domingo, 21 de fevereiro de 2010

Recordar é viver - Garrincha em dia de joão


Rio de Janeiro, 5 de setembro de 1965.

Amigos, a Taça Guanabara foi uma idéia maravilhosa. Vejam a presença de ontem no Maracanã: mais de 115 mil pagantes, para uma renda superior a 70 mil cruzeiros. Uma audiência tão colossal está aí para comprovar que a primeira edição da taça foi um sucesso total.

Boa parte dessa multidão foi ao Maracanã para ver Garrincha. Convenhamos, o Mané é a alegria do povo. Desconfio que, se ele resolvesse jogar sozinho no Maracanã, sem os outros 21 jogadores, nós iríamos ao estádio mesmo assim.

No jogo anterior, o Botafogo venceu o Vasco com uma facilidade impressionante: 3 a 0. Na ocasião, Garrincha fez Oldair de gato e sapato. O Mané desintegrou a defesa vascaína, assim como fizera com os soviéticos em 1958. Foi um verdadeiro baile do Botafogo sobre o Vasco. A atuação fantástica de 11 de agosto dava ao Botafogo a condição de favorito na final da Taça Guanabara.

O lateral-esquerdo Oldair, do Vasco, treinou muito durante o mês, para evitar repetir a atuação de "joão" diante de Garrincha. As testemunhas dos treinamentos do Vasco, dirigidos pelo lendário Zezé Moreira, viram um Oldair aplicado, um Oldair esforçado, chegando antes e saindo depois dos outros.

Quando começou a decisão, Garrincha logo partiu com a bola, para cima de Oldair. Com um carrinho limpo, irretocável, o lateral vascaíno desarmou Mané. E seria assim durante todo o jogo: Garrincha tentava o drible, e Oldair desarmava, perfeito. Garrincha não conseguia passar uma vez sequer por Oldair. Por uma tarde, Oldair parecia o Garrincha que enlouquecia os joões, e Garrincha parecia mais um joão.

Aos 40 do primeiro tempo, Zezinho passou a Oldair. O herói que parava Garrincha fez mais: o chute da entrada da área foi traiçoeiro. A bola quicou na frente de Manga, enganando o goleiro do Botafogo: Vasco 1 a 0.

Aos 5 do segundo tempo, Mário avançou pela esquerda, foi à linha de fundo, e cruzou rasteiro. Manga saltou sem sucesso, e o afobado Paulistinha chutou contra a própria meta: Vasco 2 a 0.

O treinador Zezé Moreira então armou o Vasco para manter o resultado, tocando inteligentemente a bola. Os botafoguenses Paulistinha e Roberto ainda foram expulsos, facilitando a tarefa vascaína. No finalzinho, o olé consagrava o Vasco como primeiro campeão da Taça Guanabara.

Quando o capitão vascaíno Brito ergueu a taça, a derrota da primeira fase estava definitivamente vingada. A torcida vascaína cantava, em coro uníssono. Primeiro, "é campeão!". Depois, "1, 2, 3, Botafogo é freguês!". Por fim, "Garrincha foi joão, e o Vasco é campeão!".

E isso é tudo.

PC

Ficha técnica: Vasco 2 x 0 Botafogo - Decisão da Taça Guanabara de 1965.
Local: Maracanã (Rio de Janeiro).
Data: 05/09/1965.
Vasco: Gainete; Joel, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Luisinho, Célio, Mário e Zezinho. Técnico: Zezé Moreira.
Botafogo: Manga; Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Airton e Gerson; Garrincha, Sicupira, Jairzinho e Roberto. Técnico: Admildo Chirol.
Árbitro: Frederico Lopes, auxiliado por Eunápio de Queiroz e Claudio Magalhães.
Gols: Oldair, aos 40' do primeiro tempo; e Paulistinha contra, aos 5' do segundo tempo.
Público: 115.064 pagantes.
Renda: Cr$ 72.927,38.

2 comentários:

  1. Esse jogo mostra que até o maior gênio do futebol pode perder. Pena o João do Flamerda não perceber.

    ResponderExcluir
  2. texto absurdamente foda. parabéns PC.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.