sábado, 14 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 14 de abril


1918: estreando no Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Andarahy, em partida movimentada, no campo do adversário, na rua Prefeito Serzedelo Correia (o mesmo local em que a conquista de 1917 fora confirmada - vide 30 de dezembro). Os gols tricolores foram de Machado (dois), Zezé e Welfare, e os do time anfitrião de Anacleto, Décio (de pênalti) e Waldemar. Era o início da vitoriosa campanha que consagraria o Fluminense como bicampeão do Rio de Janeiro.

1931: em amistoso internacional disputado com numerosa assistência no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o time do porta-aviões inglês HMS Eagle por 5 a 2, após estar perdendo por 1 a 0 e por 2 a 1, graças aos gols de Demósthenes, Waldemar (três) e Fernando Giudicelli (de pênalti). O time do HMS Eagle, campeão das esquadras inglesas, empatara em 2 a 2 com o Boca Juniors, quando o navio estava em Buenos Aires.
O porta-aviões inglês HMS Eagle em 1931, quando aportou no Rio de Janeiro.

1935: em sua segunda partida no Torneio Aberto, o Fluminense ganhou por 8 a 2 do Fluminense de Niterói, em Campos Sales, graças aos gols de Vicentino (dois), Sobral (três, um de pênalti), Russo (dois) e Pirica. O Fluminense seria o campeão do Torneio Aberto, iniciando uma sequência de conquistas que restabeleceria a hegemonia tricolor no futebol carioca, nos anos seguintes.

1940: o Fluminense sagrou-se campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro, disputado em seu Estádio de Laranjeiras. Na primeira rodada, houve empate em 0 a 0 com o Vasco, com o Fluminense se classificando no número de escanteios (2 a 0). Na semifinal, o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, gol do centroavante Mário Milani. Na decisão, houve empate em 0 a 0 com o São Cristóvão, no tempo normal e na prorrogação, com o Fluminense conquistando o título por ter obtido um escanteio no tempo extra. O Torneio Início foi somente o primeiro título tricolor na temporada, em que o Fluminense também conquistaria o Campeonato Carioca.

1946: em amistoso disputado no Estádio da rua Barão Geraldo de Resende, em Campinas, o Fluminense ganhou por 6 a 3 do Guarani. Os gols tricolores foram de Simões, Pinhegas, Geraldino, Juvenal, Orlando Pingo de Ouro e Pascoal. O Fluminense começava um ano vitorioso, em que voltaria a conquistar o Campeonato Carioca.

1955: em sua estreia no Torneio Rio-São Paulo, diante de 38.551 presentes (31.260 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo, então bicampeão carioca, por 3 a 1, de virada. Os rubro-negros abriram o placar com Henrique (aos 20 do primeiro tempo), mas os tricolores reagiram com gols de Waldo (aos 37), Róbson (aos 23 do segundo tempo) e Escurinho (aos 35). Esta foi a quarta partida seguida sem derrota no duelo com o Flamengo (duas vitórias e dois empates).

1956: em jogo amistoso disputado no Estádio Nacional do Peru, em Lima, o Fluminense goleou o Combinado Alianza-Universitário por 6 a 1, com cinco gols de Waldo e um de Converti.

1957: em partida amistosa, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Campos Atlético Associação, gols de Waldo (dois), Jair Francisco, Telê e Róbson.

1960: em sua penúltima partida no Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu o Santos por 4 a 2, diante de 43.149 pagantes no Maracanã. Os gols tricolores foram de Edmílson (de falta), Wilson Bauru, Escurinho e Getúlio (contra). Com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense estava na liderança da competição - três dias depois, venceria o Palmeiras para se sagrar campeão (vide 17 de abril).

1973: na sequência do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Bonsucesso, no Maracanã. Com três vitórias, três empates e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do Campeonato, em decisão contra o Flamengo (vide 22 de agosto).

1976: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Cristóvão. Os gols da vitória da Máquina Tricolor foram de Carlos Alberto Torres (de pênalti) e Rivellino (de falta). Com cinco vitórias, um empate e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro, em decisão contra o Vasco (vide 3 de outubro).

1985: o Fluminense se despediu do Campeonato Brasileiro com vitória: 2 a 1 sobre o Bahia, perante 31.184 pagantes no Maracanã. Os dois gols tricolores foram do centroavante Washington. Mesmo tendo campanha geral melhor que a do Coritiba (7 vitórias, 7 empates e 6 derrotas), o Fluminense não se classificou para a fase seguinte, por obra de um regulamento esdrúxulo. A glória tricolor naquela temporada seria o tricampeonato Carioca, no segundo semestre.

1988: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o America por 2 a 0, gols de João Santos e Washington.

2002: na última rodada da primeira fase do Torneio Rio-São Paulo, no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o São Caetano, no confronto direto pela vaga na semifinal. O gol tricolor no jogo foi de Magno Alves. Com 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, o Tricolor foi o melhor time do Rio de Janeiro na competição, mas terminou em quinto lugar, perdendo a vaga na fase semifinal para o próprio São Caetano, no critério do número de vitórias.

2004: no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Grêmio. O centroavante Romário marcou os dois gols tricolores na partida. No jogo de volta, o Fluminense seria eliminado da competição, com uma derrota por 4 a 1 em Porto Alegre.

2010: na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Fluminense ganhou por 1 a 0 da Portuguesa, no Canindé, em São Paulo, graças ao gol do centroavante Fred. O jogo de volta do confronto seria na semana seguinte, no Maracanã (vide 22 de abril).

****

Aniversariantes do dia:

Carlos Antônio dos Santos, o Carlos Antônio (1943), goleiro que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1963, sem chegar a atuar em jogo oficial no time titular.

Roberto de Oliveira Santos, o Roberto (1949), goleiro que atuou no Fluminense entre 1968 e 1975, tendo participado da conquista do Campeonato Carioca de 1975. Foi um dos atletas tricolores envolvidos no famoso "troca-troca" orquestrado pelo presidente Francisco Horta, transferindo-se em 1976 para o Flamengo.

PCFilho

7 comentários:

  1. O Torneio Início devia ser um barato! Imagino que esse dia 14 de abril de 1940 tenha sido um domingo memorável nas Laranjeiras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi um domingo, e foi memorável. :)

      Excluir
    2. Aquele timaço de Romeu Pellicciari não deixou escapar nada!

      Excluir
    3. 1935: Torneio Aberto
      1936: Campeonato Carioca
      1937: Bicampeonato Carioca
      1938: Torneio Municipal e Tricampeonato Carioca.
      1940: Torneio Início e Campeonato Carioca (e liderança do Torneio Rio-SP interrompido).
      1941: Torneio Início, Bicampeonato Carioca e Torneio Oscar Cox.

      :)

      Excluir
    4. Foi a maior hegemonia de um time na história do futebol carioca.

      Excluir
    5. O único outro time que chegou perto de tamanho domínio foi o Expresso do Vasco. Porém, faltou a eles um tri...

      Excluir
    6. Concordo. Em termos de distância para os concorrentes contemporâneos, esse supertime do Fluminense é o melhor da história do Rio de Janeiro.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.