quinta-feira, 24 de março de 2016

Não vai ter golpe?



Nestes dias derradeiros do governo petista, o grito de guerra dos seus cada vez mais escassos defensores é: "não vai ter golpe". Todos nós, brasileiros de bem, sabemos que o impeachment não é golpe, mas sim um instrumento da nossa democracia, previsto na Constituição de 1988, nossa Carta Magna (aquela que o Partido dos Trabalhadores não quis assinar). E também temos evidências concretas de que a presidente Dilma Rousseff cometeu crimes de responsabilidade, e portanto está sujeita a este instrumento.

A presidente será deposta, se as nossas instituições funcionarem. E isto não será um "golpe" do Brasil contra o PT. Mas este texto não é sobre o nosso fictício "golpe", essa invenção das perturbadas mentes petistas. Este texto é sobre o golpe real: o golpe que o Partido dos Trabalhadores e seus soldados estão tentando aplicar na República Federativa do Brasil.

O Poder Judiciário, independente como tem que ser, descobriu o maior esquema de corrupção da história do mundo moderno. O juiz federal Sérgio Moro e sua brava equipe obtiveram provas que levaram políticos poderosos, diretores de estatais e executivos de grandes empreiteiras e bancos para trás das grades. Sabem aquela frase que todo mundo já ouviu, dizendo que, no Brasil, só pobres e pretos vão para a cadeia? Então, estes corajosos funcionários públicos acabaram com isso. E no processo já recuperaram mais de três bilhões de reais para os cofres públicos.

Vilão principal dessa história maligna, o Partido dos Trabalhadores tenta fabricar a narrativa de que está sendo "perseguido pela oposição". Seus integrantes encarcerados seriam "presos políticos" de um "estado de exceção". Eles só não explicam como um partido que está no poder há 13 anos e que indicou 8 dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, 6 dos 7 ministros do Tribunal Superior Eleitoral e 26 dos 31 ministros do Superior Tribunal de Justiça pode ser perseguido por um "estado de exceção".

A Operação Lava Jato já havia decretado centenas de "conduções coercitivas". Ninguém reclamava de nenhuma "condução coercitiva". Ninguém dava um pio sequer contra as "conduções coercitivas". A gente nem sabia o que era "condução coercitiva".

Isso até o juiz federal Sérgio Moro ordenar a "condução coercitiva" de Lula. Pronto, mexeram com o Lula, e com o Lula não se pode mexer. A tal da "condução coercitiva" passou a ser o maior absurdo da história da República. Ao levar Lula para depor, o Brasil automaticamente se transformava em um "estado policial".

Tudo é diferente para eles quando se trata de Luiz Inácio. Em dezembro de 2010, quando o WikiLeaks jogou no ventilador centenas de documentos que comprometiam o governo dos Estados Unidos, e seu fundador foi preso, o próprio Lula afirmou que "quem divulga não é culpado". Pouco mais de cinco anos depois, entretanto, quando os telefonemas de Lula é que foram expostos, Sérgio Moro, o responsável pela divulgação, se transformou no inimigo número um da democracia. Lula era mais uma vez uma pobre vítima do "estado policial".

Esta terça-feira, dia 22, o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki tirou de Sérgio Moro o poder de investigar Lula, que até segunda ordem era um cidadão sem foro privilegiado. Cria-se, especialmente para Lula, uma situação inédita na história da República: nos próximos sete, dez ou quinze dias, até o caso ser julgado pelo pleno do STF, o sujeito não pode ser julgado por ninguém, não pode ser preso preventivamente por ninguém. Mesmo após tantas tentativas de driblar a Justiça, ele ganha uma semaninha ou mais de folga.

Resta alguma dúvida de que ele aproveitará esse tempo para articular mais manobras a favor da quadrilha que comanda, e contra a democracia brasileira? Já andou fazendo discursos bizarros como "a economia a gente resolve amanhã, mas evitar o 'golpe' é hoje", para sua plateia amestrada de admiradores bocós.

Gozando de super-direitos, Lula é o único brasileiro investigado pelo Poder Judiciário que não pode ser conduzido para depor, não pode ter suas conversas gravadas, e não pode nem mesmo ser julgado, condenado ou preso. Ele tem um salvo-conduto, como aquele cartão de "saída livre da prisão" que nossos colegas mais sortudos tiravam no sorte-ou-revés do saudoso "Banco Imobiliário".

O ex-presidente é um super-cidadão, amigos.

