domingo, 20 de março de 2016

City x United - Transmissão ao vivo (20/03/2016)



Neste domingo, dia 20 de março, às 13:00 de Brasília, no Etihad Stadium, em Manchester, no noroeste da Inglaterra, Manchester City e Manchester United fazem o clássico da cidade, em partida válida pela Premier League, o Campeonato Inglês. O jogo será transmitido ao vivo para o Brasil somente pelo canal de TV por assinatura Fox Sports 2.

Ao longo da história, os rivais de Manchester já se enfrentaram 170 vezes, com 49 vitórias do City, 51 empates e 70 vitórias do United, 207 gols do City e 216 gols do United. O primeiro duelo aconteceu no dia 03/10/1891, quando o Newton Heath (atual United) venceu o West Gorton (atual City) pelo placar de 5 a 1.

O último encontro entre United e City se deu no dia 25/10/2015, no Old Trafford, estádio do Manchester United. Na ocasião, os clubes empataram em 0 a 0. A partida foi válida pelo primeiro turno da Premier League.

Um jogador em especial marcou a história do Dérbi de Manchester: o lendário futebolista escocês Denis Law. Após iniciar sua carreira no Huddersfield Town, Law jogou no City entre 1960 e 1961, quando foi vendido ao Torino, da Itália, por £110.000 (um recorde na época). Em 1962, no entanto, ele voltou a Manchester, para defender o United (a transferência de £115.000 quebrou o recorde anterior).

No Manchester United, Law se transformou em ídolo, com 237 gols marcados em 404 partidas (é o terceiro maior goleador da história do clube, e tem o humilde apelido de "King"). No entanto, após 11 anos no United, Law voltou ao City para encerrar a carreira. E então, quis o destino que, na penúltima rodada do Campeonato Inglês, em pleno Old Trafford, já aos 35 minutos do segundo tempo, Law marcasse um golaço de calcanhar, que eliminava qualquer chance de o United escapar do rebaixamento naquela temporada:

Como se pode ver no vídeo, Law não teve nem coragem de comemorar o gol que rebaixava o clube que o tornara um mito. Ele foi substituído imediatamente, e nunca mais jogaria pelo Campeonato Inglês. Aquela partida sequer terminou, com a torcida enfurecida do United invadindo o gramado aos 40 minutos da etapa final.

No fim, o gol de Law não fez diferença alguma, porque, mais tarde naquele dia, o Birmingham City venceu seu jogo, significando que o United seria rebaixado mesmo se tivesse vencido o seu rival City. No fim das contas, Denis Law não precisou conviver com o peso de ser o carrasco de seu querido Manchester United.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.