terça-feira, 31 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 31 de outubro


1926: na semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca ganhou por 5 a 0 da Seleção Paraense, gols de Nonô (três), Russinho e Oswaldinho. O escrete do Distrito Federal jogou com a seguinte escalação: Amado [Flamengo]; Pennaforte [Flamengo] e Hélcio [Flamengo]; Nascimento [Fluminense], Floriano [Fluminense] e Nesi [Vasco]; Paschoal [Vasco], Oswaldinho [America], Nonô [Flamengo], Russinho [Vasco] e Moderato [Flamengo]. A decisão seria entre as Seleções Carioca e Paulista, novamente no Estádio do Fluminense (vide 7 de novembro).

1942: em amistoso interestadual, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o São Paulo por 3 a 1. Bioró, Carreiro e o estreante Anito marcaram os gols da vitória tricolor.

1957: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, gols de Léo Briglia (dois) e Jair Francisco.

1976: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 1, perante 33.171 presentes (26.215 pagantes) no Estádio Olímpico de Porto Alegre. Paulo Cezar Caju e Gil marcaram os dois gols do Fluminense, e Luís Carlos descontou para os anfitriões. A Máquina Tricolor caminhava para se classificar à semifinal da competição.

1982: em partida disputada no Maracanã, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, graças ao gol salvador do centroavante Amauri, aos 45 minutos do segundo tempo.

1991: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do América de Três Rios, no Estádio de Laranjeiras. Os gols tricolores foram de Ézio (aos 17 do primeiro tempo), Edvaldo (aos 21 do segundo tempo) e Renato Carioca (aos 35 da etapa final).

2002: o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 1, diante de 29.279 presentes no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Os gols saíram no segundo tempo: aos 21, César abriu a contagem para os tricolores, de cabeça; aos 24, Valdir empatou para o Vasco; aos 40, Beto marcou o gol da vitória do Fluminense, em cobrança de falta ensaiada com Yan. O Fluminense atuava com um a menos, porque Fabinho fora expulso logo após o gol do Vasco. Com o resultado, o Tricolor entrou na zona de classificação para as quartas-de-final. O pontapé inicial do jogo foi dado por Rivellino, ídolo do Fluminense, cujo gol mais bonito foi anotado justamente contra o Vasco (vide 1º de junho).

2007: no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o Fluminense venceu o Figueirense por 2 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória tricolor saíram apenas nos minutos finais do segundo tempo, através de Tartá (aos 41) e Léo Itaperuna (aos 47). O Orlando Scarpelli já havia sido o palco da grande alegria tricolor em 2007: a conquista da Copa do Brasil (vide 6 de junho).

****

Aniversariantes do dia:

Hélio Florêncio Nunes (1927), atacante que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1949.

Ademar Miranda Júnior, o Ademar Pantera (1941), atacante com 6 gols marcados em 28 jogos pelo Fluminense, entre maio de 1968 e fevereiro de 1969.

Antônio Rinaldo Gonçalves, o Rinaldo (1964), ponta-esquerda com 23 gols marcados em 61 jogos disputados pelo Fluminense, entre as temporadas de 1989 e 1990.

Alberto Carlos Félix da Silva, o Alberto (1966), meio-campista com 4 gols marcados em 41 partidas pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1986 e 1987, ano em que participou da conquista da Copa Kirin.

José Augusto dos Santos Gouveia, o Augusto (1969), zagueiro com 26 atuações pelo Fluminense entre os anos de 2002 e 2003.

Marcelo Mabília, o Mabília (1972), meio-campista que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1994.

Patrick Luan dos Santos, o Patrick (1998), atacante revelado pelo Fluminense, que estreou no time profissional na temporada de 2017, em jogo contra o Internacional, pela Copa da Primeira Liga, no qual chegou a marcar um gol, anulado pela arbitragem.
Patrick em seu jogo de estreia nos profissionais (foto: site do Fluminense FC).

PCFilho

Um comentário:

  1. 1982: em partida disputada no Maracanã, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, graças ao gol salvador do centroavante Amauri, aos 45 minutos do segundo tempo.

    Essa foi incrível. Paulo Victor pedia o fim do jogo, defendeu o escanteio, lançou o Amauri... e foi gol. :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.