Luiz Inácio Lula da Silva se considera o primeiro brasileiro inimputável desde Nossa Majestade o Imperador Dom Pedro II do Brasil. Como bem definiu minha amiga, a advogada Maria Isabel, "o estado de exceção criado para Lula é o golpe".

Para o povo brasileiro, no entanto, não restam dúvidas: o Partido dos Trabalhadores é hoje uma organização de bandidos, Lula é o grande líder da quadrilha que pilhou a nação, e Dilma é parte inseparável do projeto criminoso de poder. A insistência deles em solapar nossa democracia não nos fará esmorecer.

Eles perderão essa guerra, e não será por 'golpe' algum: será pelas Leis que eles insistem em desprezar, pelo trabalho de bravos servidores que não se intimidam, e pela pressão do povo que eles tanto oprimiram. Nossas vozes são nossas armas, e elas não se calarão jamais. Aux armes, citoyens!

PCFilho

12 comentários:

  1. PC, respeito sua opinião, mas me parece um pouco exagerada a insistência em "acabar" com o PT, que merece sim ser responsabilizado pelos graves erros do governo Dilma e a possível e até provável culpa do Lula. Mas esse escândalo vergonhoso foi protagonizado por diversas instituições como você mesmo citou e tantos partidos (ao menos 18), inclusive o PT mas não apenas ele. Concordo que o impeachment não seria um golpe, mas na minha modesta opinião o 13 foi responsável pelo Mensalão, já esse "Petrolão" foi uma roubalheira tão grande e que teve participação de tanta gente que não pode ser colocado na conta de um só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago,

      Desculpe, mas não dá para desassociar o Petrolão do PT, não. O escândalo aconteceu (acontece) durante o governo do PT, com diretores da Petrobras indicados pelo PT, com uma generosa parcela do dinheiro desviado para campanhas do PT.

      Obviamente, há participação de outros partidos, especialmente PMDB e PP (aliados do PT, vale lembrar). Mas o partido fundamental deste escândalo é, sim, o PT.

      José Dirceu foi novamente preso no Petrolão. O tesoureiro Vaccari também está preso. Até um senador do PT já foi preso.

      Eu quero, sim, a extinção do PT, porque o PT quer a extinção da nossa democracia, e pela nossa democracia eu vou lutar até o fim. Ou você não se revolta com o PT tentando blindar Lula da Justiça? Tentando passar por cima do Legislativo e do Judiciário? Não dá, não dá.

      Que sejam todos investigados, sem dúvida. Não tenho bandido de estimação. Agora, não dá pra colocar todo mundo no mesmo balaio, não. Os chefões precisam receber a punição que merecem, muito mais que os peixes pequenos do esquema.

      Excluir
    2. são visões diferentes as nossas, como disse e repito respeito a sua e concordo com os argumentos, inclusive gostaria de dizer que o seu blog é um belo espaço pra debate tanto de quem comenta quanto as suas respostas, sempre com discussões em alto nível, sem xingamentos e com argumentos como deveria ser em todo lugar.

      Voltando ao assunto, também me decepcionou muito essa postura do Lula que admirava como grande presidente que foi, mas sendo culpado cedo ou tarde vai ser preso, como José Dirceu no mesmo Ministério foi. A questão do exagero que citei acho que foi até baseada pelo que tenho acompanhado na imprensa, em especial a Rede Globo, porque pelo que dizem o valor do tal Triplex é imensamente menor do que as as contas do Eduardo Cunha no exterior e Aecio que cansa de ser citado na Lava-Jato e quando aparece por lá é pra propagar o falso moralismo tucano. Sei que o Luis Inacio é uma personalidade politica maior, mas não se ve o mesmo tratamento da imprensa com possíveis fraudes do presidente da Câmara e um senador que recebeu 50 milhões de votos pra presidente.

      Infelizmente não vejo nenhuma luz no fim do túnel, só nos resta torcer pra que eles finalmente tomem vergonha na cara e a população lembre bem dos nomes dos corruptos. Mas se até o Collor já está de volta, duvido muito que isso aconteça.

      Excluir
    3. Obrigado pelos elogios ao blog.

      Eu não perco as esperanças no Brasil, não. O PT se mostrou uma organização criminosa, então que sigamos a Constituição, tiremos a quadrilha do poder e coloquemos lá quem for de direito. Caso o(s) substituto(s) também seja(m) corrompido(s), tiramos também. Até acharmos alguém que respeite as nossas Leis.

