domingo, 23 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 23 de julho


1905: em amistoso no campo da rua Guanabara, em Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 10 a 0 do Football & Athletic, gols de Adolpho Simonsen, Horácio da Costa Santos (2), Edwin Cox (3), Emile Etchegaray e Félix Frias (3). Foi a maior goleada da história do Fluminense até aquela data, superando os 8 a 0 da primeira partida (contra o Rio Football Club, em 19/10/1902).

1915: foi inaugurada a terceira sede do Fluminense, com baile no rinque de patinação. Ali foi entoado o primeiro Hino do Fluminense, com letra composta por Paulo Coelho Netto, sobre a melodia da canção inglesa "It's a long, long way to tipperary", de H. Williams (escutem aqui):

O Fluminense é um crisol
Onde apuramos a energia
Ao pleno ar, ao claro sol
Lutando em justas de alegria
O nosso esforço se congraça
Em torno do ideal viril
De avigorar a nova raça
Do nosso Brasil!

Corrige o corpo como artista
Vida imprime à estátua augusta
Faz da argila uma robusta
Peça de aço onde a alma assista
Na arena como na vida
Do forte é sempre a vitória
Do estádio foi que a Grécia acometida
Irrompeu para a glória

Ninguém no clube se pertence
A glória aqui não é pessoal
Quem vence em campo é o Fluminense
Que é, como a Pátria, um ser ideal
Assim nas justas se congraça
Em torno dum ideal viril
A gente moça, a nova raça
Do nosso Brasil!

Adestra a força e doma o impulso
Triunfa, mas sem alardo
O herói é bravo mas galhardo
Tão forte d’alma que de pulso
A força esplende em saúde
E abre o peito à bondade
A força é a expressão viva da virtude
E garbo da mocidade

1952: na primeira partida da semifinal da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes, o Fluminense derrotou o Áustria Viena por 1 a 0, diante de 34.180 pessoas no Maracanã. O gol do jogo foi marcado pelo craque Didi, aos 30 minutos do segundo tempo, em espetacular cobrança de falta da meia-lua, no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro Paul Schweda, que estava adiantado e nada pôde fazer. (Há os que defendem que este foi o primeiro gol de folha-seca, o chute de curva que consagraria Didi nos anos seguintes.) Antes do jogo, os clubes fizeram uma homenagem a Adhemar Ferreira da Silva, esticando no campo uma fita de 16 metros e 22 centímetros - a distância que o brasileiro havia saltado nos Jogos Olímpicos de Helsinki, garantindo a medalha de ouro no salto triplo. O golaço de Didi garantiu ao Fluminense a vantagem do empate no segundo jogo, no dia 27.

1964: em um dia sem jogo do Fluminense, Portuguesa da Ilha e Vasco se enfrentaram no Estádio de Laranjeiras pelo Campeonato Carioca e, para surpresa geral, a Portuguesa, treinada pelo lendário Gentil Cardoso, venceu por 2 a 1. Dias antes, Gentil afirmara que o jogo poderia "dar zebra", isto é, um resultado inesperado, numa alusão ao jogo do bicho (em que a zebra não existe). Ao fim da partida, ele declarou: "Eu não disse que ia dar zebra? Que vai dar muita zebra ainda neste campeonato? Pois é. Acharam graça, zombaram , achando que era vigarice do Preto Velho, que o Preto Velho estava era enrolando, fazendo graça. Agora aguentem!". Nasciam ali uma das expressões mais curiosas do "futebolês" brasileiro e o novo mascote do clube insular (uma zebra listrada em verde e vermelho). Cinco anos mais tarde, a Portuguesa aprontaria uma zebra ainda maior, vencendo o poderoso Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu.

1972: na decisão do segundo turno do Campeonato Carioca, perante 101.893 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Flamengo, gol de Jair Pereira, aos quatro minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Fluminense foi o campeão do segundo turno, conquistou a Taça Fadel Fadel e se classificou para a fase final da competição.

1975: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha por 1 a 0, gol de Kléber, aos 37 minutos do segundo tempo (com a Máquina Tricolor, não havia zebra que se criasse). Em agosto, o timaço de Francisco Horta conquistaria o título, no triangular com Vasco e Botafogo.

1977: em partida válida pelo Campeonato Carioca, em Moça Bonita, o Fluminense goleou o Madureira por 6 a 0, gols de Marinho Chagas (de pênalti), Kléber, Geraldão (2), Rubens Galaxe e Zezé.

1985: na estreia na Copa Libertadores, diante de 36.387 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Vasco. Os gols tricolores foram de Romerito (dois, ambos de cabeça) e Leomir (de pênalti). Posteriormente, o Fluminense ganharia os pontos desse jogo, porque o Vasco escalou um jogador irregular.

1987: em jogo do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 0, com dois gols de Washington. O segundo gol foi espetacular: o centroavante tricolor driblou os zagueiros Donato e Moroni, e fintou o goleiro Acácio duas vezes antes de rolar para as redes.

1989: em mais um amistoso na Alemanha Ocidental, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do VfL Bad Ems, gol de Hélio. Foi a quarta vitória em quatro partidas no país europeu.

1992: em jogo da Copa Rio de Janeiro, o Fluminense venceu o Americano por 3 a 0, gols de Wagner (2) e Moresche, no Estádio Luso-Brasileiro.

2010: o treinador do Fluminense Muricy Ramalho recebeu proposta da Confederação Brasileira de Futebol para treinar a Seleção Brasileira, e a recusou, preferindo continuar no Fluminense - que liderava e viria a conquistar o Campeonato Brasileiro daquele ano.

****

Aniversariante do dia:

Hugo Alves Velame (1974), cabeça-de-área com 2 gols marcados em 19 partidas pelo Fluminense, todas na temporada de 1996.

PCFilho

Um comentário:

  1. Esse golaço do Washington em 1987 foi sensacional mesmo! Me imagino na arquibancada, gritando pra ele chutar, e ele em vez disso pedindo calma, que ele precisava driblar o Acácio de novo. hahaha!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.