quarta-feira, 19 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 19 de julho



1908: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara, em Laranjeiras, o Fluminense venceu o America por 2 a 1. Os gols tricolores no jogo foram de Buchan e Emile Etchegaray, com Lucas Assumpção marcando para o America (para algumas fontes, o primeiro gol do Fluminense foi de Edwin Cox). Este foi o primeiro duelo entre Fluminense e America - o começo de uma longa rivalidade. No fim da temporada, o Fluminense conquistaria o terceiro Campeonato Carioca de sua história, com a campanha invicta de 7 vitórias e 2 empates.

1925: no Estádio de Laranjeiras, a Seleção Carioca estreou no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais com uma vitória por 6 a 0 sobre a Seleção do Espírito Santo. Com cinco tricolores no time, os cariocas jogaram com a seguinte formação: Haroldo (Fluminense); Pennaforte (Flamengo) e Hélcio (Flamengo); Nesi (São Cristóvão), Floriano (Fluminense) e Fortes (Fluminense); Leite (Botafogo), Candiota (Flamengo), Nilo (Fluminense), Lagarto (Fluminense) e Moderato (Flamengo). Os gols da Seleção Carioca foram, na ordem, de Fortes, Candiota e Nilo no primeiro tempo, e Candiota, Nilo e Fortes na etapa complementar. Esta Seleção Carioca, maldosamente apelidada pela imprensa paulista de "Combinado Fla-Flu", viria a ser campeã brasileira nas semanas seguintes.

1936: em jogo do Torneio Aberto, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do America (empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, e vitória por 2 a 0 na prorrogação). Os gols tricolores foram de Hércules (dois no tempo regulamentar), Sobral (aos 6 minutos do tempo extra) e Russo (aos 9 minutos do tempo extra). Com o resultado, o Fluminense se classificou para o turno final da competição.

1952: na sequência da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes, aconteceram mais duas partidas entre clubes estrangeiros. No Maracanã, o Sporting de Portugal ganhou por 2 a 1 do Grasshopper-Club, da Suíça. No Pacaembu, o Libertad, do Paraguai, venceu o Saarbrücken, da Alemanha, por 4 a 1. No dia seguinte, o Corinthians jogaria com o Áustria Viena, no Pacaembu; e o Fluminense enfrentaria o Peñarol, do Uruguai, no Maracanã, em partida cercada de grande expectativa.

1959: na sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o America por 1 a 0, no Maracanã, gol de Escurinho, aos 38 minutos do segundo tempo. Este foi o 16º dos 20 triunfos consecutivos daquele time: a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista completa de resultados aqui). Começou neste jogo a campanha que terminaria com a conquista do título pelo Tricolor.

1964: em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Madureira, na rua Conselheiro Galvão. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Amoroso e Nonô. Com três vitórias, o Fluminense iniciava sua jornada rumo a mais um título.

1973: em jogo dramático, válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Olaria por 2 a 1. Os gols tricolores na partida foram marcados por Lula e Silveira (cobrando pênalti, aos 44 do segundo tempo). Após três empates, foi a primeira vitória do Fluminense depois da viagem à África. Aquela campanha culminaria na conquista do Campeonato Carioca, semanas depois.

1975: na sequência da campanha do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Madureira por 3 a 1. Os gols do triunfo tricolor foram de Manfrini (2, um de pênalti) e Gil. O Tricolor terminaria campeão em agosto, após triangular com Vasco e Botafogo.

1989: na sequência da viagem pela Europa, o Fluminense ganhou por 6 a 0 do Combinado de Markdorf, na Alemanha Ocidental, gols de Alexandre Torres, Hélio (2), Édson Mariano, Marcelo Henrique e Rinaldo.

2000: em amistoso para a comemoração do centenário do Sport Club Rio Grande, no Colosso do Trevo, em Rio Grande, o Fluminense derrotou o adversário por 1 a 0, com gol do lateral-direito Flávio, aos 29 do primeiro tempo. Dentre os clubes brasileiros fundados para a prática do futebol que ainda militam no esporte, o Sport Club Rio Grande é o mais antigo, tendo sido fundado em 19/07/1900. A Ponte Preta é a segunda, fundada em 11/08/1900, e o Fluminense é o terceiro, fundado em 21/07/1902.

2008: em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Figueirense por 1 a 0, com um gol salvador do meia-atacante Thiago Neves, aos 40 minutos do segundo tempo.

2012: em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Bahia, com gols de Fred (dois, ambos de pênalti), Thiago Neves e Wallace. Após 10 rodadas, o Fluminense era o único invicto da competição: somava 22 pontos ganhos na tabela de classificação, com 6 vitórias e 4 empates. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.

****

Aniversariantes do dia:

Armando Albano (1909), jogador de basquete do Fluminense na década de 1930. Como atleta do Fluminense, foi convocado diversas vezes para a Seleção Brasileira, tendo disputado os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, e conquistado o Campeonato Sul-Americano do Rio de Janeiro, em 1939. Já como atleta do Botafogo Football Club, sofreu um infarto em quadra no dia 11/06/1942, durante uma partida contra o Club de Regatas Botafogo - e sua morte trágica foi o pretexto para a fusão dos dois Botafogos.

Maria Aparecida Rondino, a Cidinha (1949), jogadora de vôlei, bicampeã carioca com o Fluminense em 1967 e 1968.

Leila Bataglia (1951), jogadora de vôlei, bicampeã carioca com o Fluminense em 1967 e 1968.

José Agostinho Souza Filho, o Careca (1962), zagueiro com 15 atuações pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1982 e 1983.

Marcos Vianna Rocha, o Vianna (1971), volante com curta passagem pelo Fluminense, na temporada de 1998, tendo atuado em 4 partidas.

Mateus Norton Gomes Chaves (1996), meio-campista formado pelo Fluminense, que integra atualmente o elenco profissional do clube, já tendo disputado 4 partidas, todas na temporada de 2017.

PCFilho

3 comentários:

  1. Uma lástima o declínio de América e Bangu. Esse futebol globalizado financeiramente é bastante excludente. Quase que nosso amado Tricolor seguiu o mesmo caminho, mas a própria história e a força da torcida manteve o Fluminense em um patamar elevado. No fim dos anos 90, havia quem defendesse que no Rio deveriam ter somente dois clubes grandes: o Flamengo com sua imensa torcida forjada pelas Organizações Globo e o Vasco que tinha um time caro na época e muita força nos bastidores, com as falcatruas do Eurico Miranda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos primórdios, o America competiu em pé de igualdade com Fluminense, Botafogo e Flamengo (e depois o Vasco). Foi campeão em 1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935... estava estabelecido como uma das grandes forças do futebol carioca (e portanto brasileiro).

      Seu declínio - depois de 1935 só voltaria a ser campeão uma vez, em 1960 - deve servir de alerta, de que no esporte nenhuma condição é eterna. É sempre preciso trabalhar para manter-se em um patamar elevado de competitividade.

      Excluir
    2. O Bangu também foi muito importante nos primórdios, ajudando a popularizar o futebol no subúrbio, embora tenha tido menos sucesso esportivo (foi campeão somente em 1933 e 1966).

      Ainda montou um bom time na década de 1980, alcançando os vice-campeonatos brasileiro e carioca em 1985. Porém, posteriormente declinou vertiginosamente.

      Uma pena mesmo.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.