      Se tudo for feito dentro da Constituição de 1988 (como o impeachment), tudo certo. Só não existe é solução fora da nossa Carta Magna.

      Excluir
    4. por nada, tenha certeza de que são merecidos.

      O PT divide opiniões porque fez muita coisa boa e muita m**** também, há quem olhe só pelo lado positivo ou negativo, entendo quem seja grato e quem esteja revoltado.

      Perdi boa parte da esperança na politica, grandes partidos corruptos e talvez os outros só não sejam tanto por falta de espaço. Se justifica por virmos de governos reeleitos e com escândalos: privataria tucana, mensalão e agora o petrolão.

      Se deixaram levar pela maldita ganancia, colocaram o dinheiro acima de tudo, se ferraram e ferraram com o povo.

      Mas a esperança no Brasil eu não perco jamais, apesar de tudo amo esse país, não a bandeira ou símbolos mas essa gente maravilhosa que tem aqui. O negócio é fazer o bem, ajudar o próximo e seguir a vida, porque apesar de qualquer pancada nunca tiramos o sorriso do rosto.

      Excluir
    5. A tal da "privataria tucana" nunca foi comprovada. Não faço nenhuma defesa do PSDB, só votei neles nas últimas eleições por absoluta falta de opção. Mas essa "privataria" me parece apenas uma grande obra de ficção inventada pelo PT para denegrir a imagem de adversários políticos.

      E eu não perdi a esperança na política, não. É lá que está a solução para o nosso problema. O que os poderoso quer em é exatamente isso: que percamos a esperança, desistamos política e os deixemos à vontade...

      Excluir
    6. *O que os poderosos querem é...

      Excluir
    7. uma pena que não tenha sido provada, mostra que nossa justiça nem sempre é justa. Existe o livro com documentos que apresentam indícios e evidências de irregularidades nas privatizações que ocorreram durante o governo FHC, com amigos e parentes de Serra. Ninguém seria tão leviano de publicar um livro com mentiras, muito menos um jornalista vencedor de vários prêmios Esso.

      Comigo era o contrário, gostava do PSDB, mas fui conhecendo melhor e hoje é partido que mais detesto. Basta ver que Alckmin vai afundando o estado mais rico do país, Beto Richa quebrou o Paraná, Aecio se dizia tão bom governador e perdeu com uma margem considerável em Minas, Yeda Crusius chegou a sofrer ameaça de impeachment no RS não vingou mas ficou em 4º na eleição seguinte. Todos eles governadores e tucanos, se diziam ter a solução mas na verdade eram mais outro problema. Isso pra exemplificar um caso de corrupção nacional e maus governos em alguns dos maiores estados do país, além de ter pé de chumbo e afundar onde pisam ainda se mostram tão indignados com a corrupção mas não passa de falso moralismo, sempre estão envolvidos no meio, exemplo mais recente é o Aecio Neves.

      Pensei que essa virada tinha sido com o PT no governo Lula, tirando o caso do Mensalão só se via noticias boas nos jornais: era o país crescendo, inflação diminuindo, cada vez mais gente saindo da miséria, índices de aprovação do governo batendo recorde e etc. Mas agora a Dilma da um show de incompetência, país em crise, noticias ruins, desemprego aumentando...

      Tem gente tão descrente que chega a pedir a volta da ditadura, sou totalmente contra mas como politica tem sido um mar de decepções onde o povo sempre paga a conta pelos erros deles, estão cansados de tanta roubalheira que veem solução até nisso. E a indignação pela incompetência historicamente e até atualmente não é só com o governo federal, mas estadual e municipal também.

      Torço muito pra que o país entre nos trilhos, que possamos discutir quem foi melhor e mais contribuiu, ao contrário de hoje que é sobre quem foi mais ladrão e/ou incompetente.

      Excluir
    8. As acusações do livro A Privataria Tucana nunca chegaram nem perto de ser comprovadas.

      Mais que isso: em fevereiro de 2013, Amaury Ribeiro Jr. e a Geração Editorial foram condenados pela Justiça a pagar indenização ao ex-governador José Serra, por dano moral e eleitoral, pela publicação do livro A Privataria Tucana.

      É o que sempre digo: se o PSDB foi mesmo tão corrupto, por que o PT não o levou à Justiça, apresentando as provas para que fossem condenados?

