão, Hector!"
Confira abaixo a lista completa de árbitros escolhidos para a Copa do Mundo de 2010:
Ásia (AFC)
Al Ghamdi (ARA)
Ravshan Irmatov (UZB)
Mohd Salleh (MAS)
Yuichi Nishimura (JAP)
África (CAF)
Mohamed Benouza (ALG)
Koman Coulibaly (MLI)
Jerome Damon (AFS)
Eddy Allen Maillet (SEY)
Américas Central e do Norte (Concacaf)
Joel Antonio Aguilar (ELS)
Benito Archundia (MEX)
Carlos Alberto González (GUA)
Marco Antonio Moreno (MEX)
América do Sul (Conmebol)
Carlos Amarilla (PAR)
Hector Baldassi (ARG)
Jorge Larrionda (URU)
Pablo Quinteros (CHI)
Oscar Ruiz (COL)
Carlos Eugênio Simon (BRA)
Oceania (OFC)
Michael Hester (NZL)
Peter O'Leary (NZL)
Europa (UEFA)
Olegário Benquerença (POR)
Massimo Busacca (SUI)
Frank de Bleeckere (BEL)
Martin Hansson (SUE)
Viktor Kassai (HUN)
Stephane Lannoy (FRA)
Roberto Rosetti (ITA)
Wolfgang Stark (ALE)
Alberto Mallenco (ESP)
Howard Webb (ING)
PC
É inacreditável que a imprensa continue criticando o Simon com argumentos derrotados. É uma falta de compromisso com a verdade digna de imprensinha marrom. Triste de se ver...naturalmente a Globo iria preferir a escalação do Marcelo de Lima Henrique...relaxa gloebbels! O frafracomengo não joga a copa!!!
ResponderExcluirO Baldassi deve ter um apadrinhamento daqueles. Os erros da Libertadores a FIFA deve desconhecer já que caga solenemente pra competição, mas o da Olimpíada...lamentável.
O Simon é o melhor arbitro do Brasil, isso não quer dizer que ele é perfeito, ele erra como todos, mas ele age com independência e sem pensar em agradar terceiros, isso que é importante.
ResponderExcluir