quinta-feira, 27 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 27 de julho


1919: no campo da rua Figueira de Melo, pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o São Cristóvão, com dois gols de Braz de Oliveira. Este foi o primeiro (e seria o único) tropeço na espetacular campanha do tricampeonato.

1922: em partida do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no campo da rua Paysandu, a Seleção Carioca, com quatro titulares tricolores, derrotou a Seleção Fluminense por 2 a 0, com dois gols de Nilo Murtinho Braga (que ainda não jogava pelo Tricolor). A Seleção Carioca jogou assim: Haroldo (Botafogo); Palamone (Botafogo) e Chico Netto (Fluminense); Laís (Fluminense), Oswaldinho (America) e Fortes (Fluminense); Leite (Botafogo), Zezé (Fluminense), Nilo (S. C. Brasil), Junqueira (Flamengo) e Antenor (Bangu). (Observação: a Seleção Carioca era a da cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal; a Seleção Fluminense era a do estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói.)

1937: em partida válida pelo Torneio Aberto, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 1. Os gols tricolores foram de Sandro e Hércules (3, um de pênalti). A competição seria abandonada pelos clubes dias depois.

1941: em jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, na Gávea, o Fluminense perdeu para o Flamengo por 4 a 1, com Pedro Amorim marcando o gol de honra tricolor. Foi só um tropeço daquele timaço do Fluminense, que terminaria campeão carioca com uma campanha espetacular, de 22 vitórias em 28 jogos, e o melhor ataque da história da competição (106 gols-pró). Ainda haveria mais dois Fla-Flus naquele Campeonato, e quem ri por último, ri melhor...

1952: na segunda partida da semifinal da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes, o Fluminense venceu o Áustria Viena por 5 a 2, diante de 45.623 pessoas no Maracanã. Telê abriu o placar aos 6 minutos, mas o quadro austríaco empatou com Ernst Stojaspal aos 15 e virou com Rudolf Pichler aos 20. Orlando Pingo de Ouro empatou aos 31 e virou aos 41. No segundo tempo, Quincas ampliou aos 8, e Orlando Pingo de Ouro fechou o marcador aos 32 minutos. Com o resultado, o Fluminense se classificou para a decisão da competição, em que enfrentaria o Corinthians.

1969: perante 53.887 pagantes no Maracanã, em jogo da Taça Guanabara (competição à parte do Campeonato Carioca, já conquistado pelo Tricolor), o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Flamengo. Cláudio Garcia marcou o gol tricolor na partida. Apesar do tropeço, nas semanas seguintes o Fluminense terminaria campeão da Taça Guanabara.

1975: diante de 72.466 pagantes no Maracanã, em jogo do terceiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu para o Vasco por 2 a 1. O lateral-esquerdo Marco Antônio marcou o gol da Máquina Tricolor, que já estava classificada para a fase final, na qual se sagraria campeã estadual, com direito a goleada sobre o mesmo Vasco (confiram aqui, nas efemérides de agosto).

1976: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Raulino de Oliveira, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Volta Redonda. Os gols tricolores foram de Doval (3) e Gil. A Máquina Tricolor seguia a pleno vapor, rumo ao bicampeonato.

1991: o Fluminense obteve a terceira vitória consecutiva no giro pela Europa: 4 a 2 sobre o Duisburg, da Alemanha, no Wedaustadion, em Duisburg. Os gols tricolores foram de Sandro, Ézio, Bobô e Renato Carioca.

2014: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Atlético Paranaense por 3 a 0, com portões fechados na Arena da Baixada. Os gols da vitória tricolor foram de Jean, CíceroDarío Conca (de pênalti).

2016: na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Ypiranga, no Colosso da Lagoa, em Erechim, e se classificou à etapa seguinte da competição. Os gols da vitória tricolor foram de Cícero e Magno Alves, ambos no segundo tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Francisco Souza dos Santos, o Chiquinho (1989), meio-campista e lateral-esquerdo com 2 gols marcados em 47 jogos pelo Fluminense, na temporada de 2014.

Matheus Mascarenhas dos Santos Raimundo, o Mascarenhas (1998), lateral-esquerdo revelado pelo Fluminense, promovido ao elenco profissional em 2017.

PCFilho

Um comentário:

  1. Acrescentado um aniversariante do dia:

    Matheus Mascarenhas dos Santos Raimundo, o Mascarenhas (1998), lateral-esquerdo revelado pelo Fluminense, promovido ao elenco profissional em 2017.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.