      O PT quer, há muito tempo, ser o poder supremo do Brasil. Decidir tudo, condenar seus inimigos, absolver seus comparsas, independentemente das instituições democráticas do Brasil.

      Não passarão. Nossa democracia não será solapada por um projeto criminoso de poder. O Poder Judiciário fará a sua parte, apesar das absurdas obstruções de justiça que o PT tenta fazer.

      Excluir
    9. não sabia desse fato e fui pesquisar pra me interar do assunto, parece que foi uma indenização de R$ 1 mil pelo fato do livro ter sido lançado em época de campanha quando o Serra era candidato a presidente e teria sido entendido como oportunismo, mas não pelo conteúdo do livro.

      Enfim, o Amaury costuma falar mais que a boca, além do que pode provar. Mas são muitos documentos, mais de 100 páginas, inclusive 3 deputados tucanos assinaram o pedido pra abertura da CPI proposta pelo deputado comunista Protógenes Queiroz, foi aberto mas ele disse em discurso na Câmara que foi engavetado pelos na época presidentes do PT, Marco Maia, e Henrique Eduardo Alves, do PMDB. Mas porque o PT foi contra???

      Então pesquisando, li um texto que me chamou a atenção (link: http://www.blogdacidadania.com.br/2011/12/por-que-governo-e-cupula-do-pt-nao-apoiam-a-cpi-da-privataria/ ).
      Essa parte mais ainda: "De repente, o rigor com a corrupção que a tantos encantou durante os últimos nove anos, sumiu. E o governo e a cúpula do PT parecem achar, no mínimo, que se forem condescendentes com os adversários serão poupados mais adiante, quando surgirem denúncias contra esse governo."
      E surgiram denúncias contra esse governo, sabemos que a oposição tem rabo preso, mas a pressão mesmo é popular não tanto dos opositores. Se isso for um fato real é muito preocupante, a situação ter aliviado pra oposição e agora vice-versa, o Brasil seria um circo e nós os palhaços.
      Politica é um negócio muito nebuloso.

      Excluir
  2. PC, cada um tem direito a uma opinião. Acho que o Impeachment não vai rolar pois falta base. Esse circo todo que estão fazendo é pura palhaçada e sensacionalismo. Sou tricolor, votei no Lula, votei na Dilma e, se o Lula vier pra concorrer em 2018, votarei nele de novo. O avanço do Brasil nos anos do PT é inegável, só cego não vê.

    Noves fora as diferenças políticas, tenho apenas uma crítica (construtiva) a lhe fazer:

    Como tricolor, primamos pela fidalguia, educação, fair play e caráter. Não me parece uma atitude Tricolor segregar quem pensa como você de cidadão de bem e o resto é o resto. Talvez um pouco mais de cuidado com as palavras seja benéfico nesses momentos. Eu, como tricolor e votante do PT, me senti ofendido, tanto pela tradição do meu time como pelo meu jeito de pensar. Nunca julgarei ninguém por sua posição política, assim como nunca deixarei de defender o que acredito.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco,

      Eu não estou segregando ninguém. Respeito as opiniões contrárias, como deve ser numa democracia. Quem "segrega" é o PT, não nós. Foi Lula que, num inflamado discurso na Avenida Paulista, sugeriu "que rasgassem as veias de quem se manifesta de verde e amarelo". Foi Lula que, num telefonema, disse que seus capangas "iam dar porrada nos coxinhas". Foi Lula que disse que "vai botar o exército do Stedile na rua".

      Nós só queremos que a Justiça seja feita. Nossas manifestações são pacíficas e ordeiras. Queremos apenas o cumprimento da Constituição.

      Lamento muito que você ainda não tenha enxergado que os males provocados pela organização criminosa chamada Partido dos Trabalhadores superam e muito o suposto "avanço do Brasil". Que avanço é esse que fez o número de empregos diminuir em DOIS MILHÕES em um ano e meio? Que avanço é esse em que temos que conviver com SESSENTA MIL homicídios anuais? O avanço petista é uma MENTIRA. Espero que um dia você descubra isso.

      Saiba que eu já votei no PT. Eu fui um dos enganados por essa quadrilha. Só que eu acordei.

      O que estamos fazendo não é "circo", não é "palhaçada", não é "sensacionalismo". E o impeachment vai passar, sim. Esse governo não chega a dezembro. Não pode chegar, sob pena de continuarmos nos afundando naquela que já é a maior crise de nossa história.

      Abraço!

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.